Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

PREOCUPANTE: Número de suicídios no Maranhão aumenta e assusta! Noticiá-los ou não?

Mais um caso de suicídio foi registrado no Maranhão, desta vez na cidade de Zé Doca. A esteticista Meire Marques, de 35 anos de idade, foi encontrada na manhã de hoje (10) pelos familiares enforcada. Este é mais um registro que mostra o quanto a situação é preocupante, haja vista que cada vez mais pessoas cometem o ato extremo.

Meire Marques foi encontrada enforcada

Meire Marques foi encontrada enforcada

Impressiona a quantidade de indivíduos, seja homem ou mulher, que tira a própria vida não só no Maranhão mas em todo o país. Os números revelam uma realidade assustadora e notável nos últimos meses. A causa geralmente é a mesma: depressão, uma doença que acomete milhares de brasileiros pelos mais diversos motivos.

Os dados alarmantes, além de nos fazer refletir sobre as circunstâncias que levam uma pessoa a suicidar-se, também levanta uma séria questão ligada ao mundo da comunicação e da mídia: como noticiar essas tragédias sem tornar os sinistros em verdadeiro espetáculo?

Por se tratar de um ato extremamente íntimo e individual que expõe a vítima e familiares dela, o suicídio se veiculado tem um fortíssimo impacto sobre a população. Porém, não revelar o índice elevado do ato como algo que venha a mostrar para a sociedade que há algo a ser feito para evitar mais casos, também não seria tão conveniente ou ‘ético’ como os noticiários que preferem ocultá-los o fazem. O fato é que a decisão de noticiar um suicídio provoca muita discussão entre a comunidade jornalística. Afinal, não falar sobre suicídio pode ter um efeito tão devastador quanto falar de maneira inadequada.

O assunto é delicado e o índice assusta mesmo, isso é inegável. De acordo com dados do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAOp/DH), 290 casos de suicídios foram registrados no Maranhão somente em 2016. Este ano, já aconteceram mais de doze casos de suicídio apenas na Região Metropolitana de São Luís, sem contar com o número de casos no interior do Estado, pois não há dados oficiais acerca.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até os 35 anos. O Brasil é o oitavo país no ranking mundial nesse tipo de tragédia.

FONTE: http://www.ma10.com.br/minard

Categoria: Sem categoria

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.