Palestrantes: Marcelo Souza, Georgia Pinto e Jackson Vale
Alunos do curso de Direito da FAI, realizaram no último dia 10 Sábado, palestra para os alunos do Centro de Ensino Inácio Passarinho, a temática abordada pelos acadêmicos foi CYBERBULLYING, que é um tipo de Bullying que vem ganhando mais importância nas redes sociais.
Objetivo
O objetivo do trabalho é levar aos ouvintes uma maior compreensão sobre esse tema e propiciar as vítimas desse tipo de violência uma maneira de se defender dos abusos. O trabalho explica os fatores condicionantes dessa agressão. Tais como: O que é Cyberbullying? Como funciona? Quais as consequências dessas agressões para a vítima?
Os Palestrantes
Os alunos Marcelo Sousa, Jackson Vale e Giorgia Pinto já levaram esse trabalho à três instituições de ensino de Caxias. Tais como: Escola Municipal Paulo Marinho, C.E. Aluízio de Azevedo e agora a escola Inácio Passarinho. A última apresentação teve a participação de alunos e professores que acharam a palestra muito importante, pois é um tema muito atual e pode ajudar os alunos a ter uma visão mais clara do assunto.
Palestrante Georgia Pinto
Palestrante Jackson Vale
Afinal o que é o Cyberbullying?
Cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação que tem como objetivo prejudicar alguém através do uso de suas funções. Essas agressões podem causar danos irreversíveis e em casos mais extremos levar o agredido a utilizar o suicídio para fugir do agressor. Os palestrantes fizeram uso de recursos como Datashow, fotos e jornais para explicitar com mais ênfase o conteúdo e levar um entendimento mais fácil para a plateia.
Alunos do Azevedo
Veja a entrevista de um dos componentes da equipe de trabalho, Marcelo Souza.
Marcelo Souza
RI- Marcelo, como vocês pretendem ajudar os alunos das escolas de Caxias com esse trabalho?
Marcelo – Buscamos junto aos parâmetros da escola e da sociedade, discutir alguns aspectos considerados relevantes, entre eles a conceituação dessa prática, suas distinções, as consequências civis e/ou penais.
RI-Qual a justificativa jurídica para esse trabalho?
Marcelo – O estudo justifica-se pela necessidade de observância ao princípio constitucional da dignidade humana, o qual confere a todos, indistintamente, a faculdade de autodeterminação de suas ações. Portanto, é claro que atitudes a nível hostilizantes, atrasa o rendimento da sociedade e não se é compatível com a sociedade que queremos construir.
Aliado a isso, objetiva-se, com isso, elucidar quais as suas reais consequências sociais, psicológicas e físicas, bem como a responsabilização do bully (valentão) na esfera civil e, possivelmente, penal.
RI-Qual o fator gerador dessa violência?
Marcelo – Acredito que prática do bullying demonstra ser uma das vertentes impressas pela exclusão social, a qual tem o condão de suprimir direitos e garantias fundamentais, bem como a desagregação do laço social que liga o cidadão à sociedade, merecendo maior atenção por parte do Estado e de toda a comunidade, para que se minimize os seus efeitos degradantes. finalizou Marcelo
Categoria: Notícias