Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

SESI-MA abre inscrições de processo seletivo para professores em São Luís

As vagas são para as áreas de Matemática e Língua Portuguesa

Professor de matemática do SESI em aula (Foto: Divulgação)

O Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) está com inscrições abertas, até o dia 1º de julho, para o Processo Seletivo 18/2026, destinado ao preenchimento de duas vagas para atuação em São Luís. As oportunidades são para os cargos de Professor de Educação Infantil/Fundamental – Matemática e Professor de Ensino Médio – Língua Portuguesa. 

 

O cargo de Professor de Educação Infantil/Fundamental – Matemática exige licenciatura em Matemática, com remuneração de R$ 25,46 por hora. Já para a vaga de Professor de Ensino Médio – Língua Portuguesa, os candidatos devem possuir licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, com remuneração de R$ 36,30/hora. As oportunidades também exigem experiência mínima de seis meses na área de atuação e conhecimentos básicos de Informática.

As vagas são para contratação por prazo indeterminado, com carga horária de até 180 horas mensais. Além do salário, os profissionais terão benefícios como auxílio-alimentação, plano de assistência médica, seguro de vida e vale-transporte.

 

 

O processo seletivo será composto por três etapas: análise documental, prova prática em formato de microaula e entrevista presencial. As inscrições devem ser realizadas até 1º de julho, exclusivamente pelo site do Instituto Euvaldo Lodi, responsável pela execução do processo. O edital do Processo Seletivo 18/2026 completo, com requisitos, etapas de avaliação, critérios de classificação e cronograma detalhado, está disponível no portal do IEL.

Com Informações: https://oimparcial.com.br

ATENÇÃO CAXIAS: Filme a Colisão dos Destinos de Jair Bolsonario

 

A Colisão dos Destinos” é um documentário impactante que desvenda a trajetória extraordinária de Jair Messias Bolsonaro, desde sua infância até se tornar o trigésimo oitavo Presidente do Brasil, através das perspectivas íntimas de familiares e amigos próximos. Este filme de 70 minutos mergulha nas camadas profundas da vida privada de Bolsonaro, desafiando as narrativas convencionais e revelando ângulos inexplorados pela mídia tradicional.

Ao invés de focar apenas nas manchetes e superficialidades, “A Colisão dos

 

Destinos” convida os espectadores a entenderem as raízes pessoais e os eventos cruciais que determinaram a jornada deste líder controverso. Com um olhar de humanização e contextualização, o documentário busca equilibrar a distorcida imagem pública com relatos autênticos daqueles que melhor o conhecem. É uma obra que não apenas informa, mas também busca promover uma compreensão mais profunda e empática de um homem cuja vida pessoal influenciou profundamente seu caminho na política nacional.

 

 

 

 

 

CONFIRA AS INFORMAÇÕES:

 

04  de Julho de 2026 às 21:00

Evento presencial em Multicine Cinemas Caxias Shopping Center, Caxias MA

 

 

 

 

Mick Jagger fez proposta inesperada à Vera Fischer

A atriz veterana Vera Fischer e o cantor de rock n’roll Mick Jagger. Fotos: Reprodução Instagram/Montagem Área VIP

Nessa última quinta-feira (25/06), Vera Fischer recorreu às redes sociais e recordou um encontro inusitado. Na ocasião, a atriz publicou uma foto com a socialite Narcisa Tamborindeguy e o cantor norte-americano Mick Jagger.

 

 

Vera Fischer conta história inusitada de encontro com Mick Jagger e Narcisa

 

 

rock. “Amores, querem rever comigo alguns momentos gloriosos? Hoje resolvi abrir o baú de fotos… uma noite especial, em 1998. A família Monteiro de Carvalho ofereceu um jantar para ninguém menos que Mick Jagger (…).“, disse logo a princípio.

 

 

Na sequência, Fischer recordou: “Conversamos bastante durante a noite e, em um momento, criei coragem para fazer um pedido: ‘Mick, você canta uma música só para mim?’ Ele sorriu e respondeu na hora: ‘Aceito… desde que você encene uma cena só para mim!’. Pensei na hora: ‘Ah, vou recitar um trecho da Lady Makbeth de Shakespeare (fiz no teatro), mas? desisti. No fim, eu não encenei e ele não cantou.“, detalhou.

 

 

Apesar disso, a veterana garantiu logo depois: “Mas a conversa valeu cada minuto e virou uma lembrança daquelas que atravessam o túnel do tempo.“, escreveu por fim na legenda.

Confira a publicação:

Com Informações: https://www.msn.com

São João de Caxias começa hoje, mas show de Leonardo é reagendado por problemas logísticos

A abertura oficial do tradicional São João de Caxias “É Bão, Mas em Caxias é Bão Demais”, prevista para a noite desta sexta-feira (26), sofreu uma importante alteração em sua grade de programações. O show do cantor sertanejo Leonardo, uma das atrações mais aguardadas do evento, precisou ser adiado devido ao cancelamento do voo que transportava a equipe e a produção do artista.

 

 

De acordo com comunicados oficiais emitidos simultaneamente pela Prefeitura de Caxias, pelo próprio cantor Leonardo e por seu escritório de gerenciamento, a Talismã Music, a equipe havia se apresentado na noite anterior em Parintins (AM). Em decorrência do imprevisto na malha aérea e de complexidades na logística da turnê nacional, tornou-se inviável a chegada dos profissionais e equipamentos a tempo para a apresentação que encerraria a primeira noite do evento, no Palco Principal.

 

 

Em nota oficial conjunta, a assessoria do artista destacou o empenho mútuo: “Apesar dos esforços de Leonardo e da produção local para viabilizar o evento, a logística não permitiu a realização na data original. Leonardo agradece a compreensão e reafirma seu compromisso de reencontrar os fãs na nova data”.

Em pronunciamento em vídeo direcionado à população nas redes sociais, o prefeito de Caxias, Gentil Neto (veja o vídeo abaixo), lamentou o ocorrido e demonstrou sua frustração, ressaltando o esforço fiscal e administrativo da gestão municipal para preparar a festividade. “Nós trabalhamos muito para fazer uma grande abertura do nosso São João. Organizamos toda a estrutura, pagamos o salário dos servidores de forma antecipada, pagamos a primeira parcela do décimo terceiro para que as famílias pudessem vir e fazer desse grande dia um dia ainda mais especial”, afirmou o gestor, pedindo o carinho e a compreensão do público.

 

 

Apesar do contratempo com a atração principal, o prefeito anunciou uma nova data: o show foi prontamente reagendado para a próxima segunda-feira, dia 29 de junho. O dia promete uma mobilização ainda maior, combinando as festividades juninas com o apoio ao esporte nacional. “Eu aproveito e faço esse convite especial a você para que juntos nós possamos torcer pela nossa seleção e depois celebrar com o show dele”, destacou Gentil Neto. Nas redes sociais, internautas reagiram de forma compreensiva ao anúncio do prefeito, com comentários afirmando estarem com “a roupa pronta” para segunda-feira.

 

 

 

Programação desta sexta-feira segue mantida no Parque da Cidade

 

 

 

A coordenação do evento enfatizou que a ausência do cantor sertanejo nesta sexta-feira não interrompe o início do São João de Caxias, que se estenderá até o dia 1º de julho no Parque da Cidade. A estrutura, montada para impulsionar a economia local, valorizar a cultura popular e atrair turistas, funcionará normalmente a partir do final da tarde com diversas atrações locais e regionais divididas em quatro espaços temáticos.

 

 

Na Vila Junina, o início das festividades ocorre a partir das 18h30 com os shows de Os Veterans, Tribo Maculelê e Os Tropikais. Simultaneamente, às 19h, a Casa do Reggae abre as portas com apresentações do Castelo do Vinil e da DJ Josy Teles. No mesmo horário, o Tablado Cultural celebrará as manifestações folclóricas com as exibições da Dança Flor do Sertão, Dança do Lili, Junina Sai de Baixo e o Boi Encanto de Caxias.

 

 

Para fechar a noite no Palco Principal, o público caxiense contará com os shows dos artistas Silsil e Banda e Henry Dantas, mantendo a animação da primeira das seis noites de uma das maiores celebrações juninas do estado.

Com Informações: https://lestenews.com.br

Pesquisa: Para 54%, governo Lula é responsável pelo caso Master

Dados são de levantamento do PoderData

Presidente Lula

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Filha é condenada por tentar envenenar a mãe com chumbinho em hospital de São Luís

O 1º Tribunal do Júri de São Luís condenou Maria Eduarda Marques a 21 anos, 11 meses e 26 dias de reclusão por tentar matar a própria mãe, Sandra Maria Marques, por envenenamento. Segundo a denúncia do Ministério Público, as tentativas ocorreram dentro do Hospital Geral da Vila Luizão, onde Sandra estava internada com diagnóstico de atrofia multissistêmica.

Após a condenação, o juiz Gilberto de Moura Lima determinou a expedição de mandado de prisão para o início imediato do cumprimento da pena. Durante a sessão de julgamento, na terça-feira (23), foram ouvidas oito testemunhas, e a ré foi interrogada.

 

 

 

Os jurados condenaram Maria Eduarda Marques por tentativa de feminicídio em contexto de violência familiar. O crime teve ainda qualificadoras pelo uso de veneno e pelo fato de a vítima não ter tido possibilidade de defesa. No caso, o enquadramento como feminicídio foi sustentado pelo Ministério Público por envolver violência familiar contra uma mulher.

Durante os debates no plenário do Tribunal do Júri, o promotor de justiça Agamenon Batista de Almeida Júnior pediu que fossem reconhecidas contra a acusada as agravantes de o crime ter sido cometido contra ascendente, no caso a própria mãe, e contra pessoa enferma, já que Sandra estava hospitalizada na época.

 

De acordo com os autos, Maria Eduarda estava como acompanhante da mãe e tentou, em duas ocasiões, convencer a equipe do hospital aplicasse medicamentos que teriam sido adulterados com “chumbinho”, nome popular de um pesticida usado clandestinamente no Brasil para matar ratos.

 

 

 

Os episódios teriam ocorrido nos dias 24 e 27 de abril de 2025, por volta das 19h e 9h, respectivamente.

A vítima não morreu porque profissionais de saúde desconfiaram dos frascos entregues pela filha e acionaram a direção do hospital e a polícia. Exames periciais confirmaram posteriormente a presença de substâncias tóxicas nos recipientes.

 

 

 

Após a condenação, o juiz Gilberto de Moura Lima determinou a expedição de mandado de prisão para o início imediato do cumprimento da pena. Durante a sessão de julgamento, na terça-feira (23), foram ouvidas oito testemunhas, e a ré foi interrogada.

 

 

 

Os jurados condenaram Maria Eduarda Marques por tentativa de feminicídio em contexto de violência familiar. O crime teve ainda qualificadoras pelo uso de veneno e pelo fato de a vítima não ter tido possibilidade de defesa. No caso, o enquadramento como feminicídio foi sustentado pelo Ministério Público por envolver violência familiar contra uma mulher.

 

 

 

Durante os debates no plenário do Tribunal do Júri, o promotor de justiça Agamenon Batista de Almeida Júnior pediu que fossem reconhecidas contra a acusada as agravantes de o crime ter sido cometido contra ascendente, no caso a própria mãe, e contra pessoa enferma, já que Sandra estava hospitalizada na época.

Com Informações: Leste News

Homem investigado por estupro de vulnerável e violência doméstica é preso em hospital de Caxias

O suspeito, de 52 anos, havia dado entrada na unidade de saúde para a realização de exames pré-cirúrgicos quando foi localizado pela polícia.

Na tarde da última terça-feira (23 de junho), a Polícia Civil do Maranhão efetuou a prisão de um homem de 52 anos, identificado pelas iniciais V. S. S., no interior de um hospital localizado no município de Caxias. A ação foi realizada por meio de uma operação conjunta entre a Delegacia Regional de Caxias e a Delegacia de Parnarama.

 

 

De acordo com as autoridades policiais, o cumprimento do mandado de prisão decorre de uma ordem expedida pela Comarca de Parnarama, município onde o indivíduo figura como réu em um processo que apura o crime de violência doméstica.

 

 

Além disso, a Polícia Civil informou que V. S. S. também é alvo de um inquérito em andamento na delegacia daquela mesma cidade, no qual é investigado sob a acusação de estupro de vulnerável.

 

 

A captura ocorreu de forma pacífica no estabelecimento hospitalar, onde o investigado havia se internado no dia anterior com o objetivo de passar por exames pré-operatórios.

 

 

Após a detenção e a realização dos procedimentos legais cabíveis na delegacia, a custódia do homem foi transferida para a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Caxias, onde ele permanecerá detido e à disposição do Poder Judiciário.

Com Informações: https://lestenews.com.br

O caminho para o Brasil chegar ao hexa está definido

Depois da bela vitória contra a Escócia por 3×0, que fez o Brasil terminar em primeiro no Grupo C, a Seleção Brasileira já sabe os dias e horários que irá jogar até uma eventual final em busca do sonho do hexacampeonato.

 

 

O primeiro jogo eliminatório será na segunda-feira, 29 de junho, às 14h. Caso avance, o Brasil jogará as oitavas de final no domingo, 5 de julho, às 17h. Nas quartas de final o jogo será no sábado, 11 de julho, às 18h. A eventual semifinal será na terça-feira, 15 de julho, às 16h e a grande final, que esperamos chegar, será no domingo, 19 de julho, às 16h.

 

 

Apesar de saber data e horário dos jogos das fases eliminatórias, o Brasil ainda precisará saber quais serão os próximos adversários na caminhada em busca do título que não vem a exatos 24 anos.

É aguardar, conferir e torcer.

Com Informações: https://blogdojorgearagao.com

TSE manda Gleisi, Lindbergh e Boulos apagarem posts contra Flávio Bolsonaro

A ministra Estela Aranha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, em decisão liminar nesta segunda-feira (22), a remoção de vídeo e imagens veiculados por diversos perfis em redes sociais que associam o pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro à operação da Polícia Federal denominada “Unha e Carne”. As postagens também vinculam o político ao crime organizado e a facções criminosas, em especial o Comando Vermelho.

 

 

A decisão foi dada na análise de representação eleitoral apresentada pelo Diretório Nacional do Partido Liberal (PL) contra Gleisi Helena Hoffmann, Lindbergh Farias, Guilherme Castro Boulos e Rogério Correia, bem como contra os responsáveis pelos perfis “PT na Câmara”, “Lula conta comigo”, “Brasil pra Frente”, “Anti Bolsonaro Real” e “Lázaro Rosa”, além de Aurilene Monteiro, empresária individual conhecida como “Gata Canhota”, apontada como responsável por perfil de pessoa jurídica em rede social.

 

 

No caso, o PL sustenta que o conteúdo publicado foi amplamente difundido em múltiplas plataformas digitais, alcançando elevado número de visualizações, compartilhamentos e interações, inclusive por perfis de grande alcance. Segundo o partido, as postagens teriam o objetivo de construir uma suposta “teia” criminosa, posicionando a imagem do pré-candidato no centro de investigações alheias, com potencial de induzir o eleitorado a erro.

 

 

Para a relatora, o conteúdo divulgado extrapola os limites da crítica política admissível, já que as publicações não se restringem à manifestação de opinião ou ao debate público sobre posições políticas. Segundo a ministra, as publicações constroem narrativa que associa o pré-candidato a organizações criminosas, inclusive o Comando Vermelho, sem indicação de qualquer dado concreto, investigação formal ou imputação jurídica que o vincule à operação policial.

 

 

De acordo com Estela Aranha, a jurisprudência do TSE é firme no sentido de que a liberdade de expressão no debate político não autoriza a divulgação de imputações graves sem comprovação mínima, sob pena de violação à honra e de comprometimento da normalidade e legitimidade do processo eleitoral.

 

 

“A imputação genérica de vínculos com o crime organizado, quando não amparada em dados concretos, caracteriza conteúdo gravemente desinformativo e ofensivo, apto a configurar propaganda eleitoral antecipada negativa”, destacou.

Com Informações: Gilberto Léda

Idosa de 79 anos é resgatada em estado grave de desnutrição e neta é presa em Balsas

Denise da Silva dos Anjos, apontada como responsável pela avó, foi levada à Delegacia Especial da Mulher. A idosa foi atendida em uma UPA.

Idosa recebeu atendimento médico e psicológico. (Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa)

 

BALSAS – Uma idosa de 79 anos foi resgatada, nessa terça-feira (23), pela Polícia Militar após uma denúncia anônima apontar uma possível situação de abandono e maus-tratos em Balsas. A neta, apontada como responsável pelos cuidados da avó, foi presa. 

 

 

A idosa foi encontrada debilitada dentro da própria casa e encaminhada para atendimento médico. Ela deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em estado grave de desnutrição. Segundo informações, ela recebeu medicação e segue sendo acompanhada por equipes médicas e psicológicas.

 

 

 

Polícia prende neta suspeita em caso de maus-tratos

 

 

 

A neta da idosa, Denise da Silva dos Anjos, foi levada para a Delegacia Especial da Mulher, onde prestou depoimento sobre o caso.

 

 

Outro caso: homem é preso suspeito de estuprar a própria mãe idosa em Balsas

 

 

Outro caso de violência contra pessoa idosa também foi registrado menos de 24 horas antes. José Alberto Botelho da Silva, de 50 anos, foi preso suspeito de estuprar a própria mãe, uma idosa de 65 anos.

 

 

De acordo com as investigações iniciais, a vítima possui histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC), condição que a enquadra como vulnerável perante a legislação penal.

 

 

Após ser conduzido à Delegacia Especial da Mulher, o investigado foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. Segundo a polícia, o homem foi encaminhado ao sistema prisional após a prisão.

 

 

 

Leia a nota da Polícia Civil do Maranhão na íntegra: 

 

 

 

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que, nesta segunda-feira (22), uma equipe da Polícia Militar do Maranhão realizou a prisão de um homem investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável, ocorrido no bairro Nova Açucena, no município de Balsas.

 

 

De acordo com as informações apuradas, a vítima seria a própria mãe do investigado, uma idosa de 66 anos de idade, que possui histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

 

O caso foi apresentado na Delegacia Especial da Mulher (DEM) de Balsas, onde o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável e, posteriormente, encaminhado para uma unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

 

 

A vítima foi submetida aos cuidados médicos necessários e, em seguida, encaminhada para ficar sob os cuidados de familiares.

 

 

As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos.

Com Informações: https://imirante.com