Solenidade de lançamento celebra a memória, a ancestralidade e o legado da liderança religiosa no município.

O município de Caxias, no Maranhão, será palco de um momento de exaltação à cultura afro-religiosa e ao patrimônio imaterial da região. No dia 16 de setembro de 2026, às 19h, será realizado o lançamento do projeto “Memórias de Axé: A Ancestralidade, Serenidade e Resistência de Maria Madalena Carvalho”, dedicado a celebrar a vida e o legado de Mãe Maria Fininha.
A iniciativa é uma realização da Tenda Espírita de Umbanda Santa Bárbara, em conjunto com a Associação da Cultura Afro-Religiosa de Caxias (ACRAC) e o Ponto de Cultura Vida de Negro. O evento conta ainda com o apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Sistema Nacional de Cultura (SNC), do Instituto Educacional GraCocais e da Prefeitura de Caxias, via Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.
Valorização dos Saberes Ancestrais
A solenidade visa valorizar a trajetória de fé, sabedoria e acolhimento construída por Maria Madalena Carvalho, figura central no fortalecimento das tradições de matriz africana no município. Ao longo de sua caminhada, Mãe Maria Fininha desempenhou um papel fundamental na salvaguarda da memória coletiva e da identidade cultural local, tornando-se uma referência de serenidade e compromisso com a continuidade ancestral.
A programação do encontro incluirá um momento de recepção, acolhimento e confraternização para os convidados, destacando que “preservar a memória é manter viva a ancestralidade” e assegurando o repasse desse patrimônio histórico e espiritual para as próximas gerações.
Serviço do Evento
Evento: Lançamento do projeto “Memórias de Axé: Maria Madalena Carvalho – Mãe de Santo Maria Fininha”
Data: 16 de setembro de 2026
Horário: 19h
Local: Tenda Espírita de Umbanda Santa Bárbara e Ponto de Cultura Vida de Negro
Cidade: Caxias – MA
Com Informações: https://lestenews.com.br
Categoria: Notícias