Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Aconteceu em Caxias -TRE-MA promove palestra com estudantes do Centro Ensino Médio Inácio Passarinho sobre eleições

A palestra ocorreu no auditório do Centro Ensino Inácio Passarinho turno noturno e reuniu a comunidade escolar, a qual ouviu sobre os procedimentos que o cidadão deve observar durante o período eleitoral, para melhorar a participação democrática entre os eleitores

(Da redação Repasse Informativo)

Membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) estiveram em Caxias no dia 25/09 para trazer informações sobre a participação democrática, entre os jovens eleitores, além de fomentar a discussão sobre o papel dos adolescentes na sociedade.

A palestra faz parte do projeto “Voto Jovem na Escola: Participação, Cidadania e Democracia” do órgão eleitoral. Foram abordados temas sobre a justiça eleitoral e de interesse coletivo, uso da tecnologia, entre outros.

Os alunos participaram ativamente dos debates fazendo indagações sobre o “papel dos adolescentes na sociedade e a importância da sua atuação na escolha responsável dos seus representantes”.

O projeto Voto Jovem na Escola é desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, tendo como objetivo principal estimular a participação democrática dos jovens eleitores da capital e do interior, promovendo uma compreensão do processo eleitoral e ainda fomentando a discussão sobre o papel dos adolescentes na sociedade.

De acordo com TRE-MA o projeto segue um cronograma de atividades, no qual os participaram de debates sobre temas de interesse das comunidades em que os alunos integram, os quais foram defendidos e eleitos por eles, atendendo aos requisitos de relevância social como educação, saúde, saneamento básico, transporte coletivo, entre outros.

Os resultados dos trabalhos integraram um relatório final produzido pelo TRE-MA a ser distribuído para os Partidos Políticos, como forma de sugestão de propostas para as eleições de 2018 e de um novo modelo de campanha eleitoral mais participativa.

O Repasse Informativo perguntou para a Diretora do Centro de Ensino Inácio Passarinho Ana Bueno  importância da palestra para o alunado.

” É importante esse projeto, pois veio para conscientizar os discentes do  Centro, como também, fortalecer o Processo Democrático da Eleição”. Ana Bueno disse ainda que o projeto voto na escola favorece uma reflexão crítica do processo político, como também desperta o debate sobre o papel do jovem para construção de uma sociedade mais justa.” Frisou Ana Bueno.

 

Categoria: Notícias