Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

ACONTECEU EM CAXIAS: VISITAS PRESIDENCIAIS A CAXIAS (AFONSO PENA E CASTELO BRANCO)

Foto: Presidente Afonso Augusto Moreira

Afonso Augusto Moreira Pena era advogado, nascido em Minas Gerais. Foi o sexto presidente do Brasil, tendo exercido o mandato de 15 de novembro de 1906 até a data de sua morte, em 14 de junho de 1909, aos 61 anos. Governou, portanto, durante 2 anos e 211 dias.

Antes de ser eleito presidente do Brasil, Afonso Pena era vice-presidente (o presidente era o advogado paulista Rodrigues Alves, que governou nosso país de 15 de novembro de 1902 a 15 de novembro de 1906).

Quando chegou a Caxias, em 06 de julho de 1906, Afonso Pena ainda era vice-presidente. Entretanto, ele era também presidente eleito, pois a eleição havia ocorrido quatro meses antes, no dia 1º de março de 1906. (Nessa eleição, Afonso Pena recebeu praticamente todos os votos: enquanto ele teve 288.285 votos, seus dois adversários, juntos, mal ultrapassaram os cinco mil votos: Lauro Sodré, militar e ex-governador do Pará, obteve 4.865 votos e o famoso advogado e escritor baiano Rui Barbosa apenas 207.

Afonso Pena, vice-presidente e presidente eleito do Brasil, passou 14 dias na viagem de barco a vapor (chamado “Barão de Grajaú”) de São Luís até Caxias. Ele veio a pedido de seu amigo e à época governador do Maranhão Benedito Leite, que administrou o estado de 1º de março de 1906 a 25 de maio de 1908. Benedito Leite convenceu Afonso Pena a vir de barco e sentir a demorada viagem de duas semanas da capital a Caxias (diga-se que o vice-presidente também visitou Rosário, Itapecuru-Mirim, Coroatá, Codó e Timon).

Deu certo: sentindo na pele a demora e outras dificuldades do transporte fluvial, Afonso Pena autoriza, em caráter de urgência, a construção da Estrada de Ferro São Luís-Teresina, cujas obras tiveram início logo após a posse de Afonso Pena na presidência, naquele mesmo ano, em 15 de novembro de 1906. Mesmo com sua morte em 1909, a obra de Afonso Pena foi assegurada pelo seu vice-presidente e sucessor, Nilo Peçanha. Registra-se que a construção da Estrada só parou uma vez, em 1917, quando uma grande cheia atingiu o Rio Itapecuru e provocou danos na ferrovia.

Foto: Presidente Castelo Branco

*

O militar cearense Humberto de Alencar Castelo Branco foi presidente do Brasil de 15 de abril de 1964 a 15 de março de 1967. Em março de 1966, decorridos quase dois anos de seu mandado e sessenta anos depois da visita de Afonso Pena, Castelo Branco vem a primeira vez ao Maranhão, à época governado por José Sarney, cujo mandato foi de 1º de fevereiro de 1966 até 14 de maio de 1970.

Naquele março de 1966, Castelo Branco esteve em São Luís e recebeu da Universidade do Maranhão título honorífico de “Doutor”. Após alguns meses, e ainda em 1966, ele retorna ao Maranhão e visita Caxias. Em nossa cidade, participa de inauguração de obras, ao lado do prefeito caxiense, à época o tenente-coronel Aluízio de Abreu Lobo.

EDMILSON SANCHES
[email protected]

Fotos: Os presidentes Afonso Pena e Castelo Branco, que visitaram Caxias em 1906 e, sessenta anos depois, em 1966.

 

 

Categoria: Notícias