Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

PLANTÃO DO CIDADÃO: Atenção! Servidores contratados por prefeituras e estado do Maranhão sem concurso tem direito ao FGTS

A união, Estado e Municípios são obrigados a pagar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a todos os servidores contratados sem aprovação em concurso público. Mas por falta de conhecimento, muitos ficam sem receber todos os seus direitos trabalhistas.

O artigo 7° da Constituição Federal é quem assegura os direitos sociais aos trabalhadores. Os servidores contratados precariamente sem concurso público não recebiam nenhum direito ao serem demitidos, mas passaram a conseguir na justiça o FGTS e outras verbas de natureza salarial.

Pela Constituição Federal, estados e municípios podem contratar funcionários sem concurso público somente em caráter emergencial e por período determinado. No entanto, na prática, esses contratos são renovados ano após ano, ou seja, por tempo indefinido – medida considerada nula pelo STF.

O trabalhador precisa acionar a justiça, por meio de um advogado para receber o beneficio, já que nunca é depositado espontaneamente.

FONTE: http://blogdokielmartins.com.br/

Categoria: Sem categoria

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.