PARAÍSO A CÉU ABERTO: Tocantins passa a integrar rota nacional do turismo

Turistas encontram aventura, belezas naturais, cultura, religião, gastronomia, além de muito sol e praia de água doce

Dunas são uma atração imperdível para quem faz turismo no Jalapão | Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins

O Tocantins dá mais um passo importante na consolidação do turismo como atividade econômica com enorme potencial de crescimento. O Estado acaba de conquistar o reconhecimento como Rota Nacional do Turismo de Aventura, Ecológico, Rural, de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultural, Religioso e Gastronômico. O reconhecimento veio em forma da Lei n° 14.658, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 24, e sancionada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB).

Doming💙 com Cachoeira do Formiga!... - Turismo Tocantins | Facebook

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) comemorou a publicação da lei e agradeceu ao Congresso Nacional e ao Governo Federal pelo reconhecimento do potencial turístico do Tocantins. “A sanção desta Lei é o reconhecimento definitivo do turismo no Estado do Tocantins como importante agente de transformação social e econômica, promotor de inclusão e gerador de renda”, comemorou o secretário de Turismo, Hercy Filho.

Os objetivos da lei são: desenvolver o potencial turístico regional e local; fomentar o empreendedorismo e a inovação das atividades turísticas; promover o crescimento econômico local, sustentável e inclusivo; e valorizar os atrativos naturais e culturais.

Turismo movimenta R$ 34,6 milhões no Tocantins

Cantão é uma unidade de proteção integral onde estão presentes três grandes rios, mais de 800 lagoas e onde há o encontro de três ecossistemas | Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins

De acordo com o último Anuário Estatístico de Turismo, divulgado em 2022, com dados de anos anteriores, em 2021, o Tocantins arrecadou mais de R$ 34,6 milhões com o turismo. Há uma expectativa de aumento da arrecadação em função dos investimentos públicos e privados que o setor vem recebendo.

IMG-20220915-WA0066-1024x677 Tocantins na Abav: Serras Gerais promete encantar pela diversidade

Um mergulho no Rio Azuis, o menor rio do Brasil. Foto: Hiro Isogai

Conheça a cidade escondida que vem atraindo turistas por ter beleza que se assemelha aos paraísos de Goiás - Portal 6

Um mergulho no Rio Azuis, o menor rio do Brasil. Foto: Hiro Isogai

A meta do Governo do Tocantins é ampliar a arrecadação, estimulando a cadeia produtiva do turismo, que envolve mais de 50 atividades, direta e indiretamente. Entre as ações do Poder Público estão a inventariação de atrativos e empreendimentos; a realização de diagnósticos; capacitações profissionais, entre outros.

As belezas naturais do Jalapão | Blog Jalapão: Conheça o melhor do Tocantins

JALAPÃO E SUAS BELEZAS NATURAIS (reprodução)

“Estamos vivendo um momento de grandes e significativas realizações em todos os segmentos do Tocantins. No turismo, demos um salto, uma vez que conseguimos, com a parceria dos municípios, alavancar a estruturação, a qualificação e a promoção de toda a cadeia do turismo. Esse reconhecimento enche todos os tocantinenses de orgulho e entusiasmo e nos impulsiona a continuar, cada vez mais, empenhados nessa empreitada”, declarou o governador.

Regiões turísticas

Praia do Paredão, no rio Tocantins, em Lajeado, possui uma bela paisagem natural de formações rochosas | Foto: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Conforme classificação do Ministério do Turismo, o Tocantins conta com sete regiões turísticas que atuam com os diversos segmentos elencados pela rota nacional. Destaque para as ofertas de aventura e ecologia em praticamente todas as localidades, em especial no Jalapão e nas Serras Gerais, onde também há grande potencial de desenvolvimento do turismo cultural, de vivência e religioso. O segmento Sol e Praia Doce é outra força no Tocantins, principalmente nas regiões Praias e Lagos do Cantão, Serras e Lago e Bico do Papagaio. Vale ressaltar o crescimento da pesca esportiva na Ilha do Bananal.

Veja mais imagens relacionadas:

 

(reprodução)

Tocantins: 5 Lugares Espetaculares que Você Precisa Conhecer | Casal Nômade

(reprodução)

Belezas Naturais no Tocantins Região Norte Do Brasil

(reprodução)

As belezas do Jalapão, no Tocantins

(reprodução)

Turismo no Tocantins: os melhores roteiros por região

(reprodução)

Turismo no Tocantins: os melhores roteiros por região

(reprodução)

O Tocantins também tem suas belezas que precisam ser divulgadas mundo afora. O Parque Estadual do Jalapão tem inúmeras atrações c… | Jalapão, Viagens, Jalapão fotos

JALAPÃO E SUAS BELEZAS NATURAIS (reprodução)

foto: Rio Tocantins (reprodução)

A beleza bruta – e inesquecível - do Jalapão - Vida Simples

foto: Jalapão (reprodução)

Com Informações: https://www.jornalopcao.com.br

Categoria: Notícias