Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Após calorão, Maranhão deve ter redução nas temperaturas e início das chuvas em outubro

Algumas cidades ainda poderão registrar temperaturas acima da média, mas de forma pontual, segundo a meteorologia.

foto:(reprodução)

Por: João Lopes

 

Após a onda de calor que afetou principalmente o centro-sul do Maranhão, mas com efeitos também em outras regiões do estado no mês de setembro, a meteorologia prevê uma mudança no tempo em outubro.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência no mês é que ocorra uma mudança nas temperaturas, inclusive com o início das chuvas em algumas regiões.

“Essa situação [do calorão] ficou no mês passado. A massa de ar seco que estava influenciando nessa situação perdeu força e agora estamos tentando para condições normais, que é quente e seco para essa época do ano”, afirmou Hallan Cerqueira, meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão.

Porém, existe a previsão de que, pontualmente, algumas localidades terão temperaturas médias acima dos 29º, como próximo da região tocantina e no centro-sul do estado, onde a falta de chuva vai manter baixos níveis de água no solo, levando a um possível atraso na semeadura dos cultivos da safra do início da safra 2023/24.

O que fazer

Após calorão, MA deve ter redução nas temperaturas e início das chuvas em outubro Após calorão, MA deve ter redução nas temperaturas e início das chuvas em outubro Para os momentos em que a temperatura subir, é importante manter alguns hábitos saudáveis, pois o calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

Com Informações: https://noca.com.br

Categoria: Notícias