Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

PARABÉNS TERESINA: 171 Anos de história, cultura e progresso no coração do Piauí

A mesopotâmica Teresina cresce e se desenvolve entre os rios Parnaíba e Poti – Foto: Reprodução

Por Douglas Ferreira

Hoje, 16 de agosto, os teresinenses e todos os piauienses celebram com alegria e orgulho os 171 anos de fundação da capital do Piauí, Teresina. Em um feriado municipal marcado por comemorações, reflexões e homenagens, a cidade se enche de vida para relembrar uma rica trajetória, uma cultura diversificada e o papel fundamental no desenvolvimento do Estado.

Fundada em 1852, com a designação de Vila Nova do Poti, Teresina carrega em sua essência as marcas de uma história multifacetada, refletindo a rica mistura de povos, culturas e influências que moldaram o Brasil e o Nordeste. Desde então, a cidade tem sido palco de eventos significativos, crescimento econômico e transformações sociais, construindo uma identidade única que se destaca no cenário regional.

Ao longo destes 171 anos, Teresina não apenas preservou as tradições, mas também abraçou o futuro com determinação. A cidade se tornou um Polo de Saúde, Educacional e Cultural, abrigando clínicas e hospitais que são uma referência no Nordeste, instituições de ensino de renome, museus, teatros e centros de artes que fomentam a criatividade e a expressão. A miscigenação de culturas enriqueceu a gastronomia local, oferecendo pratos autênticos e saborosos que são um verdadeiro deleite para os sentidos.

Certamente se você ainda não provou o nosso ‘baião de dois’, nossa ‘maria isabel’ a galinha da ‘paixão’ no mercado da Piçarra, o caldo de cana no centro de Teresina, o suco do Abraão, o pão de queijo do seu Cornélio, o bolo frito no mercado do Mafuá, a peixada no Restaurante Pesqueirinho, então aproveita essa data para saborear o que há de mais perfeito e delicioso nesta cidade.

Ao anoitecer Teresina dá um show de luzes e cores como mostra a lente de Aureliano Muller

Mas Teresina não é apenas um centro cultural; é também um hub de inovação e progresso. Seu desenvolvimento econômico, impulsionado por setores como o comércio varejista, indústria e tecnologia, contribui para a geração de empregos e oportunidades, fortalecendo a economia do Estado como um todo. A cidade se destaca como um ambiente propício para startups e empreendedores, que encontram aqui um terreno fértil para fazerem suas ideias florescerem.

Além disso, a rica diversidade natural do Piauí encontra reflexo na preservação de espaços verdes e áreas de lazer em Teresina. Parques como os da Cidadania, da Cidade, Lagoa do Mocambinho, Zoobotânico, praças como a da Bandeira, Rio Branco, Pedro Segundo, São Benedito, Da Costa e Silva, praça do Liceu e espaços públicos proporcionam um respiro em meio à agitação urbana, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos habitantes.

O teresinense tem orgulho de sua terra natal e se esforça para fazer jus ao título consignado a Teresina pelo poeta caxiense Coelho Neto, o de ‘Cidade Verde’ (embora o poeta se referisse apenas ao fato de que era uma cidade nova, recém criada). Mas o fato é que somos hoje uma cidade arborizada com grandes praças e alamedas repletas de árvores. Possuímos até a nossa árvore símbolo, o Caneleiro.

Neste dia festivo, é fundamental reconhecer a importância do povo teresinense, cuja força de trabalho, resiliência e espírito comunitário contribuíram para moldar a cidade ao longo dos anos. É a união dessas pessoas simples e corajosas que torna Teresina uma cidade calorosa, acolhedora e vibrante. Uma cidade que se destaca pelo forte ‘calor humano’. Ninguém sabe receber, acolher e abraçar melhor que nós.

E para nós, que fazemos o Sistema Move de Comunicação, essa data não poderia jamais passar em branco. Nós filhos naturais ou adotados pela mãe Teresina nos irmanamos para prestar essa pequena porém honrosa homenagem à nossa cidade querida.

O anoitecer da cidade sob as lentes de Edilene Facundes

“Parabéns, Teresina, pelos seus 171 anos de existência! Que essa data seja celebrada com alegria e que o futuro da cidade continue a ser construído com determinação, inovação e o amor de sua gente. Que as próximas gerações possam olhar para trás e se orgulharem da cidade que se tornou um símbolo de perseverança, diversidade e progresso no coração do Piauí”, conclui o presidente do Move Piauí, empresário Arthur Feitosa.

Categoria: Notícias