Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Petição online se posiciona contra a liberação das drogas pelo STF

Mais de 23 mil pessoas assinaram o abaixo-assinado criado pela Cruz Azul

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A Cruz Azul no Brasil, entidade sem fins lucrativos que promove uma vida sem drogas, criou um abaixo-assinado virtual para que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não descriminalizem o porte de maconha para consumo próprio.

O julgamento foi paralisado no dia 25 de agosto, com 5 votos a favor e 1 contrário. Votaram a favor Gilmar Mendes (relator), Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Rosa Weber. Contra, apenas Cristiano Zanin.

Os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luiz Fux ainda não votaram. O julgamento foi interrompido a pedindo do ministro André Mendonça que tem 90 dias para devolver o tema à pauta.

No abaixo-assinado, a entidade que cuida de dependentes de drogas fala das várias evidências científicas que comprovam os intensos malefícios dos entorpecentes.

– As pesquisas apresentadas são chocantes, pois apontam que a maioria dos usuários começa a usar antes dos 18 anos, fato que agrava ainda mais os problemas permanentes e contínuos que geram na vida desses usuários – declara parte do documento que cita estudos II Lenad – Levantamento Nacional de Álcool e Drogas e outros feitos nos Estados Unidos, Suécia e Holanda.

A Cruz Azul também fala sobre os crimes cometidos por usuários de drogas, citando dados nacionais.

– No Brasil, em média, mais da metade dos crimes contra o patrimônio são cometidos por usuários de drogas para manter o vício e mais da metade dos homicídios, principalmente de adolescentes e jovens, têm relação direta com a disputa de espaço por tráfico de drogas.

Questões legais e sociais também foram levantadas na petição que já conseguiu mais de 23 mil assinaturas. Confira aqui.

Com Informações: https://pleno.news

Categoria: Notícias