Seis mortes foram confirmadas e mais de 40.678 famílias foram afetadas, com 8.434 pessoas desabrigadas e desalojadas.
Buriticupu é uma das cidades em situação de emergência. (Foto: Reprodução)
No Maranhão, o número de cidades que decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas subiu para 70, de acordo com dados atualizados pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (14). Até o momento, seis mortes foram confirmadas e mais de 40.678 famílias foram afetadas, com 8.434 pessoas desabrigadas e desalojadas.
O reconhecimento da situação de emergência pelo Governo Federal em 14 cidades já havia ocorrido em 12 de abril, permitindo que os municípios solicitem recursos federais para ações de defesa civil.
A Defesa Civil do Maranhão continua monitorando a situação e os prejuízos causados pela chuva à população. Muitos municípios maranhenses são cortados por rios importantes que são responsáveis pelo abastecimento de água e sustento de muitas famílias, tornando-os mais vulneráveis a enchentes.
Diversos rios no estado foram afetados, com níveis acima do normal, incluindo os rios Mearim, Munim, Itapecuru, Grajaú, Maracu, Pindaré, bem como os lagos de Penalva, Cajari e Viana.
Diante da situação, os restaurantes populares dos municípios afetados estão ampliando a oferta de refeições no modelo híbrido, com distribuição de quentinhas. Até o momento, foram entregues 200 mil refeições, de acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes).
Os meses de março e abril são conhecidos por registrar elevados índices pluviométricos, especialmente na parte norte do estado e na Baixada Maranhense, o que tem contribuído para o agravamento das cheias, principalmente desde o início de março.
Segue abaixo a lista completa dos municípios em situação de emergência:
Açailândia
Afonso Cunha
Alto Alegre Do Pindaré
Arame
Arari
Bacabal
Barra do Corda
Barreirinhas
Boa Vista do Gurupi
Buriti
Buriticupu
Cajari
Cantanhede
Centro Novo do Maranhão
Codó
Conceição do Lago-Açu
Coroatá
Esperantinópolis
Governador Nunes Freire
Graça Aranha
Grajaú
Icatu
Igarapé Grande
Itaipava do Grajaú
Itapecuru
Itinga do Maranhão
Jenipapo dos Vieiras
Joselândia
Lago da Pedra
Lago dos Rodrigues
Lagoa Grande do Maranhão
Lima Campos
Marajá do Sena
Mirinzal
Monção
Nina Rodrigues
Olinda Nova do Maranhão
Paço do Lumiar
Pedreiras
Pedro do Rosário
Penalva
Pindaré-Mirim
Pinheiro
Poção de Pedras
Presidente Juscelino
Presidente Vargas
Raposa
Rosário
Santa Helena
Santa Inês
Santa Luzia
Santo Antônio dos Lopes
São Benedito do Rio Preto
São Bento
São João Batista
São João do Carú
São José de Ribamar
São Luís
São Luís Gonzaga
São Roberto
São Vicente Ferrer
Satubinha
Serrano
Trizidela do Vale
Tufilândia
Tuntum
Tutóia
Viana
Vitória do Mearim
Zé Doca
Com Informações: https://oimparcial.com.br
Categoria: Notícias