Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

CAXIAS EM DETALHES: Amazônia também é da França?

Por: Alberto Pessoa

O Brasil em foco neste momento ou em fogo. O mundo todo se volta neste momento para a questão amazônica. Uma floresta de suma importância na manutenção do equilíbrio do ecossistema, bem como uma harmonia geopolítica.
O presidente do Brasil Jair Bolsonaro tem o poder para aceitar ou não ajuda internacional para debelar os incêndios florestais na região amazônica.
No entanto, sabe-se que a região geoeconômica da Amazônia abrange a área de domínio da chamada floresta latifoliada equatorial da América do Sul situada no território brasileiro com 4,5 milhões de quilômetros quadrados. 
A Amazônia brasileira compreende o norte de Tocantins, o oeste do Maranhão e o norte de Mato Grosso, além da totalidade da área dos Estados do Acre Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará.
A floresta amazônica estende-se por aproximadamente 7,5 milhões de quilômetros quadrados abrangendo quase a metade do Brasil e boa parte do território de outros oito países:Guiana Francesa, Suriname, Guiana , Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. Essa área corresponde a chamada Amazônia Internacional.

A floresta quando está em chamas, o fogo consome indiscriminadamente, todo o bioma de característica natural (geomorfológicas, hidrológicas e de fauna e Flora), que compõem quatro conjuntos florestais distintos porém interligados. São eles: as matas de igapó, as matas de várzea, a floresta de terra firme e a floresta semi úmida.

Árvores centenárias compõem os conjuntos florestais do bioma amazônico e o fogo destrói rapidamente milhares de vidas e da formação vegetal.

Entre as espécies centenárias destruídas pelos incêndios estão, madeiras nobres como: Aroeiras, Paineiras, Jacarandá, Cedro, Sapucaia, Castanheira e outras.

além da enorme diversidade de espécies da flora o bioma amazônico apresenta milhares de espécies da fauna que vivem só lá ou seja, são endêmicos.

A diversidade biológica da Amazônia, apresenta rica variedade de espécies da fauna e da flora e de microrganismo, bem como a variedade relativa a cada espécie e também a variedade de funções ecológica dos organismos vivos dentro de um ecossistema.

Os especialistas estimam que, de 1,5 milhão de espécies de organismos catalogados até o momento em todo o planeta aproximadamente 10% vivem na Amazônia.

Cerca de 80% dessas espécies que inclui a árvore, arbustos plantas, fungos, insetos e répteis, aves peixes mamíferos, entre outras formas de vida são encontradas exclusivamente nesse bioma e boa parte vive em ecossistemas próprios no interior da floresta.

A Amazônia é nossa. Mas é parte do planeta com valor imensurável para toda a humanidade.

*Alberto Pessoa é Comunicólogo e licenciado em geografia pela Universidade Estadual do Maranhão.

 

 

 

 

Categoria: Sem categoria

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.