Adelmo Soares fala na homenagem a Maria Celeste Barbosa,
José Armando Oliveira e Apolônio Alencar; Raimundo Borges
representou a Academia Caxiense de Letras
Personalidades da vida caxiense, bem como fortes traços culturais da Princesa do Sertão foram homenageados ontem pela Assembleia Legislativa. A honorável enfermeira Maria Celeste Barbosa de Sousa, o honrado comerciante José Armando Oliveira e o respeitado empresário Apolônio Alencar foram distinguidos com a Medalha do Mérito Legislativo Manoel Beckman, a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo maranhense, só concedida a quem presta serviços relevantes à sociedade maranhense. Na mesma sessão solene, a Academia Caxiense de Letras e as Procissões do Fogaréu e do Mastro de São Sebastião foram reconhecidas como Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão.
A justa e oportuna homenagem às três expressões da gente caxiense e de três das suas mais importantes marcas culturais ganhou força de lei por iniciativa do deputado Adelmo Soares (PSB).
A sessão solene foi aberta pela presidente Iracema Vale (ainda no PSB), que se disse honrada em fazê-lo. O deputado Adelmo Soares justificou sua iniciativa como um gesto “de gratidão pela contribuição desses ilustres caxienses ao Maranhão”. Em relação marcas culturais destacadas, disse que a Academia Caxiense de Letras – que no ato foi representada pelo jornalista Raimundo Borges – e as Procissões do Fogaréu e do Mastro de São Sebastião engrandecem e valorizam a cultura de Caxias.
A sessão solene foi prestigiada pelo senador Weverton Rocha (PDT), pela deputada federal Amanda Gentil (PP), pelos deputados estaduais Arnaldo Melo (PP), Daniella Gidão (PSB) e Wellington do Curso (Novo), além da ex-deputada Cleide Coutinho e do ex-prefeito de Caxias Fábio Gentil.
Com Informações: https://reportertempo.com.br
Categoria: Notícias