Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

CAXIAS EM FOCO: Grupo Matheus vai se instalar em Caxias

Resultado de imagem para foto do armazem mateus

Da redação

Considerado atualmente, como a maior rede regional varejista, com capital 100% nacional, o Grupo Matheus Supermercados, atacarejo que opera no segmento de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e confecções, indústria de pães, distribuição de produtos farmacêuticos e atacado, este último garante, com uma frota própria de 235 caminhões, a distribuição de produtos para os estados do Pará, Piauí e Maranhão, garante a sua vinda para Caxias.

O diretor presidente do grupo, empresário Ilson Mateus afirma que o projeto de trazer para Caxias uma filial da empresa já existe há algum tempo e que agora deve se consolidar.

A chegada do grupo ao município deverá atrair outras grandes concorrentes no mercado, marcas internacionais, algumas delas já presentes no Brasil, como a Carrefour. “Tudo aquilo que está no eixo Rio-São Paulo virá para cá”, disse o empresário, sem demonstrar muita preocupação: “Quando chegarem aqui, eles verão que tem uma empresa regional que vai brigar com eles de igual para igual”, declarou.

Imagem relacionada

Para atender a demanda dessa grande estrutura, o Grupo Mateus dispõe de 03 Centros de Distribuição, totalmente automatizados que garantem o abastecimento com agilidade e eficiência. Hoje, o Grupo Mateus conta com mais de 15 mil funcionários e está presente em três estados: Maranhão, Pará e Piauí e mantém 51 empreendimentos em sua plataforma de operação.

Resultado de imagem para foto do primeiro supermercado mateus em balsas

TRAJETÓRIA

 

No ano de 1986, em Balsas Ilson Mateus inaugurou uma pequena mercearia onde começou a vender pinga ao mesmo tempo em que cuidava desse comércio, fazia fretes levando produtos adquiridos em Imperatriz, a 636 km de São Luís, para serem comercializados em Balsas.

Nesse período, o Brasil passava por uma série de transformações com a chegada do plano cruzado e Ilson Mateus precisava se firmar no mercado daquela região. Pensando nisso só havia uma alternativa: comprar a prazo de grandes distribuidores e vender à vista, além de investir em estoque.

Assim, em apenas dois anos, em 1988, a mercearia de 50 m², tornou-se um supermercado de médio porte. Neste momento, a cidade de Balsas estava em transformação pelo agronegócio da soja, novos moradores chegam de diversas partes do Brasil. Para atender essa demanda crescente de consumidores, Ilson Mateus investiu no atacado e inaugurou o Armazém Mateus, firmando-se na região como, varejista e atacadista.

EXPANSÃO

Em 2000 Ilson Mateus iniciou o processo de expansão da marca Mateus para outras cidades do Maranhão, sendo Imperatriz, segundo maior centro econômico populacional do Maranhão, a cidade escolhida. No mesmo ano foi iniciada as atividades de distribuição de Produtos Farmacêuticos e inaugurou o primeiro Hipermercado do sul do estado, o Hiper Mateus na cidade de Balsas, com 3.414m² de área de vendas.

Em 2002 foi inaugurada na cidade Santa Inêss, a 243 km da capital maranhense, uma nova loja, que pela sua proximidade com São Luís, passou a ser um importante ponto estratégico de expansão.

Com os bons resultados alcançados, em 2003, o empreendedor inaugurou mais uma loja na cidade de Imperatriz.

Em uma oportunidade de negócios, Ilson Mateus adquiriu duas lojas em São Luís em bairros distintos, na Cohab, bairro popular da capital e no emergente bairro comercial Renascença. Com a estratégia de oferecer “um maior mix de produtos com o melhor custo benefício”, os ludovicenses tiveram uma aceitação impressionante com a marca, fato que contribuiu para o Grupo Mateus inaugurar mais cinco lojas na capital no espaço de tempo de três anos, sendo, duas em 2004, duas em 20066 e uma em 2007.

Resultado de imagem para foto do armazem mateus

Imagem relacionada

CRESCIMENTO

Ainda em 2007, o Grupo Mateus, com foco na padronização e na qualidade dos produtos disponibilizados nas lojas de todo o estado, investiu em um centro de panificação inaugurando a Indústria de Pães “Bumba Meu Pão”, localizada no Distrito Industrial da capital maranhense. No mesmo ano, a rede supermercadista, em plena expansão, levou para as cidades de Imperatriz e Balsas o sistema cash and carryy, conhecido popularmente como Atacarejo, seguimento que leva a marca Mix Mateus.

Imagem relacionada

Em 2008, a primeira loja Mix Mateus foi inaugurada em São Luís, no bairro do João Paulo, local tradicionalmente conhecido pelo comércio atacadista, e mais duas lojas do Mateus Supermercados abrem suas portas em Imperatriz.

Indiferente à crise financeira mundial, o Grupo Mateus manteve seus projetos de expansão no estado. Em abril de 2009, o Grupo Mateus chega à cidade de Açailândia, o terceiro maior PIB do estado do Maranhão e o oitavo mais populoso. Em 2010, investiu no segmento especializado de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, bazar e móveis, inaugurando duas lojas próprias com a marca Eletro Mateus, em São Luís e Imperatriz.

O Grupo Mateus, em pleno amadurecimento de seu plano de expansão, encerrou o ano de 2010 com 23 lojas entre atacado e varejo, com operações em 06 cidades do Maranhão. Com o Armazém Mateus finalizou 2010 atuando em quatro estados: Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí e a Invicta – distribuidora farmacêutica operando nos estados do Maranhão, Pará e Piauí.

Resultado de imagem para foto do grupo mateus e o bradesco

Já em 2010, o Grupo Mateus diversificou seus negócios e fechou parceria com o Bradesco, lançou no mercado o cartão de crédito Mateus Card.

A cidade de Marabá, no sul do Pará, recebeu a segunda loja, marcando a entrada do Grupo Mateus no território paraense e também outra em Parauapebas. Ainda, em 2012, no Maranhão, foram inauguradas 10 lojas, sendo, 07 Eletro Mateus, 02 Mateus Supermercados e 01 Mix Mateus, fechando o ano de 2012, com um saldo positivo de 12 inaugurações.

Resultado de imagem para foto do armazem mateus

No primeiro semestre de 2013, o Grupo Mateus inaugurou sua segunda loja em Marabá, no Pará, desta vez no segmento Autosserviços, e o Eletro Mateus, chegou à cidade de Grajaú e Santa Luzia do Tide, no estado do Maranhão. O segundo semestre iniciou com novas inaugurações. Em agosto, foram abertas a Super Turu, em São Luís, e o Mix Mateus Santa Inês.

Em setembro de 2016 mais uma loja Eletro Mateus foi inaugurada, agora na cidade de Bacabal – MA. Em Dezembro de 2016 o grupo Mateus inaugura mais duas lojas, uma na cidade de Castanhal-PA, outra na cidade de Belém, a primeira na capital do Estado do Pará e em 2017 inauguraram uma em Ananindeua. Altamira no dia 31 de Março de 2017.

Resultado de imagem para foto do armazem mateus

A HISTÓRIA

Ilson chegou a morar na rua quando criança, depois engraxou sapatos e trabalhou como garimpeiro em Serra Pelada, mas foi salvo da miséria por um agudíssimo instinto de comerciante. Tinha apenas 19 anos quando colocou 70 caixas de refrigerante numa Chevrolet A10 e saiu à caça de mercadinhos do sul do Maranhão. Em menos de um ano, juntou dinheiro para comprar a segunda caminhonete. “Sempre investi tudo que ganhei no próprio negócio”, conta – o que ajuda a explicar o fato de não dirigir um carrão hoje. Numa época (ainda mais) difícil de virar empreendedor no Brasil, em 1986, Ilson inaugurou a mercearia que daria origem ao Grupo Mateus.

O faro de varejista fez o empresário passar ileso por planos econômicos que levaram muita gente a perder dinheiro – na verdade, os lucros dele cresceram nessas épocas. “Quando a inflação era aquela loucura, eu vendia 100 latas de óleo de manhã e fechava o mercado, para poder comprar 110 latas à tarde”, conta. “Também pagava mercadoria com cheque sem fundo no Alto Parnaíba, onde iam demorar 40 dias para descontar e dava tempo de vender as coisas.” Nem o Plano Collor foi problema. “O povo sentiu que ia ter algum congelamento e colocou tudo na poupança, porque não acreditava que mexeriam nela. Eu comprei tudo em mercadoria”.

Resultado de imagem para foto do armazem mateus

Por fim, Ilson construiu um império. O Mateus tem 52% do mercado maranhense e é um dos maiores grupos de varejo e distribuição do Norte e do Nordeste brasileiro. Em São Luís, tem três vezes mais lojas que Carrefour e Wal-Mart somados. (O primeiro, com a bandeira Atacadão, possui só uma filial na capital maranhense; o segundo tem seis, com a rede Bom Preço.) “A gente consegue sentir a temperatura dos bairros mais promissores antes, por causa de nossa distribuidora”, explica Mateus. “Assim, dominamos as regiões primeiro e não deixamos eles avançarem.”

 

Categoria: Notícias