Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Pressão de Lula e do PT sobre Jaques Wagner cresce: É ele o “laranja” da vez…

O objetivo do PT é livrar a cara de Lula, exatamente como aconteceu há 22 anos, quando José Dirceu assumiu a ‘bronca’ do mensalão. Desta feita, o ‘laranja’ da vez terá que ser Jaques Wagner. Essa é a pressão.

 

Nesse sentido, Igor Gadelha disse o seguinte no site Metrópoles:

 

 

“Dias após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) no âmbito do caso Master, Jaques Wagner (PT-BA) tenta ajustar a narrativa para decidir se deixa ou não o posto de líder do governo Lula no Senado.

 

 

 

Segundo aliados de Wagner, o objetivo é ajustar o discurso para que a eventual saída do senador da liderança do governo não seja vinculada apenas ao contexto da operação da PF no caso Master.

 

 

Em outras palavras, Wagner não quer que sua saída da liderança do governo seja vista apenas como um pré-julgamento por ter sido alvo da PF em um inquérito no qual o parlamentar nem sequer é réu.

 

 

 

Em entrevista à BandNews na quinta-feira (18/6), mesmo dia em que foi alvo da PF, Wagner rejeitou deixar a liderança. Segundo ele, o presidente Lula não teria feito qualquer pedido nesse sentido.

 

 

 

No Palácio do Planalto, contudo, ministros e assessores esperam que Wagner tome a iniciativa e deixe o posto de líder do governo, para não contaminar a campanha de Lula à reeleição.”

Jornal da Cidade Online

Cubanos sufocados pela fome, miséria e ditadura fogem em massa para o Brasil

Sufocados pela fome, miséria e pela ditadura perversa na ilha, milhares de cidadãos desafiam fronteiras e inflam demanda por asilo em território brasileiro. O Brasil registrou um aumento expressivo no número de cidadãos cubanos que buscam refúgio no país, consolidando a ilha liderada pelo regime comunista como a principal emissora de novos solicitantes de asilo. Os dados oficiais apontam para uma fuga em massa decorrente da deterioração absoluta das condições de vida em Cuba, marcada por escassez severa de alimentos, apagões diários e ausência de liberdades individuais básicas. Diferente de fluxos migratórios anteriores, que eram compostos majoritariamente por profissionais do programa “Mais Médicos” ou acordos bilaterais, a atual onda migratória é caracterizada por cidadãos comuns que utilizam rotas terrestres complexas e clandestinas pela América Latina para cruzar as fronteiras brasileiras, especialmente pela Região Norte.

 

 

 

O perfil dos solicitantes reflete o desespero de uma população que tenta escapar do sufocamento econômico imposto pelo modelo estatal centralizado de Havana. O fluxo contínuo satura os postos de atendimento da Polícia Federal e os sistemas de assistência social das cidades fronteiriças. O crescimento das demandas de refúgio por parte de cubanos coloca em evidência o impacto direto da crise interna de uma ditadura aliada histórica de partidos de esquerda brasileiros sobre a infraestrutura de segurança e acolhimento do Brasil.

 

 

 

Enquanto o regime de Cuba endurece o controle interno, o território brasileiro absorve o custo social e econômico dessa debandada populacional. Estatísticas do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) detalham que os cubanos agora superam nacionalidades que historicamente lideravam esses índices, como venezuelanos e haitianos, no volume de novas petições. A permanência dessas pessoas no Brasil ocorre sob o amparo de protocolos temporários de refúgio, que garantem documentação de trabalho enquanto os processos tramitam nos órgãos federais, gerando novos desafios para o mercado de trabalho e para a gestão de fronteiras no país.

Com Informações: Blog do Aldir Dantas – Um blog de opnião/via Diário do Poder

CAXIAS VAI TREMER: Gentil Neto confirma Leonardo e promete o maior São João da história do Maranhão

Princesa do Sertão entra no circuito dos grandes festejos do Nordeste com show de 40 anos de carreira no dia 26 de junho

                                           foto: (reprodução)

 

 

Pode anotar: dia 26 de junho Caxias vai parar. O prefeito Gentil Neto bateu o martelo e confirmou o que a cidade inteira queria ouvir: Leonardo é a grande atração nacional do São João 2026.

 

 

 

Não é exagero. É Caxias entrando de vez no mapa dos maiores São Joãos do Brasil.

 

O peso do anúncio

 

 

 

 

Quando Gentil Neto traz Leonardo, ele não está só contratando um show. Está dizendo que Caxias joga na primeira divisão da cultura nordestina.

 

 

 

Leonardo são 40 anos de estrada, voz que marcou o Brasil e hits que atravessam geração. “Pense em Mim”, “Não Aprendi Dizer Adeus”, “Entre Tapas e Beijos”. É música que não envelhece. É show que pai leva filho, que avó canta com neto.

 

 

Agenda de shows do Leonardo para 2023

foto: (reprodução)

 

 

E agora vai ser em Caxias. Na Cidade Junina. Com a força da gestão Gentil Neto por trás.

 

 

 

 

Mais que festa: economia girando

 

 

 

 

A conta é simples e Gentil Neto sabe fazer:

 

 

 

1. Turismo bomba: Gente de Teresina, Timon, Coelho Neto, Matões, São João do Soter, Codó, Presidente Dutra e Aldeias Altas já arrumando as malas.

 

 

 

2. Comércio respira: Hotel, restaurante, ambulante, costureira, motorista de app. Todo mundo ganha.

 

 

 

3. Artista local valorizado: O palco nacional do Leonardo ilumina também as quadrilhas, o bumba-meu-boi e os cantores da terra.

 

 

 

O São João de Caxias vira motor de emprego e renda. É cultura gerando dignidade.

 

 

 

Gentil Neto: São João é coisa séria

 

 

 

Ao confirmar Leonardo, o prefeito mostra a diferença entre fazer festa e fazer política pública de cultura. É estrutura, segurança, organização e nome de peso pra colocar Caxias no calendário de quem gosta de São João de verdade.

 

 

 

A Cidade Junina vai ser pequena pra tanta gente. A expectativa é de recorde de público.

 

 

 

O convite tá feito

 

 

 

O quê: Show histórico de Leonardo no São João de Caxias 2026
Quando: 26 de junho de 2026
Onde: Cidade Junina – Caxias-MA
Realização: Prefeitura de Caxias, gestão Prefeito Gentil Neto

 

 

 

Então já sabe: separa a bota, o chapéu e o coração. Porque quando Leonardo cantar “Pense em Mim”, vai ser Caxias inteira cantando junto. E quando a poeira baixar, todo Maranhão vai estar falando do São João que Gentil Neto fez.

 

 

 

Caxias não vai fazer São João. Caxias vai fazer história.

 

VEJA O VÍDEO:

 

Por Blog Repasse Informativo

BASTIDORES DA COPA: Zico faz crítica a Neymar e afirma: “Se afastou do futebol”

Ídolo do brasileiro analisou fase do ‘camisa 10’ da Seleção

Zico e Neymar. Fotos: Reprodução/Record/Instagram/Montagem Área VIP

 

 

JUNTOS E MISTURADOS: Wagner era intermediário entre Vorcaro e Lula, diz relatório da PF

Grupo utilizava o senador para tentar ampliar influência no Planalto

DECISÃO HISTÓRICA: Espriella derrota extrema-esquerda e se elege presidente da Colômbia

Abelar de la Espriella, presidente eleito da Colômbia.

 

Direitista venceu com 12.901.860 de votos, 255 mil a mais que extremista

Conhecido pela leviandade, Gustavo Petro teve a ousadia de discursar no Central Park, em Nova York, exortando os militares norte-americanos a se rebelarem contra o presidente dos Estados Unidos , Donald Trump. O fato ocorreu no início da atual gestão do republicano. Esse tipo de apelo em geral é considerado crime em qualquer país, com a consequente prisão do criminoso, mas os EUA respeitam a liberdade de expressão, nem ao contrário das ditaduras de esquerda.

 

 

 

Petro tentou se vender como “anti-Trump” e passou a atribuir o favoritismo de Espriella à lorota de suposta interferência dos EUA no processo eleitoral. Seu governo é acusado de estar por trás de diversos crimes políticos, incluindo o assassinato do senador e pré-candidato à presidência da Miguel Uribe Turbay, que, aos 39 anos foi vítima de atentado a tiros ocorrido em junho de 2025, durante um comício político em Bogotá.

 

 

Veja o momento em que se consolidou a vitória de Espriella:

 

 

Com Informações: https://diariodopoder.com.br

Angelina Jolie diz sentir que seu tempo de vida ‘está se esgotando’

Atriz relembra histórico familiar e como mãe e avó morreram jovens

Angelina Jolie revela cicatrizes

Angelina Jolie revela cicatrizes Foto: @angelinajolie via Instagram

Angelina Jolie refletiu sobre saúde e como o histórico de sua família a faz preparar seus filhos para lidarem com a sua “ausência”. A atriz, cuja mãe e avó morreram de câncer, sente que “o tempo está se esgotando”.

foto: (reprodução)

 

Em entrevista à Variety a respeito do filme Vidas Entrelaçadas, a atriz comenta como uma cena causou-lhe reflexões sobre sua saúde. “É muito impactante perceber — como o [médico] diz no filme — que todos nós vamos morrer, que não estamos aqui para sempre”, disse.

 

 

 

“Acho que, por ter perdido minha mãe jovem e nunca ter conhecido minha avó, nunca vivi com a sensação de que teria uma vida longa”, continua. “Já passei da idade em que minha mãe foi diagnosticada. Talvez eu sofra por sentir que não consigo viver o momento presente, porque sinto que preciso me apressar e agir rápido, pois o tempo está se esgotando”.

 

 

 

A mãe de Angelina, a atriz Marcheline Bertrand, morreu aos 56 anos em 2007, em decorrência de um câncer de ovário. Ela lutou contra a doença por mais de sete anos.

 

 

 

Jolie também fez uma revelação acerca de como lida com a criação de seus filhos em meio a esse contexto: “Educo meus filhos quase que os preparando para a minha ausência, e não tanto para serem avós. É o que acontece quando você considera a morte como uma realidade”.

Com Informações: https://www.estadao.com.br

Análise: Laércio Bonfim expõe o cálculo de risco por trás da “aventura fatal” de Roberto Rocha

A declaração de Laércio Bonfim ao UQ Podcast não foi só crítica. Foi um diagnóstico cirúrgico do risco eleitoral que Roberto Rocha corre ao cogitar trocar o Senado pelo Governo do Maranhão em 2026.

 

Bonfim, ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, chama a manobra de “equívoco” e “aventura fatal” com base em três pilares:

 

Perda do capital político acumulado: Rocha já possui base consolidada e pesquisas internas favoráveis para a reeleição ao Senado. Abrir mão disso significa descartar anos de articulação por uma disputa majoritária com variáveis incontroláveis.

 

Custo de oportunidade: “Trocar o certo pelo duvidoso” resume o dilema. O Senado oferece alta probabilidade de vitória e 8 anos de mandato. O Palácio dos Leões tem fila maior, rejeição mais alta e exige palanque estadual robusto que Rocha ainda não tem.

 

Efeito dominó na direita: Para Bonfim, a direita maranhense cresce organicamente, mesmo sem palanque presidencial definido. Uma candidatura de Rocha ao Governo, vista como precipitada, fragmentaria o campo, queimaria um nome competitivo ao Senado e daria vantagem à situação.

 

 

Ao cobrar que Rocha “ouça a voz das ruas”, Laércio sinaliza que a base não referenda a mudança. É um recado público: a migração não tem lastro social, só ambição pessoal.

 

 

Roberto Rocha se pronuncia nesta sexta, 18. A decisão transcende o cargo. Se confirmar a “aventura”, assume três ônus imediatos: perde uma cadeira viável no Senado, racha a própria base e vira responsável por um eventual colapso da oposição em 2026. Se recuar, preserva o capital político, mas sai menor por ter cogitado o voo.

 

O xadrez está posto. E Laércio Bonfim já colocou Rocha em xeque.

 

 

Vamos aguardar os próximos passos…

 

 

Operação Marco Zero de apreensão de animais de grande porte é realizada em Caxias

O foco é o recolhimento de animais que circulam livremente em vias públicas. As ações flagradas estão sujeitas a multa.

 

Teve início nessa quarta-feira (17), a Operação Marco Zero de apreensão de animais de grande porte no município. As ações seguem o regulamento da nova Lei 2.859/2026 que organiza e regulamenta a retirada dos animais das vias públicas, medida que visa evitar acidentes de trânsito e e conscientizar os donos dos animais sobre a importância de mantê-los em locais apropriados.

 

 

 

As ações são realizadas pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Proteção Animal. O foco é o recolhimento de animais que circulam livremente em vias públicas. As ações flagradas estão sujeitas a multa.

 

 

 

Os trabalhos do recolhimento dos animais contam com o apoio órgão de segurança viária, Guarda Municipal e outras forças do município.

Por: https://lestenews.com.br

Mounjaro pode mudar a forma como o corpo utiliza energia, afirma estudo; entenda

Pesquisadores descobriram que o remédio ativa a chamada gordura marrom, tipo que produz calor e queima calorias

Mounjaro é uma das canetas emagrecedoras da classe do Ozempic

 

Por: O Globo — Rio de Janeiro

 

 

 

Os mecanismos por trás da perda de peso com a tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro, podem ir além da redução do apetite e envolver a ativação da chamada gordura marrom. É o que aponta um novo estudo conduzido por pesquisadores do Centro Médico Universitário de Liubliana, na Eslovênia, apresentado nesta semana no congresso anual da Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos, em Chicago.

 

foto: (reprodução)

 

O tecido adiposo (gordura) do corpo é dividido principalmente em dois tipos: branco e marrom. O branco é o mais comum, se distribui por todo o corpo, armazena energia e se acumula com o excesso de calorias, levando ao ganho de peso. Já o tecido adiposo marrom tem um comportamento contrário: ele é metabolicamente ativo e serve para produzir calor. Para isso, queima calorias.

 

 

 

Porém, enquanto a gordura branca responde pela maior parte do tecido adiposo do corpo humano, a marrom é presente em menores quantidades, restrita a áreas próximas ao pescoço e ao peito do adulto. Nos recém-nascidos, há uma quantidade maior, que mantém o bebê aquecido, mas ela diminui durante o crescimento.

 

 

 

No novo estudo, os pesquisadores decidiram investigar se o uso da tirzepatida poderia exercer alguma influência sobre a atividade da gordura marrom dos pacientes. Em fevereiro deste ano, cientistas da Universidade de Barcelona, na Espanha, publicaram na revista científica Biomedicine & Pharmacotherapy um estudo que destacou esse mecanismo após uma análise com camundongos.

Para avaliar isso entre humanos, os pesquisadores eslovenos conduziram um ensaio clínico randomizado com 34 mulheres com obesidade de em média 39,5 anos e um índice de massa corporal (IMC) de 36,9. Elas foram divididas aleatoriamente em dois grupos, um que recebeu o tratamento semanal com 8,8 mg do Mounjaro, e o outro que recebeu placebo.

 

 

 

Antes e depois do período de 24 semanas de tratamento, cerca de seis meses, os responsáveis pelo trabalho realizaram exames de imagem e ressonância magnética com estimulação de frio para avaliar a gordura marrom das participantes.

“Descobrimos que a tirzepatida aumentou significativamente a atividade e o volume do tecido adiposo marrom e também mostrou sinais potenciais de conversão da gordura branca subcutânea em gordura ‘bege’, metabolicamente mais ativa”, diz Rok Herman, médico do Departamento de Endocrinologia, Diabetes e Doenças Metabólicas do Centro Médico Universitário de Liubliana e autor do estudo, em nota.

A gordura bege é um tipo que foi descoberto mais recentemente e que atua como a gordura marrom, gerando calor e queimando calorias. Porém, ela é obtida por um processo de transformação do tecido adiposo originalmente branco. Esse mecanismo é desencadeado principalmente pela exposição a baixas temperaturas, mas acredita-se que outros estímulos, como boa alimentação e prática de exercícios físicos, também favoreçam essa mudança.

 

 

 

Especificamente em relação à gordura marrom, a tirzepatida aumentou a atividade de 41,2% para 64,7% das participantes no estudo, enquanto nenhuma mudança comparável foi observada no grupo que recebeu placebo. Para Herman, esses achados acrescentam “uma nova camada à forma como entendemos a nova geração de medicamentos contra a obesidade”.

“Eles não são apenas supressores do apetite. A tirzepatida também parece modular o gasto energético em nível tecidual, abrindo um caminho plausível para futuras terapias que combinem a regulação do apetite com a ativação termogênica”, diz.

A tirzepatida é parte da classe de medicamentos chamada de análogos de GLP-1, que engloba também os remédios Ozempic e Wegovy e ficou conhecida como “canetas emagrecedoras”. Os fármacos simulam a ação do hormônio GLP-1 no corpo.

No pâncreas, essa interação estimula a produção de insulina, motivo pelo qual as drogas são usadas também para diabetes tipo 2. Já no estômago, reduz a velocidade da digestão da comida e, no cérebro, ativa a sensação de saciedade, levando à perda de peso.

 

 

 

Em relação ao emagrecimento com o Mounjaro, por exemplo, o estudo SURMOUNT-4 mostrou que a perda de peso chega a aproximadamente 25,3% após 88 semanas, cerca de 1 ano e 8 meses, de tratamento.