Fotos: Alberto Pessoa
A Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão (Asleama), vai promover na Câmara Municipal de Caxias, às 19h de terça-feira, 19 de novembro, uma sessão solene em homenagem Ao caxiense Raimundo Teixeira Mendes filósofo e matemático criador da Bandeira Brasileira e inspirador de leis e avanços sociais no País.
A palestra de Edmilson Sanches é realizada por ação conjunta da Asleama e da Câmara Municipal de Caxias e encerra a programação da Academia, que teve início no dia 18, com eventos internos da Academia, e continua no dia 19, com hasteamento da Bandeira Nacional Brasileira, execução dos hinos Nacional Brasileiro e da Bandeira Nacional Brasileira pela Escola de Música do Colégio Militar.
Foto: Edmilson
“A cidade de Caxias tem uma contribuição para o Brasil que muitos ainda desconhecem. A participação de homens e mulheres caxienses nas diversas áreas da vida do País foi fundamental para a construção da identidade brasileira”, diz o jornalista, escritor e administrador caxiense Edmilson Sanches,
Essa contribuição será o tema da palestra “A importância de Caxias e de Teixeira Mendes para o Brasil”, que será ministrada por Sanches atualmente residente em Imperatriz e é palestrante em diversos pontos do território nacional.
Caxienses
Outros caxienses também se destacaram no Brasil, como João Mendes de Almeida, redator da Lei do Ventre Livre; Ubirajara Fidalgo, primeiro dramaturgo negro do País; Andresa Ramos, líder de culto afro-brasileiro, estudada por antropólogos e sociólogos de diversos países; Cândido Ribeiro, o maior industrial do Maranhão nos séculos 19 e 20; Coelho Netto, o escritor e também introdutor do cinema seriado no Brasil; Gonçalves Dias e Teófilo Dias, iniciadores das escolas literárias Indianismo e Parnasianismo; Conselheiro Sinval, que administrou quatro Estados brasileiros; Celso Menezes, que foi o introdutor do Modernismo nas Artes Plásticas no Brasil; e muitos outros nomes de talento.
Programação
Após esse momento cívico, haverá sessão especial na sede da ASLEAMA (Av. Senador Clodomir Cardoso, Cangalheiro), com pronunciamentos do presidente da entidade, professor Guilherme Alves de Sousa, e de Edmilson Sanches. Em seguida, a programação prossegue com quatro apresentações: 1) Projeto Escrevivências na EJAI: práticas que educam; 2) Grupo musical “Mãos que Cantam”: A aprendizagem da LIBRAS através da música”; 3) Grupo “Performance Poética: poetas caxienses”; e 4) Coral Intergeracional (CESCD).
A participação nos eventos é gratuita e será conferido certificado para os participantes da palestra na Câmara Municipal.
Categoria: Notícias