Orleans Brandão, Felipe Camarão e Lahesio Bonfim: pré-campanhas intensas, mas sem confrontos diretos e desgastantes
Enquanto forças oposicionistas e governistas travam uma guerra intensa nos bastidores, de onde eclodem, aqui e ali, denúncias destinadas a desgastar adversários, os três candidatos definidos a governador – o secretário de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão (MDB), o vice-governador Felipe Camarão (PT) e o ex-prefeito de São padro dos Crentes Lahesio Bonfim (Novo) – se movimentam para ficar longe do tiroteio, ainda que petardos “perdidos” alcancem um ou outro ocasionalmente, e com frequência cada vez maior. Nesse exato momento, os três permanecem ilesos, aproveitando o tempo e as brechas para intensificar as suas pré-campanhas, que em alguns aspectos na ganharam o tom de campanha efetiva.
Provavelmente orientado pelo governador Carlos Brandão (sem partido), seu chefe e principal orientador, Orleans Brandão tem se desdobrado para não entrar em polêmicas, evitando tudo que possa colocá-lo numa situação incômoda ou de confronto direto e aberto com adversários. Aproveitou muito o Carnaval, mantendo contado diário com as centenas de milhares que se concentraram no Circuito Vem Pro Mar durante o reinado de Momo. Não entrou na ciranda de disse-me-disse causada pelo relatório da CGU sobre supostas irregularidades nas obras de prolongamento da Avenida Litorânea, nem disparou contra a oposição no movimento de reforço de ações que correm na Suprema Corte propondo a “desnomeação” do advogado Daniel Brandão, seu primo, do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Orleans Brandão se manteve no centro da movimentação política, mas longe de encrencas, que são muito comuns nessa fase prévia da corrida às urnas.
O vice-governador Felipe Camarão, por sua vez, não reduziu em nada a intensidade da sua programação de pré-campanha, cumprindo rigorosamente o roteiro dos “Diálogos pelo Maranhão” – o mais recente foi sexta-feira (13) em São Raimundo das Mangabeiras, onde repetiu sua plataforma de ação para o caso de chegar aos Leões. Felipe Camarão tem feito duras críticas ao atual Governo, mas todas pontuais, mantendo a linha. Os pontos fortes do seu discurso são os investimentos que pretende fazer nas áreas básicas, com o educação – tema que domina como poucos -, saúde, desenvolvimento social e infraestrutura. O vice-governador tem batido forte na tecla segundo a qual grande parte das obras do atual do Governo do Estado é fruto de parceria com o Governo Federal, falando sempre nas “obra do presidente Lula no Maranhão”. E não perde nenhuma oportunidade de reafirmar que disputará o Governo “em qualquer circunstância”.
Depois de um período em que quase diariamente disparava petardos verbais ácidos na direção dos outros ainda possíveis pré-candidatos, Lahesio Bonfim andou recolhido, preferindo manter-se ativo nas redes sociais, mas com postagens bem mais amenas. Dono de um discurso agressivo e provocador, Lahesio Bonfim tem também, por enquanto, se esquivado de atacar diretamente Orleans Brandão e Felipe Camarão, obedecendo a uma lógica quase cartesiana. Situado entre os dois, segundo as pesquisas, ora disparava contra o emedebista na tentativa de alcança-lo, ora na do petista, objetivando mantê-lo distante. O seu silêncio é denunciador, porque ninguém duvida de que ele está armazenando munição para disparar no tabuleiro depois de 4 de abril.
A cautela de Orleans Brandão e Felipe Camarão no sentido de evitar embates diretos tem a ver com o fato de que ainda é cedo para confrontos desgastantes. E pode estar relacionada ao fato de que a definição do PT em relação a quem apoiar para o Governo do Estado no Maranhão ainda depende de uma conversa definitiva do governador Carlos Brandão com o comando nacional do partido e com o próprio presidente Lula da Silva, que deve acontecer na primeira quinzena de março. Isso num cenário em que Orleans Brandão tem afirmado que sua candidatura é irreversível e no qual Felipe Camarão tem dito e repetido, em tom cada vez mais enfático, que não abre mão da candidatura.
Com informações: http://reportertempo.com.br
Categoria: Notícias
