Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

INÉDITO: Pela 1ª vez, professor indígena assume na UFG e se emociona

“Este é um momento de agradecimento, alegria e emoção”, disse o professor indígena ao assumir na UFG – Foto: reprodução / UFG

Foi emocionante a posse do primeiro professor indígena na Universidade Federal de Goiás (UFG). Em uma oca improvisada, Gilson Ipaxi’awyga Tapirapé falou a todos e se emocionou!

Além da conquista, o currículo dele é de fazer inveja! Gilson é mestre em Letras e Linguística, na área de Estudos Linguísticos e graduado em Educação Intercultural e Ciências da Linguagem com  especialização em Educação Intercultural e Transdisciplinar em Gestão Pedagógica.

Para o mestre, é fundamental discutir ancestralidade e cultura. “Este é um momento de agradecimento, alegria e emoção”, ressaltou Gilson Ipaxi’awyga Tapirapé, sem conter as lágrimas.

Dias de luta, dias de glória

O professor lembrou da luta durante os estudos, principalmente no mestrado, época em que perdeu a mãe, a irmã e o avô.

“[É uma] alegria de estar discutindo hoje Territorialidade e Ancestralidade que começa a partir do curso de Educação Intercultural. Quando se fala em território e ancestralidade, estamos falando sobre vitalidade cultural e vitalidade linguística”, disse o indígena.

Celebração

A secretária de Inclusão, Luciana Dias, destacou a presença do novo professor na UFG.

“Essa já é a sua casa, Gilson, que conhece profundamente a Universidade na condição de aluno e também de professor. Seja muito bem-vindo a essa casa que você olha agora a partir de um outro lugar, confiamos na missão grandiosa que você deve cumprir aqui.”

A cerimônia se transformou em celebração. Participaram a reitora Angelita Pereira de Lima; o vice-reitor Jesiel Carvalho; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sauli dos Santos Júnior; a secretária de Inclusão da UFG, Luciana de Oliveira Dias; e o representante do Conselho do Núcleo Takinahakỹ, Makatu Kayabi.

A reitora Angelita Pereira Lima ressaltou a relevância da presença de Gilson a universidade.

“A UFG jamais poderia deixar de dar a esse momento a visibilidade e importância merecidas. Nós queremos que este lugar, em que você certamente passará muito tempo da sua vida, seja de muita realização.”

O professor indígena e a família na posse dele - Foto: UFG

O professor indígena e a família na posse dele – Foto: UFG

O professor Gilson durante a posse - Foto: UFG

O professor Gilson durante a posse – Foto: UFG

Gilson falando na oca, durante sua posse como professor na universidade - Foto: UFG

Gilson falando na oca, durante sua posse como professor na universidade – Foto: UFG

O professor Gilson Ipaxi'awyga Tapirapé já foi aluno de graduação e mestrado e atuou como professor convidado - Foto: UFG

O professor Gilson Ipaxi’awyga Tapirapé já foi aluno de graduação e mestrado e atuou como professor convidado – Foto: UFG

https://www.sonoticiaboa.com.br//via Com Informações: UFG

Categoria: Notícias