Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

CAXIAS EM DESTAQUE: Jornalista profere palestra em Caxias nesta sexta (23)

 

O jornalista caxiense, radicado na capital São Luís, Antonio Carlos de Oliveira (Lua), vai proferir palestra em Caxias nesta sexta-feira (23). O “bate-papo” versará sobre: “Uma Viagem Musical no Continente Africano” e vai acontecer no Arte & Café, no Mirante da Balaiada, a partir das 19h.

Durante a palestra, o jornalista irá tratar da trajetória da música africana no contexto contemporâneo. “Mostrarei os diversos estilos musicais utilizados em todas as regiões da África, trazendo detalhes quanto aos arranjos e instrumentos utilizados. Mostrarei também como as músicas são produzidas diante das adversidades e as regras impostas pelos grupos islâmicos radicais, que proibiram a música em diversos países”, ressalta Antonio Carlos.

O bate-papo também terá a intenção de “desmistificar a ideia de que na África somente os tambores são os instrumentos mais valorizados”, enfatiza o jornalista, lembrando que, na verdade, a base da música africana são violões, guitarras, contrabaixos, saxofones, trombones e teclados, entre outros instrumentos.

O jornalista diz ainda ser importante destacar, que os africanos estão obrigando os músicos a partirem para o exílio, devido às ameaças e perseguições. “Falarei ainda do ambiente hostil enfrentado pelos músicos tuaregues, que vivem no deserto do Saara fazendo música de protesto e reivindicando sua ancestralidade e criação de um país autônomo, onde possam viver com dignidade e liberdade”, observa ele.

Na oportunidade, Antonio Carlos vai apresentar ainda o jazz, o blues e rock produzido no continente africano, trazendo os guitarristas, saxofonistas, baterista e cantores renomados da África.

LIVRO

Recentemente o jornalista Antonio Carlos de Oliveira lançou, no dia 9 deste mês de novembro, o livro “Comunicação&Justiça – Dilemas da Cidadania na Sociedade Contemporânea”. O evento literário aconteceu no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, em São Luís, na Praia Grande durante a 11ª Mostra do ESMAM Cultural, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão.

O livro – que tem o selo ESMAM e projeto gráfico do designer Carlos Eduardo Sales – mostra que é proibido calar quando o assunto é ética e cidadania e estimula uma resposta da sociedade ao desânimo presente em muitos brasileiros em relação à política. A versão eletrônica está disponível, gratuitamente, no catálogo das obras lançadas pela escola judicial.

Comunicação&Justiça reúne 222 artigos publicados na plataforma eletrônica ‘Justiça Global’ e em jornais do Rio Grande do Sul, muitos deles no Jornal Pequeno, de São Luís, onde o autor assina a coluna Justiça&Cidadania.

TRAJETÓRIA

Atualmente o jornalista caxiense é coordenador da Ascom do TJ/MA. É formado em Jornalismo e Direito pela Unisinos (Rio Grande do Sul). Tem Mestrado em Jornalismo Científico pela Universidade de Puebla (México) e Especialização na Universidade Javeriana de Bogotá (Colômbia). Iniciou a carreira como repórter político em Porto Alegre e trabalho como correspondente na Àfrica – Nigéria, Costa do Marfim, Senegal, Angola, Moçambique e Zimbábwe. Foi assessor de Imprensa na CNBB (Conf. Nacional dos Bispos do Brasil) e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Fonte: http://portalsinalverde.com/VIA Direto da Redação

 

Categoria: Notícias