O 1º Tribunal do Júri de São Luís condenou Maria Eduarda Marques a 21 anos, 11 meses e 26 dias de reclusão por tentar matar a própria mãe, Sandra Maria Marques, por envenenamento. Segundo a denúncia do Ministério Público, as tentativas ocorreram dentro do Hospital Geral da Vila Luizão, onde Sandra estava internada com diagnóstico de atrofia multissistêmica.
Após a condenação, o juiz Gilberto de Moura Lima determinou a expedição de mandado de prisão para o início imediato do cumprimento da pena. Durante a sessão de julgamento, na terça-feira (23), foram ouvidas oito testemunhas, e a ré foi interrogada.
Os jurados condenaram Maria Eduarda Marques por tentativa de feminicídio em contexto de violência familiar. O crime teve ainda qualificadoras pelo uso de veneno e pelo fato de a vítima não ter tido possibilidade de defesa. No caso, o enquadramento como feminicídio foi sustentado pelo Ministério Público por envolver violência familiar contra uma mulher.
Durante os debates no plenário do Tribunal do Júri, o promotor de justiça Agamenon Batista de Almeida Júnior pediu que fossem reconhecidas contra a acusada as agravantes de o crime ter sido cometido contra ascendente, no caso a própria mãe, e contra pessoa enferma, já que Sandra estava hospitalizada na época.
De acordo com os autos, Maria Eduarda estava como acompanhante da mãe e tentou, em duas ocasiões, convencer a equipe do hospital aplicasse medicamentos que teriam sido adulterados com “chumbinho”, nome popular de um pesticida usado clandestinamente no Brasil para matar ratos.
Os episódios teriam ocorrido nos dias 24 e 27 de abril de 2025, por volta das 19h e 9h, respectivamente.
A vítima não morreu porque profissionais de saúde desconfiaram dos frascos entregues pela filha e acionaram a direção do hospital e a polícia. Exames periciais confirmaram posteriormente a presença de substâncias tóxicas nos recipientes.
Após a condenação, o juiz Gilberto de Moura Lima determinou a expedição de mandado de prisão para o início imediato do cumprimento da pena. Durante a sessão de julgamento, na terça-feira (23), foram ouvidas oito testemunhas, e a ré foi interrogada.
Os jurados condenaram Maria Eduarda Marques por tentativa de feminicídio em contexto de violência familiar. O crime teve ainda qualificadoras pelo uso de veneno e pelo fato de a vítima não ter tido possibilidade de defesa. No caso, o enquadramento como feminicídio foi sustentado pelo Ministério Público por envolver violência familiar contra uma mulher.
Durante os debates no plenário do Tribunal do Júri, o promotor de justiça Agamenon Batista de Almeida Júnior pediu que fossem reconhecidas contra a acusada as agravantes de o crime ter sido cometido contra ascendente, no caso a própria mãe, e contra pessoa enferma, já que Sandra estava hospitalizada na época.
O suspeito, de 52 anos, havia dado entrada na unidade de saúde para a realização de exames pré-cirúrgicos quando foi localizado pela polícia.
Na tarde da última terça-feira (23 de junho), a Polícia Civil do Maranhão efetuou a prisão de um homem de 52 anos, identificado pelas iniciais V. S. S., no interior de um hospital localizado no município de Caxias. A ação foi realizada por meio de uma operação conjunta entre a Delegacia Regional de Caxias e a Delegacia de Parnarama.
De acordo com as autoridades policiais, o cumprimento do mandado de prisão decorre de uma ordem expedida pela Comarca de Parnarama, município onde o indivíduo figura como réu em um processo que apura o crime de violência doméstica.
Além disso, a Polícia Civil informou que V. S. S. também é alvo de um inquérito em andamento na delegacia daquela mesma cidade, no qual é investigado sob a acusação de estupro de vulnerável.
A captura ocorreu de forma pacífica no estabelecimento hospitalar, onde o investigado havia se internado no dia anterior com o objetivo de passar por exames pré-operatórios.
Após a detenção e a realização dos procedimentos legais cabíveis na delegacia, a custódia do homem foi transferida para a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Caxias, onde ele permanecerá detido e à disposição do Poder Judiciário.
Depois da bela vitória contra a Escócia por 3×0, que fez o Brasil terminar em primeiro no Grupo C, a Seleção Brasileira já sabe os dias e horários que irá jogar até uma eventual final em busca do sonho do hexacampeonato.
O primeiro jogo eliminatório será na segunda-feira, 29 de junho, às 14h. Caso avance, o Brasil jogará as oitavas de final no domingo, 5 de julho, às 17h. Nas quartas de final o jogo será no sábado, 11 de julho, às 18h. A eventual semifinal será na terça-feira, 15 de julho, às 16h e a grande final, que esperamos chegar, será no domingo, 19 de julho, às 16h.
Apesar de saber data e horário dos jogos das fases eliminatórias, o Brasil ainda precisará saber quais serão os próximos adversários na caminhada em busca do título que não vem a exatos 24 anos.
A ministra Estela Aranha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, em decisão liminar nesta segunda-feira (22), a remoção de vídeo e imagens veiculados por diversos perfis em redes sociais que associam o pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro à operação da Polícia Federal denominada “Unha e Carne”. As postagens também vinculam o político ao crime organizado e a facções criminosas, em especial o Comando Vermelho.
A decisão foi dada na análise de representação eleitoral apresentada pelo Diretório Nacional do Partido Liberal (PL) contra Gleisi Helena Hoffmann, Lindbergh Farias, Guilherme Castro Boulos e Rogério Correia, bem como contra os responsáveis pelos perfis “PT na Câmara”, “Lula conta comigo”, “Brasil pra Frente”, “Anti Bolsonaro Real” e “Lázaro Rosa”, além de Aurilene Monteiro, empresária individual conhecida como “Gata Canhota”, apontada como responsável por perfil de pessoa jurídica em rede social.
No caso, o PL sustenta que o conteúdo publicado foi amplamente difundido em múltiplas plataformas digitais, alcançando elevado número de visualizações, compartilhamentos e interações, inclusive por perfis de grande alcance. Segundo o partido, as postagens teriam o objetivo de construir uma suposta “teia” criminosa, posicionando a imagem do pré-candidato no centro de investigações alheias, com potencial de induzir o eleitorado a erro.
Para a relatora, o conteúdo divulgado extrapola os limites da crítica política admissível, já que as publicações não se restringem à manifestação de opinião ou ao debate público sobre posições políticas. Segundo a ministra, as publicações constroem narrativa que associa o pré-candidato a organizações criminosas, inclusive o Comando Vermelho, sem indicação de qualquer dado concreto, investigação formal ou imputação jurídica que o vincule à operação policial.
De acordo com Estela Aranha, a jurisprudência do TSE é firme no sentido de que a liberdade de expressão no debate político não autoriza a divulgação de imputações graves sem comprovação mínima, sob pena de violação à honra e de comprometimento da normalidade e legitimidade do processo eleitoral.
“A imputação genérica de vínculos com o crime organizado, quando não amparada em dados concretos, caracteriza conteúdo gravemente desinformativo e ofensivo, apto a configurar propaganda eleitoral antecipada negativa”, destacou.
Denise da Silva dos Anjos, apontada como responsável pela avó, foi levada à Delegacia Especial da Mulher. A idosa foi atendida em uma UPA.
Idosa recebeu atendimento médico e psicológico. (Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa)
BALSAS – Uma idosa de 79 anos foi resgatada, nessa terça-feira (23), pela Polícia Militar após uma denúncia anônima apontar uma possível situação de abandono e maus-tratos em Balsas. A neta, apontada como responsável pelos cuidados da avó, foi presa.
A idosa foi encontrada debilitada dentro da própria casa e encaminhada para atendimento médico. Ela deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em estado grave de desnutrição. Segundo informações, ela recebeu medicação e segue sendo acompanhada por equipes médicas e psicológicas.
Polícia prende neta suspeita em caso de maus-tratos
A neta da idosa, Denise da Silva dos Anjos, foi levada para a Delegacia Especial da Mulher, onde prestou depoimento sobre o caso.
Outro caso: homem é preso suspeito de estuprar a própria mãe idosa em Balsas
De acordo com as investigações iniciais, a vítima possui histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC), condição que a enquadra como vulnerável perante a legislação penal.
Após ser conduzido à Delegacia Especial da Mulher, o investigado foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. Segundo a polícia, o homem foi encaminhado ao sistema prisional após a prisão.
Leia a nota da Polícia Civil do Maranhão na íntegra:
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que, nesta segunda-feira (22), uma equipe da Polícia Militar do Maranhão realizou a prisão de um homem investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável, ocorrido no bairro Nova Açucena, no município de Balsas.
De acordo com as informações apuradas, a vítima seria a própria mãe do investigado, uma idosa de 66 anos de idade, que possui histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O caso foi apresentado na Delegacia Especial da Mulher (DEM) de Balsas, onde o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável e, posteriormente, encaminhado para uma unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A vítima foi submetida aos cuidados médicos necessários e, em seguida, encaminhada para ficar sob os cuidados de familiares.
As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos.
Um estudo sobre a trajetória econômica do Maranhão entre 2007 e 2023 aponta que o desempenho do estado em 2023, primeiro ano completo da gestão do governador Carlos Brandão, superou a média anual de crescimento registrada durante o período em que o estado foi governado por Flávio Dino.
De acordo com o levantamento, intitulado “A Trajetória Econômica do Maranhão (2007–2023)”, o Maranhão registrou crescimento real de 3,6% em 2023, enquanto a média anual de crescimento observada entre 2015 e 2022, período correspondente à gestão de Flávio Dino, foi de 1,4%.
O estudo ressalta que os dois períodos foram marcados por cenários macroeconômicos distintos. No caso da administração de Flávio Dino, o documento destaca a ocorrência de dois dos maiores choques econômicos da história recente do país: a recessão de 2015 e 2016 e a pandemia da Covid-19 em 2020. Já em 2023, o ambiente econômico foi caracterizado pela desaceleração da inflação e pela estabilização do cenário pós-pandemia.
Segundo os dados apresentados, o resultado de 2023 ficou mais de duas vezes acima da média anual registrada durante os oito anos da gestão anterior. O relatório, entretanto, faz uma ressalva metodológica ao afirmar que comparações diretas entre governos exigem cautela, uma vez que o desempenho estadual está diretamente ligado às condições macroeconômicas nacionais enfrentadas em cada período.
O estudo também destaca que o Maranhão demonstrou capacidade de recuperação após os impactos da pandemia. Em 2021, o estado apresentou crescimento de 6,2%, acima das médias do Nordeste e do Brasil.
Já nos anos seguintes, registrou expansão de 3,4% em 2022 e de 3,6% em 2023, configurando um cenário de estabilização e retomada da atividade econômica.
Entre os fatores apontados pelo levantamento para a resiliência da economia maranhense estão a força do agronegócio, a consolidação da infraestrutura logística ligada ao Arco Norte e a ampliação do mercado consumidor interno.
O documento conclui que a trajetória econômica do Maranhão entre 2007 e 2023 permitiu ao estado ampliar sua escala produtiva, fortalecer as exportações e manter crescimento em diferentes ciclos econômicos. Dentro desse contexto, o resultado alcançado em 2023 aparece como o maior desempenho médio entre os períodos de governo analisados no estudo.
Uma declaração atribuída à deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) voltou a gerar repercussão nas redes sociais e provocou debates sobre identidade de gênero, s*xo biológico e o conceito de mulher.
A discussão tem origem em posicionamentos defendidos pela parlamentar durante sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, exibido em março de 2026. Na ocasião, Erika argumentou que características biológicas não devem ser os únicos fatores considerados para definir a identidade feminina.
“Uma mulher não é apenas a menstruação, não é apenas o útero, não é apenas a sua genitália. Uma mulher é mais do que isso”, declarou durante a entrevista.
A partir desse posicionamento, a Revista Oeste publicou, em sua seção de opinião e sátira política “#SanatórioGeral: Parece, mas não é”, a frase: “A mulher moderna não menstrua, não gesta e pode sim ter pênis”, atribuída à deputada como uma síntese crítica de sua linha de pensamento sobre o tema
A publicação rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, onde usuários passaram a discutir as declarações da parlamentar e questões relacionadas à identidade de gênero.
Erika Hilton é uma das principais vozes do PSOL em pautas ligadas aos direitos da população LGBTQIA+ e frequentemente participa de debates sobre diversidade, inclusão e reconhecimento de identidades de gênero.
O clima esquentou entre o ministro André Mendonça, do STF, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. De acordo com uma afirmação do ex-governador do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, o jurista não teria ficado satisfeito com uma determinação do alto escalão da PF de retirar policiais que atuaram na operação que cumpriu mandado de busca e apreensão contra o senador Jaques Wagner.
Segundo Garotinho, a medida teria sido interpretada como uma espécie de punição aos agentes que apenas cumpriram uma ordem judicial expedida pelo Supremo Tribunal Federal. A decisão, ainda de acordo com o ex-governador, causou forte reação nos bastidores.
Foto: Agência Brasil (Senador Jaques Wagner)
Garotinho afirma que Mendonça teria classificado a atitude como absurda e possivelmente ilegal, chegando a levantar a hipótese de que a conduta poderia configurar obstrução de Justiça. Essa avaliação, segundo ele, teria sido compartilhada pelo ministro com pessoas próximas.
É importante relembrar que o senador Jaques Wagner virou um dos alvos da 9ª fase da Operação Compliance Zero ocorrida no último dia 19. O político do PT-BA é considerado o líder do governo Lula no Senado e a PF apura um possível vínculo entre o entorno familiar do parlamentar, suas empresas e outros nomes ligados ao liquidado Banco Master.
Com o tema “São João É BÃO! Em Caxias É BÃO D+”, festividades começam nesta sexta-feira (26) no Parque da Cidade e reúnem grandes nomes nacionais, quadrilhas juninas e a tradição do reggae maranhense.
A Prefeitura de Caxias divulgou nesta segunda-feira (22), a programação do “São João É BÃO! Em Caxias É BÃO D+”, que começa nesta sexta-feira (26). Muitas atrações locais, regionais e de renome nacional vão passar pelo Parque da Cidade.
A programação começa a partir das 18h30 e segue até depois da meia noite, com muitas atrações: Juninas, Forró Pé de Serra, atrações culturais, concurso de Juninas Caipiras, além da apresentação dos artistas no palco de atrações.
Dentre as atrações esperadas estão: Leonardo, Washinton Brasileiro, Heitor Costa, dentre outras atrações.
A festa é uma realização da Prefeitura de Caxias, com apoio do Governo do Maranhão e Governo Federal. A programação oficial segue até 1º de julho, sempre no Parque da Cidade. O tema deste ano celebra a cultura popular maranhense com destaque para as quadrilhas, bumba meu boi e o reggae, ritmo forte na região.
Confira a programação completa, começando pelo dia 26/06:
VILA JUNINA – 18h30
Os Veteranos;
Tribo Maculelê;
Os Tropikais.
CASA DO REGGAE • 19h
Castelo do Vinil;
DJ Josy Teles.
TABLADO – 19h
Dança Flor do Sertão;
Dança do Lili;
Junina Sai de Baixo;
Boi Encanto de Caxias.
PALCO – 22h
Leonardo;
Silsil e Banda; e
Henry Dantas.
Confira a programação de sábado (27):
TABLADO • 18h30
Festival de Quadrilhas Caipiras;
Reisado Encanto da Terra;
Junina Mirim Cycwpyra;
Boi Brilho da Alegria.
VILA JUNINA • 19h
Trio Maranhense;
Capoeira Cordão de Ouro;
Forrozão Art Music.
CASA DO REGGAE • 19h
DJ Zezinho Pedra;
DJ Xavier Roots
PALCO • 22h30
Aryelle Rodrigues;
Rayane Passos;
Ykaro na Medida.
Confira a programação de domingo (28):
VILA JUNINA • 18h30
Elane Amorim;
Lenny Becky.
CASA DO REGGAE • 19h
Toddy Roots;
Emerson Muralha.
TABLADO • 18h30
Festival de Quadrilhas Caipiras;
Lili e Sua Cultura;
Boi Mimo da Fazenda;
Junina Brilho do Sertão;
Boi Canário Verde.
PALCO • 22h30
Encontro de Som Automotivo;
CH Cantor;
Wellington Oliveira.
Na segunda-feira (29), a programação segue animada:
VILA JUNINA • 18h30
Marcellyn Cantor;
Maculelê Show;
Forró Adoro.
CASA DO REGGAE • 19h
Selecta Guilherme Fraga;
Tambô Recordation Vinil.
TABLADO • 19h
Festival de Quadrilhas Caipiras;
Carimbó Flor do Mar;
Cacuriá Rebola e Dança;
Junina Beija-Flor dos Cocais;
Boi Brilho da Alegria.
PALCO • 22h30
Badyo Skema 10;
Washington Brasileiro;
Vitor Amaral.
Na programação de terça-feira (30), tem junina, Carimbó e muita música: