Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

CAXIAS EM DESTAQUE: Educadora caxiense ingressa na Academia Sertaneja de Letras

Uma solenidade formal será realizada para efetivar os novos membros da Asleama, importante instituição maranhense (Da redação Repasse Repasse Informativo)

A professora, escritora caxiense Maria José Vilanova Assunção, autora da importante obra As Raízes e os Ramos assumirá uma Cadeira na próxima semana, na Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão – Asleama.

A homenagem

O título é em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à nossa sociedade.
Maria José Vilanova Assunção nasceu em Caxias, MA, é filha de Joaquim Vilanova Assunção e Maria Angélica Costa de Assunção, família tradicional caxiense.
Maria José teve uma vida voltada para a prática da educação.
Em Caxias fez o curso primário no Grupo Escolar João Lisboa; o Ginásio e o Curso Normal, no Colégio Caxiense. Cursos de aperfeiçoamentos: CADES pela Universidade do Pará, realizado em São Luís; e, CECINE pela Universidade de Pernambuco. Cursos superiores licenciatura curta: Pedagogia – Universidade de Educação do Maranhão Ciências com habilitação em Matemática – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Complementação de cursos a nível superior completo, matérias obrigatórias: Português I e Inglês I pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Por duas vezes, foi assessora da Secretária de Educação Municipal Substituta por três meses da Diretora Regional de Educação de Caxias.

A imagem pode conter: desenho

A obra

Sobre obra literária em memória familiar Zequinha como também é chamada, diz que buscou os anais do passado e procurou “com fé e muita força espiritual concretizar o meu desejo, o ponto mais relevante de minha vida e com muita força de vontade fiz do passado através das pesquisas e comunicações, o presente, anteriormente que se encontravam ocultas por falta de conhecimentos onde, a história impressa no livro “As Raízes e Os Ramos, que imortalizou a narrativa histórica de nossos antecedentes como memória e gratidão dos presentes”, declara a escritora.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 6 pessoas

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

 

Categoria: Notícias