Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

As Mijadas do Potó no reino das incertezas

FOFOCALIZA

 

Cenário pré-eleitoral de Caxias tem pontos similares àquele de 2016

O atual cenário pré-eleitoral de Caxias (MA) é muito parecido com aquele em 2015, nesta mesma época do ano – transição de outubro para novembro. Não se vislumbrava no horizonte um candidato de oposição competitivo para fazer frente ao então prefeito Leo Coutinho. Os Coutinho, aliás, ainda enxergavam os Marinho como os virtuais adversários a serem batidos em 2016. Ignoraram, inclusive, prognóstico do renomado especialista em marketing político Einhart Jacome da Paz, quando este identificou em pesquisa qualitativa que o nome a ser enfrentado nas urnas dali a um ano seria o do vereador Fábio Gentil. O resto da história todo mundo sabe.

Os erros

De salto alto, Leo passou a cometer erros primários. Fechou a emergência do hospital geral; impôs implacável fiscalização aos mototaxistas; permitiu que a prima e vereadora Thaís Coutinho invadisse redutos de aliados… E, para fechar com chave de ouro, trouxe de Teresina (PI) uma marqueteira sem noção para coordenar sua campanha. Foi o desastre do Titanic!

O erro I

Fábio Gentil e sua trupe parecem também considerar a reeleição como favas contadas. A dispersão de esforços políticos para além da territorialidade do município – dizem até que tem costura em andamento para fazer a mulher Letícia candidata a vice em Matões – é um erro. O Cabeludo deveria deixar o futuro para o futuro e se voltar mais às questões que dizem respeito às necessidades dos seus eleitores, como tentar melhorar, por exemplo, a saúde pública, onde faltam médicos especialistas – neurocirurgião, é um deles – e a dificuldade para marcação de exames é uma via-sacra. Ou a irregularidade do transporte escolar, onde em algumas localidades da zona rural o ônibus passa dia sim e oito não… para ficar apenas nestes exemplos.

O erro II

E tem o fato de Caxias não ter tradição de reeleger mandatários – Humberto Coutinho é o único prefeito reeleito na história do município.

Dra. Cleide e Adelmo em rota de uma aliança?

 Deputados Dra. Cleide Coutinho e Adelmo Soares

Observadores políticos regionais tiveram suas atenções atraídas pela maneira como os deputados estaduais Dra. Cleide Coutinho (PDT) e Adelmo Soares (PCdoB) confabulavam durante a edição do programa ‘Assembleia em Ação’, realizada em Timon (MA), na sexta-feira (25). Questionadas por este redator sobre a possibilidade de uma aliança entre os dois líderes de Caxias para as eleições municipais do próximo ano, fontes próximas aos dois parlamentares não confirmaram, porém não descartaram tal possibilidade.

De fato, a dinâmica da seara político-partidária não permite que se descartem quaisquer movimentos, menos ainda uma reaproximação entre a pedetista e o comunista. Não custa lembrar que não existem rusgas entre os dois, que, aliás, foram aliados em tempos recentes e, principalmente, a junção de forças, convenhamos, resultaria em um palanque bastante competitivo.

Vale a pena acompanhar.

Com Informações: http://ricardomarques.tv.br

 

Categoria: Notícias