Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Braide faz movimentos indicando que pode mesmo entrar na corrida aos Leões

Eduardo Braide, com chapéu de cangaceiro, entre a vice-prefeita Esmênia Miranda, que poderá assumir o comando de São Luís, e a cantora Ju Marques nos bastidores de um show no aniversário de São Luís

 

Duas pesquisas absolutamente diferentes – uma tirando-o pela primeira vez da liderança nas intenções de voto, e outra reafirmando enfaticamente o seu favoritismo –, uma provocação feita por ele próprio em rede social e uma intensa onda de especulações recolocaram o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), no epicentro da corrida ao Palácio dos Leões, ainda que ele nada tenha dito sobre o assunto, permanecendo, portanto, como uma grande incógnita. O meio político está dividido, com uma maioria expressiva acreditando que ele é pré-candidato “fazendo cera”, aguardando o momento certo para anunciar sua candidatura; outros achando que ele não deixará a Prefeitura de São Luís para entrar numa aventura correndo o risco de ficar sem mandato; e existe um grupo menor, que não quer arriscar nenhum palpite.

 

 

 

 

Nesse contexto, o prefeito de São Luís tem usado as redes sociais para disparar recados sutis, como a provocação que fez no final da semana, quando postou uma pergunta enigmática, aparentemente destinada a seguidores. Eduardo Braide indagou: “Me disseram que eu tenho filhos em várias cidades! Então, eu quero saber: de qual município você me acompanha?” Muitos viram na conversa uma estratégia do prefeito da Capital para dizer que está no páreo, no caso quebrando a barreira que o separa do interior do estado. Eduardo Braide é versado em rede social e alcança larga fatia do eleitorado de todas as regiões do Maranhão, para onde começa a direcionar o seu radar político com foco eleitoral.

 

 

 

 

Pela enésima vez, a Coluna lembra que Eduardo Braide é um político racional e pragmático, e por isso não será possível vê-lo dando passos fora da curva. Se ele for mesmo pré-candidato, está aguardando o momento certo para fazer o anúncio. Isso porque, ao contrário de outros políticos da sua geração, que gostam de se expor e de chamar a atenção do eleitorado. Eduardo Braide acredita tão somente no seu próprio carisma e na sua capacidade de se relacionar com o eleitorado, o qual conseguiu seduzir em larga escala quando foi deputado estadual por dois mandatos, deputado federal por um e prefeito de São Luís em duas eleições consecutivas. Em resumo: o prefeito da Capital não dá murro em ponta de faca.

 

 

 

 

Leitor aplicado do ambiente político em que atua, Eduardo Braide sabe que a atual corrida ao Governo do Estado será muito difícil, principalmente se o governador Carlos Brandão (PSB) confirmar sua permanência no cargo e a candidatura do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB); se o vice-governador Felipe Camarão (PT) conseguir o apoio ativo do presidente Lula da Silva (PT) numa aliança com o PSB, e se o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo) conseguir arrastar uma fatia expressiva do eleitorado bolsonarista. Para viabilizar a sua candidatura, terá de ampliar o seu poder de fogo na Grande Ilha, onde cerca de um milhão de eleitores estão sendo disputados por todos os pré-candidatos.

 

 

 

 

Se decidir não entrar na briga, Eduardo Braide influenciará decisivamente no seu desfecho. Ele sabe que não pode ficar isolado desse confronto, e por isso, se não for ele próprio, deve apoiar um candidato, que pode vir a ser o vice-governador Felipe Camarão, que vem fazendo gestos ostensivos de aproximação. Há quem garanta que o prefeito já conversa com o grupo dinista e que desse diálogo pode sair uma aliança forte política e eleitoralmente. Essa equação pode tê-lo na cabeça da chapa, podendo também ficar de fora, mas indicando o vice de Felipe Camarão, como muitos vêm prevendo.

 

 

 

 

O fato é que, vivendo um grande momento com o prefeito reeleito de São Luís e com elevado índice de aprovação, Eduardo Braide sabe que pode definir o rumo da corrida ao Palácio dos Leões. Daí os movimentos que vem fazendo sem se declarar candidato.

Com Informações: http://reportertempo.com.br

Categoria: Notícias