Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Pesquisa Eleitoral: Ibope e Exata apontam vitória de Flávio Dino no primeiro turno.Veja os números

Examinadas com algum cuidado, sem paixão, pelo veio da isenção e o senso da verdade, as pesquisas Ibope/TV Mirante, que chegou ao conhecimento público na noite de quinta-feira, e Exata/Jornal Pequeno, revelada na manhã de sexta-feira, em meio ao impacto causado pela primeira, diferem nos percentuais de preferência dados ao governador Flávio Dino (PCdoB), candidato à reeleição, e à ex-governadora Roseana Sarney (MDB), mas estão assentadas sobre a mesma base em relação aos demais candidatos. Nos dois levantamentos, Flávio Dino lidera (Ibope 43% e Exata 52%) e, se a eleição fosse agora, ele seria reeleito no primeiro turno, com alguma folga, enquanto  Roseana Sarney (Ibope 34% e Exata 26%) ficaria em segundo lugar, seguida do candidato do PSDB, Roberto Rocha (Ibope 3% e Exata 5%) e a candidata do PSL, Maura Jorge (Ibope 3% e Exata 3%). Odívio Neto (PSOL) e Ramon Zapata (PSTU) praticamente não existiriam no embate.

Ponto de vista

A primeira conclusão óbvia: a disputa para o Governo do Estado está polarizada entre Flávio Dino e Roseana Sarney, com o dado decisivo que é uma larga vantagem do governador em relação à ex-governadora. A segunda conclusão: todas as pesquisas feitas até aqui (Ibope, DataIIha e Exata) encontraram o mesmo cenário com a liderança consistente de Flávio Dino e a segunda posição ocupada por Roseana Sarney. E a terceira conclusão: nenhuma pesquisa, incluindo a do Ibope, projetou a realização de segundo o turno. Além disso, todos os levantamentos desenharam até agora um cenário no qual o senador Roberto Rocha e a ex-prefeita candidata do PSL Maura Jorge não dão sinais de que têm cacife para reagir e pressionar os dois candidatos da ponta, numa evolução cristalina de um processo de polarização.

Ponto de vista II

Nesse contexto, o indicativo de que o processo eleitoral pode ser encerrado em turno único é consistente, à medida que Flávio Dino lidera com o mesmo suporte de preferências quando os votos nominais são transformados em votos válidos. Tanto que ao divulgar a pesquisa do Ibope, a TV Mirante não converteu votos nominais em votos válidos e, mais sintomático ainda, não fez previsão para um eventual segundo turno, numa evidência clara de que, mesmo mostrando o governador Flávio Dino com uma vantagem menor, ele ainda venceria com folga no primeiro turno se a eleição fosse agora. E a chave dessa mostra é exatamente a fragilidade eleitoral que Roberto Rocha e Maura Jorge têm apresentado até aqui, deixando em todos a forte impressão de que dificilmente conseguirão sair da região de um só dígito.

Conclusão

Por outro lado, é importante anotar que os dois últimos levantamentos são os primeiros da campanha propriamente dita, dentro das regras da caça ao voto, que deve ficar mais animada com o início do horário eleitoral gratuito na Rádio e na TV, no próximo dia 31, e com a realização dos debates, quando haverá finalmente o confronto direto entre os candidatos. Não se deve esquecer que as novas regras eleitorais reduziram expressivamente o tempo de campanha com todos os ingredientes, que agora é de 45 dias. Isso significa dizer que a disputa pelo coração do eleitor será mais intensa, principalmente no corpo-a-corpo, que já está acontecendo e será intensificado, e pelos embates verbais, que já estão sendo programados por emissoras de TV. Essa dinâmica e esses eventos balizarão as novas pesquisas. Vale lembrar ainda que tanto a pesquisa Ibope/TV Mirante quanto a Exata/Jornal Pequeno encontraram a maioria absoluta dos eleitores já estão posicionados, sobrando uma margem pequena – entre 8% e 10% – de indecisos e números próximos  dos que disseram que anularão o voto ou votarão em branco.

Em Tempo: A pesquisa Exata/JP foi registrada no TSE sob o número MA-07422/2018. Foram entrevistados 1401 eleitores de todo o Maranhão entre os dias 19 e 23 de Agosto, com margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiabilidade de 95%.

 

Com Informações: http://reportertempo.com.br/

Categoria: Notícias