O ex-prefeito caxiense foi um dos principais articuladores para a implementação do programa de intercâmbio que viabilizou a vinda de médicos cubanos para o Brasil
(Da redação Repasse Informativo)
FOTO: ( Divulgação )
Como o primeiro brasileiro a trazer médicos cubanos para o Brasil o ex-prefeito de Caxias, Maranhão, Paulo Marinho defendeu a presença dos médicos cubanos no pais. Segundo Paulo Marinho a experiência da cidade de Caxias com os cubanos foi exitosa.
“Todos os índices de saúde foram apropriados a níveis satisfatórios em sua gestão, um diagnóstico de saúde foi a base para o sucesso dos programas implantados que redundaram em redução dos índices de mortalidade infantil a quase zero”, diz.
Marinho é categórico ao afirmar que a situação financeira dos cubanos a sua época não foi diferente da atual, mas encontrou uma solução pagando uma gratificação por fora aos médicos que assim passaram a viver em condições de igualdade com os brasileiros. Outro passo importante segundo Marinho foi a negociacão com o Conselho de Medicina e fazer com que todos os médicos cubanos fizessem o Revalida de forma a que todos estivessem regular com o CRM além de comprovarem a capacidade técnica para o exercício da medicina.
Marinho explicou ainda que quando trouxe os médicos, foi antes a Cuba para escolher os profissionais que estivessem aptos a exercer a medicina daí a razão do sucesso no programa que implantou.
FOTO: ( Divulgação )
“Na época tive a decisiva ajuda do Aldo Rebelo junto ao governo de Cuba e tive no início que enfrentar a ira de alguns médicos brasileiros mas logo isso foi contornado pois os cubanos faziam um trabalho com foco na atenção básica, o que a época era desconhecido da formação dos médicos brasileiros. O resultado foi importante para todos os caxienses”, lembra o ex-prefeito.
Os médicos cubanos trazidos por Paulo Marinho em sua maioria optaram por permanecer no Brasil, constituíram família e alguns deles hoje lecionam na Faculdade de Medicina de Caxias.
Categoria: Notícias