A Unidade Regional de Educação de Caxias iniciou hoje o Encontro Pedagógico com gestores, coordenadores e professores do ensino fundamental e médio da rede estadual dos municípios de Caxias, Aldeias Altas e São João do Sóter.
O encontro aconteceu no Auditório da UEMA e iniciou com a celebração da palavra com Luís Fernando (Psicólogo). O encontro teve como tema central: Novas práticas de leitura, escrita e letramento em todos os componentes curriculares, com o objetivo de refletir sobre a corresponsabilidade de todos os professores na formação do aluno leitor/produtor, atualmente mediado pela tecnologia digital.
Profa Dra. Francigelda Ribeiro
A palestra magna foi proferida pela Profa. Dra. Francigelda Ribeiro, seguida pela exposição do Prof. Historiador Gilvaldo Quinzeiro com o tema: Somos construtores de nós mesmos, oportunizando uma reflexão sobre a nossa identidade e o papel que desempenhamos como formadores da geração da sociedade atual. Teve ainda a participação da equipe do CEREST com a Fonoaudióloga Vyrlanne Braga esclarecendo aos participantes sobre os cuidados que se deve ter para manter a saúde vocal orientando-os com exercícios práticos.
Prof. Historiador Gilvaldo Quinzeiro
Fonoaudióloga Vyrlanne Braga
No turno vespertino, foi realizado no C. E. Inácio Passarinho a Oficina com os professores por disciplina, dialogando sobre a organização do trabalho docente a partir do método histórico dialético e das mudanças na sistemática de avaliação da rede estadual propostas para 2018, culminando com o alinhamento curricular.
O evento teve a participação de cerca de mais de quinhentas pessoas que avaliaram o encontro como positivo. O encerramento das atividades acontecerá amanhã no turno matutino, 16/02, no Auditório da UEMA, com a palestra Educação inclusiva abordando o tema Adequações Curriculares, que será ministrado pelo Prof. Mestrando Messias Lima Soares.
Confira a programação de amanhã 16/02
– Ginástica laboral – Equipe CEREST;
– Palestra Adequação Inclusiva: Adequações Curriculares;
– Plataforma Interativando – NTE;
-Intervalo;
-Socialização das oficinas.