Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

NOTÍCIAS DO MARANHÃO: Veja o que abre e o que fecha no feriado de 8 de dezembro no MA


           Alguns shoppings de São Luís vão manter atendimento mesmo no feriado (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Comércio de rua está autorizado a funcionar e supermercados abrem.

Agências bancárias não vão funcionar em 29 municípios maranhenses.

O comércio de rua de  São Luís está autorizado a funcionar no feriado municipal desta terça-feira (8), Dia de Nossa Senhora da Conceição. A informação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA). O critério é dos lojistas, que terão de pagar hora extra aos funcionários caso decidam pela abertura das portas no feriado.

Os supermercados, segundo a Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), funcionam normalmente no feriado.
O feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição em São Luís é estabelecido pela Lei Municipal nº 3.432, de 6 de fevereiro de 1996.

Shoppings

Alguns shoppings da capital maranhense vão ter funcionamento normal na terça-feira, com lojas abertas das 10h às 22h. É o caso do Jaracati Shopping (Jaracati), Pátio Norte Shopping (São José de Ribamar), Rio Anil Shopping (bairro do Turu), São Luís Shopping (Jaracati) Shopping da Ilha (Cohama) e Tropical Shopping Center (Renascença).

Já as lojas do Monumental Shopping (Renascença) estarão fechadas nesta terça-feira.


                                                          Bancos fecham em 29 cidades maranhenses na
                                                          terça (8) (Foto: Flora Dolores / O Estado

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá expediente bancário nos municípios maranhenses de Aldeias Altas, Araioses, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Barreirinhas, Brejo, Cantanhede, Caxias, Coelho Neto, Colinas, Duque Bacelar, Humberto de Campos, Icatu, Igarapé-Grande, Maracaçumé, Marões, Miranda do Norte, Parnarama, Paulo Ramos, Porto Franco, Presidente Sarney, Rosário, São Luís, São Vicente Férrer, Sítio Novo, Tasso Fragoso, Timon, Tutoia e Viana nesta terça-feira.

Com o feriado municipal, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês que tiverem marcados essas datas para o vencimento podem ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo.

Órgãos municipais

A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos da administração do Poder Executivo municipal nesta segunda-feira (7). Nos feriados municipais e pontos facultativos, os serviços públicos considerados essenciais – como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros – devem garantir o atendimento por escalas de serviço ou plantão, informa a prefeitura.
Governo do Maranhão

Nos órgãos do governo do Maranhão, o expediente nesta segunda-feira (7) é normal. Na terça-feira (8), não haverá expediente, conforme estabelece o Art. 3º do Decreto 30.629, de 22 de janeiro de 

A exceção, informa o governo, é aos órgãos que prestam serviços considerados de natureza essencial, que terão escala de plantão.

Poder Judiciário

No Poder Judiciário do Maranhão, o atendimento ao público no feriado da segunda (7) – Dia da Justiça – e terça-feira (8) – será mantido. No período, não haverá expediente nas unidades da capital maranhense e comarcas do interior, mas haverá plantão.

Prazos de audiências, prazos processuais, publicações de sentenças, acórdãos e decisões, bem como intimações a partes e advogados serão normalizados na quarta-feira (9).


FONTE: http://g1.globo.com/