Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

ABSURDO: Mais de dois milhões de vacinas contra a Covid-19 vencidas foram jogadas no lixo, no Maranhão

Por g1 MA e TV Mirante — São Luís

 

Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que, no Maranhão, 2.797.767 de doses de vacinas contra a Covid-19, que estavam vencidas, foram jogadas no lixo. O estado é o terceiro no país que mais teve perda de imunizantes, ficando atrás apenas de Minas Gerais e Bahia.

Em São Luís12.720 mil doses perderam a validade e tiveram que ser descartadas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), esse descarte é consequência da baixa procura pelos imunizantes.

No Maranhão, 80,62% da população adulta foi vacinada com a primeira dose, 68,19% com a segunda e apenas 30,47% com as doses de reforço.

“Se eu tenho a oferta, mas não tenho a procura, com certeza vou ter essa perda. Se tiver perto do vencimento, a gente já vai preparando esse protocolo para fazer o descarte desses resíduos de forma adequada”, afirmou Halice Figueiredo, chefe de imunização da SES.

O Governo do Estado também disse que faz o pedido de vacinas de acordo com a necessidade da população, e que não pediu doses a mais para o Governo Federal.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que as vacinas que excedem o prazo de validade não retornam para o estado, e que o controle dos lotes distribuídos para as unidades de saúde municipais é feito por meio da coordenação de imunização. À medida em que o estoque é utilizado, novas doses são repassadas.

Mais de dois milhões de doses de vacinas contra a covid-19 perderam a validade no MA

Mais de dois milhões de doses de vacinas contra a covid-19 perderam a validade no MA

Com Informações:https://g1.globo.com/ma

Categoria: Notícias