Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

PESQUISA ELEITORAL: Deputados federais avaliam negativamente o governo e preveem dificuldades para Lula

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (2) pela Genial/Quaest mostra um cenário de desgaste na relação entre o governo federal e a Câmara dos Deputados. Segundo a pesquisa, 46% dos deputados federais avaliam negativamente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o maior índice de reprovação desde o início do atual mandato, iniciado em janeiro de 2023.

 

 

 

A sondagem foi realizada de forma presencial com 203 deputados, o equivalente a 40% da composição da Câmara. Apenas 27% dos parlamentares consultados classificam a administração como positiva, o menor percentual registrado até agora. A pesquisa também aponta que 57% dos entrevistados consideram baixas as chances de aprovação da agenda do governo no Congresso.

 

 

 

 

Na edição anterior do levantamento, em maio de 2024, havia um empate nessa avaliação: 47% viam altas chances de aprovação e 47% apostavam em dificuldades. A piora na percepção atual reflete, segundo o instituto, um desgaste crescente na articulação política do Planalto.

 

 

 

 

 

A imagem da relação entre Executivo e Legislativo também deteriorou. Para 51% dos deputados, a relação é ruim — percentual superior aos 47% do levantamento anterior. A piora é mais expressiva entre deputados independentes, cujo índice negativo passou de 45% para 65%. No grupo de centro, a visão desfavorável subiu de 38% para 49%.

 

 

 

 

Sobre as eleições de 2026, 68% dos parlamentares acreditam que Lula tentará a reeleição, enquanto 50% projetam a vitória de um candidato da oposição — contra 43% em 2024. Entre os deputados independentes, a expectativa de vitória da oposição cresceu de 53% para 62%.

 

 

 

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é apontado como principal nome da oposição por 49% dos deputados, um avanço de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

 

 

 

 

O levantamento também mediu a avaliação dos deputados sobre a presidência da Câmara. Hugo Motta (Republicanos-PB) tem aprovação de 68% dos colegas, enquanto 25% classificam sua gestão como regular. Apenas 6% avaliam de forma negativa e 1% não respondeu.

 

 

 

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 de maio e 30 de junho, em Brasília, com margem de erro de 4,5 pontos percentuais.

Com Informações: https://portaloinformante.com.br

 

Categoria: Notícias