Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

GIRO PLEO BRASIL: Diplomatas que apoiaram Lula se dizem “frustradas”

Grupo questiona o baixo número de mulheres nomeadas para embaixadoras

Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para a Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está cometendo preconceito de gênero no Itamaraty e, por isso, o grupo está frustrado com o petista.

As mulheres diplomatas apoiaram a eleição de Lula em 2022, mas agora dizem estar no “limite” porque, até o momento, apenas homens foram nomeados como embaixadores para cargos no exterior.

A associação diz que, das 47 nomeações feitas pelo atual governo, apenas seis são mulheres, o que representa pouco mais de 10%.

Em uma carta publicada nesta quarta-feira (21), o grupo expõe seu descontentamento com Lula e fala em “descompasso entre palavras e ações”. As integrantes da associação cobram as promessas do governo petista em relação ao seu “compromisso com a diversidade de gênero”.

– As mulheres seguem aguardando medidas que revelem efetivo compromisso com a promoção da equidade de gênero e, sobretudo, respeito ao profissionalismo e à dedicação das mulheres na carreira diplomática brasileira – diz trecho do documento obtido pela Revista Oeste.

Com Informações: https://pleno.news

Categoria: Notícias