Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e Lahesio Bomfin lideram pesquisa, aponta Vox Brasil.

Eduardo Braide, Lahesio Bonfim, Orleans Brandão e Felipe Camarão: corrida com desfecho imprevisível

 

A avaliação da senadora Eliziane Gama (PSD) de que nada está definido em matéria de alianças para as eleições de 2026 no Maranhão, e a sua perspectiva de que há tempo e possibilidade de uma recomposição do governador Carlos Brandão (sem partido) com o grupo dinista desenham um quadro que, se alguma maneira, é o reflexo da pesquisa Vox Brasil, divulgada esta semana, na qual o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo), aparece tecnicamente empatado com o prefeito Eduardo Braide (PSD), deixando o secretário Orleans Brandão (MDB) num surpreendente terceiro  lugar e o vice-governador Felipe Camarão (PT) numa desconfortável quarta colocação.

 

 

 

 

Se expressarem a realidade, ou pelo menos se aproximarem dela, os números da pesquisa não deixam dúvida de que a corrida aos Leões caminham para um cenário de absoluta imprevisibilidade. O prefeito Eduardo Braide aparece com 29,50% das intenções de voto, tendo Lahesio Bonfim colado em segundo com 26,39 – como a margem de erro é de 4,8%, tem-se aí um empate técnico. Orleans Brandão surge em terceiro lugar com 21,34%, fora da margem de erro, e Felipe Camarão completa o quadro com 4,8%. A pesquisa surpreende com 10,22% que pretendem anular o voto, e 8,47% que manifestaram indecisão.

 

 

 

 

O quadro de intenções de voto mostrado pela pesquisa Vox Brasil deve funcionar como um forte sinal de alerta para o prefeito Eduardo Braide, que precisa de posicionar antes que a indefinição comece a deixa-lo para trás; para Orleans Brandão, que precisa deixar de ser apenas o candidato do Governo e mostrar consistência; e para Felipe Camarão, cujo suturo depende de uma guinada radical. O ex-prefeito Lahesio Bonfim é o único que no mostra os resultados de uma pré-campanha intensa, feita nos rincões no território estadual.

 

 

 

 

Esses números vêm à tona exatamente no momento em que o meio político está mergulhado em expectativa em relação ao desfecho da conversa do governador Carlos Brandão (sem partido) com o presidente Lula da Silva (PT), que pode construir, ou não, um cenário de recomposição da base governista. Carlos Brandão e Lula da Silva colocaram as cartas na mesa, nada decidiram e acertaram que cada um vai atuar para “construir” uma solução que contemple os dois grupos. Nenhuma solução a ser engendrada pode deixar de levar em conta pesquisas como a Vox Brasil, ainda que elas não expressam rigorosamente o quadro de intenções de voto.

 

 

 

 

A senadora Eliziane Gama provavelmente se baseou em levantamentos como esse quando manifestou crença na recomposição da aliança governista por meio da articulação do governador com o presidente da República. E certamente se deu conta de que Lahesio Bonfim, um outsider de direita, que sabe chegar em fatias do eleitorado as quais os demais candidatos têm dificuldades de alcançar. E com um lastro de que não é uma novidade, uma vez que chegou em segundo na corrida de 2022, deixando para trás um senador da República antes bem cotado.

 

 

 

 

O fato é que, depois dos movimentos iniciais e a 11 meses da eleição, a corrida ao Palácio dos Leões entra numa fase de definições, e tudo indica que num cenário realista. Isso significa dizer que pode haver recomposição, ou não, como também pode a lógica se impor e causar, por exemplo, uma mudança radical no atual cenário da corrida ao Senado, na qual estão medindo forçar os senadores Eliziane Gama e Weverton Rocha (PDT) e o ministro do Esporte André Fufuca (PP).  

 

 

 

 

Em Tempo: A pesquisa Vox Brasil ouviu 1.027 eleitores em diferentes regiões do estado entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro, tem margem de erro de 4,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

Com Informações: http://reportertempo.com.br

Categoria: Notícias