Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

CAXIAS EM DESTAQUE: Escritor Alberto Pessoa volta ser homenageado em São Paulo

O autor caxiense, poeta, jornalista, Alberto Pessoa tem sido reconhecido em sua produção literária por Editoras e grupos literários do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais.


Nesta quarta-feira (06), a empresa Worldchampion da cidade de Salto-SP concedeu a Pessoa o prêmio de Escritor Destaques 2023.

No último dia 19 de agosto Alberto recebeu o título de Personalidade Literária Luís Vaz de Camões promovido pela Editora Vivearte de Cabo Frio-RJ. O evento de entrega aconteceu na cidade de Arraial do Cabo no litoral do Rio de Janeiro com as presenças de vários escritores de todo o Brasil.

Ainda em agosto o caxiense foi agraciado com o título e Cidadão Gonçalvino, concedido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia do município concedido a literatas e personalidades que contribuem para cultural maranhense.

PRÊMIO JABUTI – O livro “Trilhas” de Alberto Pessoa está concorrendo ao Prêmio Jabuti de Literatura, o mais conceituado do país.

No próximo dia 14 deste, o escritor vai receber o certificado de participação na VI Amostra de Poesia Contemporânea da APPERJ.

O evento presencial ocorrerá no dia 14 de setembro de 2023, quinta-feira, das 18 às 21 horas, no Centro Cultural Almirante Gabriel Villela, Iate Clube do Rio de Janeiro.

A APPERJ – (Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio de Janeiro), selecionou, o vídeo-poema do escritor Alberto Pessoa “Jardins de Amores”, declamado pela poeta Luh Veiga, produzido pela Gravobem, que será apresentado na VI Mostra de Poesia da APPERJ.


Foram escolhidos: Poesia Experimental, Vídeoperformance, Poesia Sonora, Poesia Inclusiva
Poesia Visual, Vídeopoemas, Fotopoema e Cordel.

A VI Mostra tem a finalidade de divulgar a literatura contemporânea, retomando o formato presencial da Mostra. É uma seleção de trabalhos de poetas de todo o Brasil.

 

HOMENAGENS – Alberto também foi homenageado em São Paulo com o prêmio literário Pero Vaz de Caminha da Viverarte e Troféu Darcy Ribeiro pela Academia Aguaslindense Letras.

Recebeu a Comenda na Noite dos Maranhense da ATL- Academia Taguatinguense de Letras -, durante a 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília. Alberto reside em Brasília há 17 anos.

Categoria: Notícias