Senador enviou ofício ao magistrado fazendo uma série de acusações e questionamentos
Marcos do Val e Alexandre de Moraes Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado; Foto: Nelson Jr./SCO/STF
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) enviou um ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmando que o magistrado é o responsável pelo “desgaste” na relação entre os Poderes Legislativo e Judiciário, de acordo com a coluna de Paulo Cappelli, de Metrópoles.
O documento pode ter sido uma reação do senador após Moraes determinar abertura de investigação sobre ele no âmbito dos atos radicais do 8 de janeiro.
No manifesto, Marcos do Val mencionou o artigo da Constituição que estabelece o Senado da República como entidade judicante das ações de ministros do STF, podendo processar e julgar em casos onde envolvam crimes de responsabilidade.
– Como explicar que a atuação de um único ministro do STF, no caso, Vossa Excelência, esteja causando tanta insatisfação e desgaste nas relações entre os Poderes da República, desconforto manifestado, publicamente, por vários parlamentares? – questionou o parlamentar.
Do Val fez indagações acerca da correção processual do inquérito do 8 de janeiro, dirigido por Moraes.
– Por que foram efetuadas audiências de custódia em “lotes”, o que é uma afronta ao que dispõe a lei? Qual a base legal para se determinar a prisão, em massa, de mulheres, homens e até crianças em um mesmo local, ferindo de morte direitos humanos? – disse o senador, que também colocou em questão a isenção de Moraes ante ao processo em que ele é investigado.
Com Informações: https://pleno.news
Categoria: Notícias