Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Noticias da Semana: Tudo o que aconteceu em Caxias

Noticia 01                                                                                           
  
Caxias: Ex-prefeito Léo Coutinho pode interpelar judicialmente a atual secretária de Saúde

O não pagamento do salário dos médicos de Caxias tem gerado muita polêmica, e a última envolve o ex-prefeito Léo Coutinho e a atual secretária Municipal de Saúde, médica Socorro Coutinho. O ex-prefeito disse que não poderia empenhar o salário de dezembro do mês porque os recursos só caem no dia 10 do mês seguinte. No caso, o dinheiro para esse fim – Média e Alta Complexidade (MAC) -, foi depositado no dia 10 de janeiro, já na gestão do prefeito Fábio Gentil. Essa informação está na Coluna Caxias em Off do jornal Pequeno deste sábado (21) assinada pelo jornalista Jotônio Viana.

“Léo Coutinho acrescentou ainda que antes de deixar o cargo pagou o salário de todos os demais servidores da Saúde, menos o dos médicos, exatamente por conta da divisão na data dos repasses dos recursos destinados à atenção básica e à média e alta complexidade”, diz o jornalista.

Interpelar – Léo Coutinho disse ao redator da coluna Caxias em Off que está pensando seriamente em interpelar na Justiça a secretária Socorro Coutinho porque esta estaria “insistentemente atribuindo ações irregulares à minha gestão, culpando-me inclusive de atos que não estavam mais afetos à minha responsabilidade nem se deram na minha administração, mas já na gestão do meu sucessor”.

“Transição pacífica. Léo Coutinho também relembrou a fala do próprio prefeito Fábio Gentil quando o mesmo elogiou a maneira com que a transição de governo vinha se dando na época, na qual citou especificamente como exemplos da boa relação e da transferência pacífica de governo os ex-secretários da Saúde, Vinícius Araújo, e o da Fazenda, Berilo Araújo…”, acrescentou o jornalista Jotônio Viana.

O vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior, esteve em São Luis nessa última sexta-feira(20) em reunião com o superintendente da CODEVASF, Jones Braga. Paulo Marinho Júnior solicitou, entre outras pautas, a liberação para construção de 8 poços artesianos na zona rural de Caxias. Paulo Marinho Júnior, tem realizadas incansáveis viagens a São Luis, bem como a capital do país, em busca de recursos e projetos para Caxias. “O povo de Caxias pode contar com um vice-prefeito atuante e compromissado, na busca por melhorias e investimentos para a população”. Prefeitura de Caxias, a cidade que a gente quer!

Noticia 02

Engenheiro Antônio Augusto Coutinho, irmão de Humberto Coutinho, morre aos 72 anos


O falecimento do Engenheiro Augusto Coutinho ocorreu no início da tarde deste domingo em sua residência. Ele sofria de câncer de pulmão e nos últimos dias esteve internado em São Paulo.
A família resolveu trazê-lo de volta para Caxias onde faleceu.
O corpo está sendo velado na residência da família, na Rua Loreto, próximo ao SESI – SENAI. O sepultamento será no Povoado Pedreiras, zona rural de Matões.
O Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho lamentou a morte do irmão mais velho.
Antônio Augusto foi funcionário do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e deixa esposa, 4 filhos e 6 netos.

Noticia 03

Caxias manda representante para o Encontro Estadual de Gestores de Esportes 

                   Mais de 300 gestores municipais ligados ao esporte participaram do evento. (Foto: Karlos Geromy) 


A cidade de Caxias esteve representada no Encontro de Capacitação de Secretários e Gestores de Esportes e Lazer do Maranhão, ocorrido nos dias 20 e 21 de Janeiro em São Luís. Enviado pela Coordenação Municipal de Esportes e Lazer, o professor Orlando Chagas, participou ativamente do evento.

O Encontro promovido pelo Governo do Maranhão por meio da SEDEL – Secretaria de Estado do Esporte e Lazer teve o objetivo de debater o fortalecimento do esporte e lazer no Maranhão. A abertura foi na sexta-feira, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no bairro do Calhau. Já no Sábado o evento aconteceu no Grande São Luís Hotel

                                                    Professor Orlando Chagas (camisa listrada) durante o evento 


Na programação, do evento aconteceu palestras sobre os programas e ações do Governo do Estado para o esporte e lazer este ano, projetos do Ministério do Esporte voltados para estados e municípios, balanço, avanços, novo regulamento dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e esclarecimentos sobre a elaboração de projetos e captação de recursos pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Entre as autoridades e personalidades esportivas, registrou-se a presença de Iziane, pivô de Basquete, do Secretário de Estadual de Esportes Márcio Jardim, do ex-jogador do Vasco da Gama Roberto Dinamite e o Secretário de Articulação Política Márcio Jerry, representando o Governador do Estado.

“Com esse encontro vamos incentivar a participação dos municípios nos JEMs, maior competição estudantil do estado; o desenvolvimento de projetos sociais que possam ser contemplados pela Lei de Incentivo, possibilitando a criação de novas ações que venham beneficiar os maranhenses e fortalecer o exercício da cidadania de todos pelo esporte”, ressaltou ainda o secretário Márcio Jardim.

“Acredito que o encontro serviu para iniciarmos um diálogo permanente entre o Estado e os municípios, através dos novos gestores. Pude aqui compartilhar informações sobre as ações e projetos realizados pela Sedel, assim como a implantação das políticas do esporte e lazer que Caxias poderá ser beneficiada”, disse o Orlando Chagas.

Noticia 04



Caxienses voltam ao pódio na Corrida de São Sebastião em Codó


Uma das mais tradicionais corridas de rua alusiva ao dia de São Sebastião, ocorreu ontem (20), na cidade de Codó (MA), e reuniu competidores iniciantes e de alto nível, em sua 28ª edição.

O evento esportivo idealizado pela Prefeitura Municipal e coordenado pela Superintendência de Esporte, Cultura e Juventude de Codó, distribuiu mais de R$ 15 mil em premiação, nas modalidades atletismo e ciclismo.

A exemplo de edições anteriores, os maratonistas caxienses se destacaram durante a prova de rua, entre eles a atleta Larisse Nascimento e Josimar da Conceição, que mais uma vez subiram ao pódio em suas respectivas categorias.

RESULTADO

CORRIDA RÚSTICA MASCULINO ELITE
COLOCAÇÃO/TEMPO


1ª – Aldelson Alves Rodrigues (Baraão de Grajaú) – 24m46s 
2ª – Josimar da Conceição Silva (Caxias) – 24m50s 
3ª – Ademilson Ribeiro Correa (Rosário) – 25m28s 

CORRIDA RÚSTICA FEMININO ELITE
COLOCAÇÃO/TEMPO 
1ª – Larisse Nascimento (Caxias) – 30m14s 
2ª – Cleudilene Ramos (Pedreiras) – 30m42 
3ª – Maria Regina Santos (Tremembé-SP) – 30m52s 

MELHOR CODOENSE MASCULINO
COLOCAÇÃO/TEMPO 


1ª – José Santana Sousa – 27m53s 
2ª – Luis Alves de Araújo Neto – 33m35s
3ª – Jamilson Azevedo – 28m34s 

MELHOR CODOENSE FEMININO

COLOCAÇÃO/TEMPO

1ª – Bárbara Jordania de Sousa – 43m26s 
2ª – Anderline de Meneses – 44m09s 
3ª – Mayara Timoteo – 54m44s

VETERANO MASCULINO, ACIMA DE 40 ANOS

COLOCAÇÃO/TEMPO 

1ª – Raimundo Nonato da Silva – (Teresina) 
2ª – Raimundo Ferreira Silva (Gov. Luis Rocha) 
3ª – Antonio Cruz Nonato (São Luís) – 28m14s 

VETERANO FEMININO, ACIMA DE 40 ANOS
COLOCAÇÃO/TEMPO


1ª – Maria de Fátima Gomes (Teresina) – 33m35s 
2ª – Maria Rosilda Santos (Caxias) – 40m06s 
3ª – Edileusa de Almeida (Codó) – 55m15s 

VETERANO FEMININO, CODOENSES
COLOCAÇÃO/TEMPO

1ª – Sebastiao Salazar – 29m59s
2ª – Clemilton Freitas – 31m55s
3ª – José Francisco Alves – 33m35

CICLISMO ELITE FEMININO:

1ª – Keyla, de São Luís (tempo de 36’42)
2ª – Amanda, de Paragominas (tempo 37,44)
3ª – Ana Beatriz, de Gurupi (tempo 40, 09)

CICLISMO CODOENSE FEMININO:

1ª – Sheyla Cristina,
2ª – Maria Joana
3ª – Laila Lima






 Fotos esporte: Acélio Trindade

Com informações:http://www.blogdoludwig.com/ do blog do Caio Hostilio/ Tv Sinal Verde/http://capitaldoleste.blogspot.com.br/