Tem início nesta segunda-feira (17) a mobilização nacional de vacinação contra a gripe. Em Caxias, devido ao atraso da entrega das vacinas ao município, a campanha começará amanhã (18).
As doses serão distribuídas aos 35 postos de saúde do município, nas zonas urbana e rural, e na Maternidade Carmosina Coutinho.
A meta é vacinar 37.581 pessoas na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde espera que pelo menos 90% do público-alvo seja imunizado até o dia 26 de maio, prazo final da campanha. O dia D da mobilização será em 13 de maio.
Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores das redes pública e privada no público-alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. Ao se dirigir a unidade de saúde, o professor deve levar documento que comprove sua função (como contracheque).
A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.
A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B.
“O principal objetivo da campanha é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas à influenza”, afirma Conceição Vilanova, coordenadora do Programa de Imunização.
Veja quem recebe a vacina pelo SUS
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias).
– Gestantes
– Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
– Idosos
– Profissionais da saúde
– Povos indígenas
– Pessoas privadas de liberdade
– Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
– Professores de escolas públicas ou privada
Mais
Para receber a vacina, os profissionais de saúde também devem levar documento comprovando que são trabalhadores da área. No caso dos portadores de doenças crônicas e comorbidade, apresentar documento indicando a sua patologia. Já as puérperas, devem mostrar o cartão da gestante ou certidão de nascimento do filho.
Fonte: João Lopes/Direto da Redação