Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou hoje a lista com os 50 municípios mais violentos do Brasil. Na posição 37 está Caxias, localizada no leste maranhense. A média atingida pela cidade foi 46,5 pontos – quase metade da cidade mais violenta do país, Jequié (BA). Dentro da Região Nordeste, Caxias ocupa a 22º colocação.

Nordeste

A região tem o maior número de municípios na lista: 26 ao todo – mais da metade. A Bahia ocupa os quatro primeiros lugares (além de Jequié, tem Santo Antônio de Jesus (2ª), Simões Filho (3ª) e Camaçari (4ª) e aparece em outras posições com outros municípios. Na quinta posição geral está Cabo de Santo Agostinho, também nordestina, do estado de Pernambuco.

Causas das altas taxas de mortalidade

Para especialistas, existem três fortes fatores que elevam os números da mortalidade em todo o Brasil: crime organizado, narcotráfico e confronto policial. A presença de facções aumenta a letalidade, vistos que o controle por determinadas áreas leva a confrontos entre rivais e isso, fatalmente, termina em mortes. Aliado ao crime organizado, está o tráfico, principalmente de drogas e a disputa por regiões.

Em meio a essa disputa entre facções, entra também a polícia, que como força de combate ao crime, por vezes se excede no uso da força, sendo classificada até mesmo de truculenta por quem acredita que há excessos nas ações repressoras.

Sobre o Anuário Brasileiro de Segurança Pública

A lista com os 50 municípios mais violentos do Brasil inclui só cidades com mais de 100 mil habitantes. Essa metodologia foi adotada para evitar que cidades menores entrem na relação por conta de alguns casos de homicídios que podem elevar a média desta cidade.

Com Informações: https://oimparcial.com.br