Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Concurso IBGE 2017: Pedido com 82.050 vagas para todos os níveis é protocolado! Até R$7mil

Cresce a expectativa de abertura do concurso público concurso do IBGE (Concurso IBGE Censo 2017). Em dezembro de 2016 já foi sancionado pelo presidente Michel Temer o orçamento para o ano de 2017, que prevê a abertura de nada menos que 82.050 vagas de nível fundamental, médio e superior para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aprovado no certame irá atuar no Censo Agropecuário para fazer jus a salários de até R$7mil.

No último dia 10 de março de 2017, o órgão protocolou junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), a abertura de concurso público (veja abaixo). O processo está na Unidade da Secretaria-Adjunta de Assuntos Fiscal/SOF/Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), tendo sua operação remetida pela Unidade Gabin-SOF. O processo pode ser conferido na íntegra aqui.

A expectativa é que o certame passe por outras unidades para que possa chegar até sua autorização final, já que a Associação e Sindicato Nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ASSIBGE) tem a expectativa de que o concurso IBGE 2017 seja divulgado neste semestre, conforme informou o diretor, Nelson Thomé. “A nossa expectativa é de abertura do concurso para temporários este semestre, pois o IBGE ainda precisa treinar os selecionados. Como a previsão é iniciar as coletas em setembro, é fundamental que o concurso saia neste semestre”, afirmou o sindicalista.

De acordo com o orçamento deste ano, a “Arrecadação do valor das inscrições a serem pagas pelos candidatos para o Processo Seletivo Simplificado para atender ao projeto Censo Agropecuário 2017 visando o preenchimento de 82.050 vagas para os seguintes cargos: Analista Censitário – AC (250), Agente Censitário Regional – ACR (486), Agente Censitário Administrativo – ACA (700), Agente Censitário Municipal – ACM (5.500), Agente Censitário Supervisor – ACS (12.540), Agente Censitário de Informática – ACI (174) e Recenseador – REC (62.400)”, diz o projeto.

O número de vagas do concurso ainda não está certo. O orçamento sancionado pelo governo federal constam 82.050 vagas. No entanto, a oferta de vagas poderá ser menor. O presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, informou que o último Censo Agropecuário aconteceu em 2006 e que em pelo cinco anos depois, em 2011, deveria ser feito outro, o que acabou não acontecendo.

O censo

O Censo Agropecuário não é realizado desde 2006. O objetivo é fazer o levantamento de informações sobre estabelecimentos agropecuários, florestais e/ou aquícolas de todos os municípios de um país, além de atualizar dados de censos anteriores, fornecer informações sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade agropecuária.

O concurso

O concurso chegou a ser divulgado em 2016, mas acabou sendo cancelado e taxa de inscrições pagas devolvidas. A organização foi da Fundação Cesgranrio.

FONTE: http://noticiasconcursos.com.br

Categoria: Sem categoria

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.