Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

CODÓ EM FOCO: AVANÇO: Secretária de Educação vai por em prática uma espécie de ‘IDEB MUNICIPAL’

 

Secretária Deuzimar Serra instala o IDEB MUNICIPAL

Codó não enfrenta apenas o  problema de ter ainda quase 80 escolas de taipa na zona rural (a nova administração ainda não divulgou quantas nucleou para diminuir esta projeção).

Os últimos resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –  mostram algo ainda mais grave,  a falha no processo ensino-aprendizagem que atinge diretamente nossos alunos.

A escala de nota vai de zero a 10. Para Codó o Ministério da Educação projetou meta de 4.2, mas nem isso alcançamos.

De acordo com informações da própria Secretaria de Educação ainda sob o comando de Rosina Benvindo, o avanço experimentado no último IDEB, divulgado em 2016,  foi de apenas 0,4 décimos.

Foi com este acréscimo de aprendizagem que os alunos codoenses, avaliados, chegaram à 4 pontos Na avaliação nacional.

A IDEIA DO SAEM

Fazer crescer estes níveis de aprendizagem virou também desafio da nova secretária de Educação de Codó, Deuzimar Costa Serra,  que anunciou, em evento recente,  a criação de um SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL e explicou como vai funcionar o que já chama de SAEM.

 “O Sistema de Avaliação da Educação Municipal ele envolve o processo  de concepção, desde a concepção de avaliação da aprendizagem que envolve também a parte da prática  avaliativa interna que é aquela que o professor no seu cotidiano e mensalmente ele vai fechando  com avaliações parciais e depois fecha com avaliação integral e nós vamos implantar também a avaliação externa, do próprio município, por isso o SAEM. É uma forma também de avaliar, de acompanhar todo o trabalho que o professor faz em sala de aula”, explicou

A espécie de IDEB Municipal fará avaliações aplicando provas ao final de cada seis meses para alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e da mesma forma que o exame nacional intitulado de Prova Brasil também e aterá às disciplinas de Português e Matemática.

A secretaria que descobrir antes do nacional como todos estão professores e alunos.

 “Essas avaliações elas serão semestrais, no final de cada semestre. No estilo simuladão focando em Língua Portuguesa e Matemática. É uma forma, Acélio, da gente controlar e avaliar como que estamos progredindo independente do IDEB Nacional, que é um outro tipo de avaliação que é, na verdade, aplicado por uma comissão externa (…) nós vamos ter, paralelo á isso, a nossa forma de avaliar para verificar se nós estamos atendendo as demandas e, acima de tudo, cumprindo com a nossa obrigação de ensinar bem e que nossos alunos possam, de fato, ter um aprendizado de qualidade”, afirmou

A ideia, que é uma cópia do que ocorre em Sobral, no Ceará, cidade visitada pela nova equipe educacional codoense no início do ano,  tem como ponto positivo, por enquanto, apenas a iniciativa de fazer algo contra os baixos índices do IDEB.

Mas, diante do que vínhamos tendo, já é algo sobre o qual podemos depositar boas expectativas.

Aguardemos.

Fonte: http://www.blogdoacelio.com.br

 

Categoria: Sem categoria

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.