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Caxias 200 anos (1823- 2023)

Joseane Maia: de Caxias para todo o Brasil

Por: Alberto Pessoa

A performance que sustenta o sucesso ou destaque do indivíduo em favor das causas beneficentes à sociedade, não se resume apenas a “boa sorte” ou fatores sobrenaturais e sim ao esforço, às oportunidades, inteligência e a muita dedicação.

A professora, escritora e intelectual caxiense Joseane Maia é um exemplo de trabalho, competência e dedicação em prol da educação brasileira.

Entre suas publicações, pesquisas e artigos científicos a obra, “Literatura na formação de leitores e professores”, publicada pelo Ministério da Educação, através da FNDE como parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) está presente em todas as escolas públicas do país e desde do ano de 2010 norteia o processo de ensino/aprendizagem no Brasil.

“Dentre as muitas propostas pedagógicas existentes para a escola primária, a iniciação a partir da leitura está entre as mais significativas, sobretudo quando associada à socialização do aluno, que é levado a ver o livro como vinculado à vida de todo dia e, ao mesmo tempo, a entender o mundo através do livro. Descreve então a função da obra literária no imprimir significados às primeiras experiências vivenciadas na escola, além de narrar o método desenvolvido, destacando a produção oral e escrita das crianças, cujos discursos revelam a recepção das leituras propostas. Completa-se a obra pela análise das dificuldades que os professores encontram na aplicação dos princípios enunciados, sublinhando os resultados positivos obtidos no processo de despertar uma relação efetiva e afetiva com a linguagem e, por conseguinte, no desenvolvimento de uma relação crítica e prazerosa com o livro, condição fundamental para exercer a tarefa de formar leitores”.

Segundo a autora o objetivo é redimensionar práticas leitoras de graduando de Letras e/ou professores da rede pública, de modo que possam desempenhar o papel de formadores de leitores. Divulgar o texto literário como fruto de um trabalho estético que alimenta o imaginário, desenvolve a sensibilidade, promove o prazer, suscita emoções e informa, formação de Leitores, orientar projetos voltados para a Educação Básica, a ser desenvolvido em escolas da rede pública nos espaços das bibliotecas, com o fim de elevar o índice de competência leitora de crianças e jovens. Desenvolver projetos de pesquisa acerca do processo de formação de leitores, a fim de diagnosticar hábitos de leituras, dificuldades para formar leitores e estratégias de incremento à leitura. Executar projetos de extensão em escolas da rede pública desenvolvendo ações que despertem em crianças e jovens o gosto pela leitura literária.

A EDUCADORA

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (1998) e Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo-USP (2010). É professora Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão e da rede pública estadual de ensino. Coordena o Comitê do PROLER, desde 1998, em Caxias-MA. Desenvolve pesquisa no âmbito da literatura popular e literatura infanto juvenil e projetos de formação de leitores.

Categoria: Notícias