Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

O LÍDER: Humberto Coutinho volta ao batente e manifestação de deputados mostra o seu poder de fogo político

Humberto Coutinho de volta aso batente na Assembleia Legislativa

Humberto Coutinho de volta ao batente na Assembleia

O plenário da Assembleia Legislativa viveu ontem um momento singular. Sob os ecos de uma crise política sem precedentes e que abala a República, o deputado Humberto Coutinho (PDT) reassumiu o comando do Poder Legislativo vendo sua liderança ser confirmada por todos os deputados, inclusive os que fazem Oposição cerrada ao atual Governo, do qual é “co-piloto”, segundo declaração recente do governador Flávio Dino (PCdoB). Cerca de dois meses depois de se submeter a duas cirurgias e convalescer em Caxias, no seio da família, ele retornou à Assembleia Legislativa como um líder que fez falta e que, por sua maneira de fazer política, ganhou dos seus pares o raro status de unanimidade. Ao longo da sessão, nada menos que 17 deputados usaram o microfone em aparte do deputado Marco Aurélio (PCdoB) para saudar o retorno do presidente ao comando da Casa, justificando esse estado de ânimo com o argumento de que Humberto Coutinho é um dos maiores líderes do Maranhão nos dias atuais, o que justifica apontá-lo como uma “unanimidade” dentro do Poder sob sua responsabilidade e na macro política em andamento.

 

Já era esperado que na sua volta ao batente, o presidente Humberto Coutinho fosse recebido com alegria e satisfação por seus pares. Mas a recepção de que foi alvo ontem superou todas as expectativas, corroborando a impressão de que ele consegue ser o ponto de equilíbrio no emaranhado político e partidário que povoa o plenário do Legislativo. Humberto Coutinho foi recepcionado entusiasticamente por colegas, assessores e servidores no hall do Palácio Manoel Bequimão. Foi como se a Casa estivesse recebendo de volta um herói de guerra. No plenário, as manifestações de satisfação pelo seu retorno ocorreram de maneira isolada, mas ganharam densidade quando o deputado Marco Aurélio (PCdoB) ocupou a tribuna no Grande Expediente com o objetivo exclusivo de saudar o retorno do “presidente, do amigo, do conselheiro, do articulador, em fim, do nosso líder, que agora de volta nos devolve a tranquilidade nesses dias tão difíceis”.

Apartearam o parlamentar tocantino os deputados Othelino Neto (PCdoB), 1º vice-presidente, do líder Rogério Cafeteira (PSB), Roberto Costa (PMDB), Edilázio Jr. (PV), Sérgio Frota (PSDB), Luciano Leitoa (PDT), Max Barros (PRP), Stênio Rezende (DEM), Rigo Teles (PV), Bira do Pindaré (PSB), Levi Pontes (PCdoB), Edivaldo Holanda (PTC). Todos enfatizaram o caráter reto do presidente, como também destacaram a sua alentada trajetória de cinco mandatos e exaltando as suas qualidades de líder e articulador. “O senhor faz muita falta nesta Casa, porque sua liderança é tão forte que transcende ao Poder Legislativo”, disse Othelino Neto. “Presidente, o senhor nos dá alegria, tranquilidade e perspectiva de futuro”, disse Roberto Costa.  O deputado Bira do Pindaré foi enfático afirmar que “todos reconhecem que o senhor é um líder que não foge das responsabilidades nem dos desafios”. “Quero saudar a volta do presidente Humberto Coutinho, que tem o nosso reconhecimento pela sua liderança e pela sua imparcialidade”, disse Max Barros. Num aparte emocionado, Levi Pontes destacou “o amor que Humberto Coutinho nutre pelas pessoas, por Caxias e pelo Maranhão”. Todas as manifestações feitas no bojo do discurso do tocantino Marco Aurélio bateram com insistência nas teclas “liderança”, “habilidade política”, “experiência”, “fé” e “tolerância”.

Humberto Coutinho se esforçou para estabelecer um clima de naturalidade à sessão, mas seus esforços foram em vão. As manifestações mexeram com seu equilíbrio emocional, levando-o a admitir a alteração no seu estado de ânimo e se manifestar em agradecimento:

– Quero agradecer ao apoio que tive de todos os deputados. Hoje, depois de mais de dois meses ausente desta Casa, vim aqui para pegar esta energia positiva de Vossas Excelências e, graças a Deus, todos os deputados aqui presentes me receberam de braços abertos e isso me emociona. Ainda não estou totalmente recuperado. A luta foi grande, mas tenho a certeza que este convívio vai acelerar mais rápido a minha cura.  Agradeço a cada um de vocês. Agradeço também ao deputado Othelino Neto por seu desempenho na minha ausência e que não teve nenhum problema conosco. E também à imprensa, que sempre foi cortês comigo.

Em resumo: se ainda não tinha ainda a exata dimensão do seu poder de fogo na seara política, o deputado Humberto Coutinho certamente foi ontem para casa politicamente mais forte.

FONTE: http://reportertempo.com.br/

Categoria: Sem categoria