Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

ELEIÇÕES 2024: São Luís caminha para ter sete candidatos brigando pela Prefeitura

Eduardo Braide enfrentará Duarte Jr., Neto Evangelista
e Yglésio Moises (acima) e Wellington do Curso e, possivelmente, Franklin Douglas e Hertz Dias

Ainda é cedo para se montar o quadro definitivo de candidatos à Prefeitura de São Luís, mas pelo andar da carruagem eleitoral na direção de 2024, é possível especular que os mais de 600 mil eleitores da Capital terão pelo menos sete opções: o prefeito Eduardo Braide (PSD), candidatos à reeleição, o deputado federal Duarte Jr. (PSB), apoiado pelo Palácio dos Leões, o deputado estadual Yglésio Moises (ainda no PSB, mas em processo de migração não se sabe para onde), o deputado estadual Neto Evangelista (União), o deputado estadual Wellington do Curso (PSC), e provavelmente candidatos do PSOL, que pode ser de novo o professor Franklin Douglas, e do PSTU, que tende a ser de novo o professor Hertz Dias. Dificilmente o quadro de candidatos a prefeito será diferente dessa simulação, uma vez que é quase certo que o ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. está fora do páreo.

A candidatura do prefeito Eduardo Braide tem tudo para ser irreversível. Ele dispõe de um partido sob seu controle na Capital, tem vários partidos acenando para formar uma aliança no espectro da direita, está no comando de uma máquina administrativa azeitada e eficiente, e tem boa avaliação, confirmada pela posição de favorito que lhe dão as pesquisas. Sua condição de líder vem atraído adversários poderosos, como o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Victor (PSDB), que abriu mão de ser candidato a prefeito e decidiu se tornar uma voz influente de oposição ao prefeito, disparando denúncias fortes contra ele e sua gestão.   

Seu adversário mais forte na disputa propriamente dita, o deputado federal Duarte Jr., segundo colocado nas pesquisas, está praticamente consolidado como candidato governista. Já não enfrenta reservas dentro do seu partido e caminha para receber o apoio efetivo das agremiações da aliança liderada pela sua, o PSD, e formada por PT, PCdoB, PP, PSDB e PRD. Duarte Jr. já conquistou o aval da cúpula nacional do PSB e a simpatia de quem decide no PT, o presidente Lula da Silva. A montagem da base da sua candidatura será feita pelo governador Carlos Brandão (PSB).

O terceiro possível candidato é o deputado Neto Evangelista (União). Ele está firme no propósito de disputar a Prefeitura, e pode vir a ter o PDT como aliado, como em 2020. O problema desse projeto de candidatura é uma encrenca que o União tem com a Justiça Eleitoral por conta de suposta fraude na cota de gênero na eleição proporcional de 2022. Se a situação não for revertida, os votos do União serão anulados e Neto Evangelista, que nada teria a ver com a tramoia, poderá perder o mandato. O quarto nome é o deputado estadual Yglésio Moises. O problema desse projeto de candidatura é o partido. Filiado ao PSB, pelo qual se reelegeu, ele tenta deixar o partido sem perder o mandato. No processo ele se diz vítima de perseguição, depois que, ainda na campanha, declarou apoio à candidatura do então presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição, contrariando o apoio do PSB ao ex-presidente Lula da Silva (PT). Se ganhar na Justiça, deixa o PSB e se filia a outro partido, podendo ser candidato a prefeito. Se perder, perderá o mandato.

O deputado estadual Wellington do Curso (PSC) é candidato assumido, mas também o seu partido enfrenta problemas com a Justiça Eleitoral por causa da cota de gênero. A situação de Wellington do Curso é idêntica à de Neto Evangelista: se ganhar, leva tudo; se perder, perde tudo, incluindo o mandato. No mais, resta saber se PSOL vai apostar de novo no projeto de candidatura do o professor Franklin Douglas, que foi um candidato combativo em 2020, e o PSTU tentará outra vez com o professor Hertz Dias, que continua pregando a revolução do proletariado e o fim da propriedade privada.

Se não houver mudanças, serão sete candidatos ao Palácio de la Ravardière, mas apenas dois com chances reais de eleição.

Com Informações: http://reportertempo.com.br

Categoria: Notícias