Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Aconteceu: Morre o maior líder político de Matões, Zé Maria do Lula

Por : Alberto Pessoa – Jornalista caxiense

Foto Alberto Pessoa

 

A Partida

Foi com muita tristeza que a população de Matões recebeu a notícia do falecimento, no dia 03 de fevereiro, aos 60 anos, de José Maria Pereira ou Zé Maria do Lula, como assim era conhecido. Foi-se o material, entretanto, a figura deste grande matoense jamais sairá da memória do povo de seu município pela pessoa que era e pelos serviços prestados aos seus conterrâneos. Zé Maria se tornou o maior líder político da região.

Resultado de imagem para foto de matoes

Imagem Ilustrativa

 

Juventude

 

Ainda jovem, mas com uma inteligência invejável, sentado na porta da Casa Grande do povoado Quilombo, propriedade de sua família, Zé Maria, que era o primogênito de Alcindo Pereira e Maria dos Anjos ficava a se questionar o motivo pelo qual o município de Matões não saia dos moldes passados de administração ou do coronelismo, com resquícios da influência dos poderosos. Por quase cem anos Matões foi comandada pelo coronel Dozim Brito e pelo líder Mario Carvalho.

Resultado de imagem para foto de matoes

Imagem Ilustrativa

 

Popularidade

 

Usando de sua popularidade junto às camadas mais humildes do município o filho do Lula, cuja simpatia genética foi herdada pelo filho mais velho, passou a disseminar principalmente junto à comunidade rural as mudanças tão desejadas por todos, porém faltava somente a atitude de um líder para iniciar-se a revolução matoense. Conseguiu convencer a maioria da população que um Nativo como Lula Pereira era o ideal para comandar a entrada de matões no Século XXI.

Resultado de imagem para foto de matoes

Imagem Ilustrativa

 

O Articulador

Conseguiu articular e emplacar a vitória de Lula, seu pai, que por duas vezes foi prefeito da cidade. Lula começou a implementar o progresso no município, mas, precisava mais e Zé Maria foi atrás, foi eleito vereador, antes, já exercia funções importantes na administração municipal, primando sempre pela transparência e responsabilidade com a coisa pública.

Zé Maria continuou sua peregrinação pelos quatro cantos do município e foi um dos maiores colaboradores do então ex-deputado e seu irmão Rubens Pereira que por duas Gestões conseguiu modernizar, urbanizar e fazer de Matões um novo município com infraestrutura e melhoria na qualidade de vida da comunidade.

Contudo, matões não poderia parar e Zé Maria não parava. Era um homem dedicado às causas de sua gente.

Valorizava preferencialmente o ser humano, o humilde, o simplório. Vivia abraçado com os “caboclos”, porém sabia lidar com as situações e estava sempre em alerta, em vigília aos acontecimentos políticos que envolvia Matões. Então, em face ao desenvolvimento galopante de Matões e sua destacada influência no âmbito politico maranhense, o bem teria de se expandir e veio a eleição de sua cunhada Sulei Pereira por dois mandatos consecutivos, que deu a Matões as diretrizes para confiar no futuro.

Resultado de imagem para foto de matoes

Imagem Ilustrativa

 

O Apoio

 

Zé Maria foi também uma das peças importantes na eleição do atual prefeito Ferdinando Coutinho pedindo voto para FC em todo o município. Antes, Zé Maria indicou aos matoenses o nome de seu sobrinho Rubens Júnior, já como o deputado mais jovem do Maranhão, para a Câmara Federal e hoje RJ defende com competência o nome de seu povo no Congresso Nacional.

Resultado de imagem para foto da familia Zé Maria do Lula de matões

Imagem Ilustrativa

 

Saudades

Zé Maria deixa esposa, filhos e netos. Mas, acima de tudo deixa o legado de amizade e de amor pelas pessoas. Ele pôde orientar também seus irmãos mais novos e vê-los em situação confortável na vida, por merecimento e competência e valorização da família. Vai o homem, fica o nome. Zé Maria do Lula, “tu és o cara de Matões para sempre”.

Categoria: Sem categoria

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.