Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Com 2,5 mil páginas, relatório paralelo da CPMI “mira” G. Dias, Flávio Dino e o protecionismo de Eliziane Gama

Depois de apresentar voto em separado na CPMI de 8 de janeiro, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu a responsabilização civil e criminal do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Gonçalves Dias. Para ele e outros integrantes da CMPI, G. Dias e Dino ignoraram alertas de inteligência sobre o risco de invasão às sedes dos três Poderes. Izalci apresentou um relatório de 2.576 páginas, segundo o qual o governo foi “omisso”. 

“No dia 8, em especial, de manhã, às 8h54, o ministro G Dias recebeu uma mensagem do Saulo, da Abin, adjunto da Abin, dizendo e reforçando a necessidade de realmente tomar providências. O mais grave é que o ministro Flávio Dino não tomou as providências. Ele recebeu também 29 alertas, que foram encaminhados ao Ministério da Justiça, e sequer tomou qualquer providência”, disse Izalci. Ele sugeriu alterações sobre a forma de atuação das CPMIs para, segundo ele, aprimorar o trabalho de investigação parlamentar.

Entre outras medidas, afastar “relatores parciais” e proibir trocas de informações com depoentes

“Não se pode fazer o que a relatora [senadora Eliziane Gama] fez: quebrar o sigilo de todo mundo, pessoa jurídica, pessoa física, sem fundamentação, e ficar pescando onde é que seria encontrada alguma coisa para sustentar uma narrativa. 

Na quebra de sigilo do G Dias, no e-mail institucional, foi encontrado o diálogo vergonhoso e até criminoso entre o gabinete da relatora e o depoente, o que seria o suficiente para o afastamento dela por falta de decoro, mas com o suporte que tinha foi mantida. Nós temos que reforçar a mudança do regimento para proibir esse tipo de coisa e também que os autores ou o autor do requerimento possam participar da Mesa”, concluiu.

Cm Informações: https://aldirdantas.com//via Jornal da Cidade Online

 

Categoria: Notícias