Fotos: 1) A caxiense Tereza Francisca Barros Torres desfila como Miss Maranhão com o traje típico “Festa do Divino”, ofertado pela Empresa Maranhense de Turismo (Maratur).
Quem não é caxiense acha que as belezas de nosso município estão apenas nas paisagens naturais, em prédios históricos e na poesia de nossos escritores.
*
2) Tereza e familiares
Fotos: 1) A caxiense Tereza Francisca Barros Torres desfila como Miss Maranhão com o traje típico “Festa do Divino”, ofertado pela Empresa Maranhense de Turismo (Maratur). 2) Tereza e familiares. 3) Edmilson Sanches, ainda estudante do Colégio São José, entrevistando Tereza Francisco Barros Torres, Miss Maranhão 1977, para um jornal do Rio de Janeiro (RJ). 4) A bailarina caxiense Bruna Gaglianone. 5) A pequena caxiense Marise Castro, eleita Mini Miss Maranhão e Mini Miss Brasil em 2009 e, no ano seguinte, Mini Miss Mundo, em Guayaquil, no Equador.
3) Edmilson Sanches, ainda estudante do Colégio São José, entrevistando Tereza Francisco Barros Torres, Miss Maranhão 1977, para um jornal do Rio de Janeiro (RJ).
* * *
Quem não é caxiense acha que as belezas de nosso município estão apenas nas paisagens naturais, em prédios históricos e na poesia de nossos escritores.
Não — aliás, não apenas… A beleza, a graça, a sedução estão nas mulheres caxienses, delas com destaque internacional.
Além da caxiense Tereza Francisca Barros Torres, nossa Miss Maranhão em 1977, a caxiense Bruna Gaglianone, com seu talento, beleza e profissionalismo no “ballet”, tem-se mostrado em diversos países, como integrante do mais famoso corpo de baile do mundo – o Ballet Bolshoi ou, oficialmente, a Companhia do Grande Teatro Acadêmico para Ópera e Ballet de Moscou (Rússia).

4) A bailarina caxiense Bruna Gaglianone.
Também, a pequena caxiense Marise Castro, com cinco anos, foi eleita Mini Miss Maranhão e Mini Miss Brasil em 2009 e, no ano seguinte, Mini Miss Mundo, em Guayaquil, no Equador.

5) A pequena caxiense Marise Castro, eleita Mini Miss Maranhão e Mini Miss Brasil em 2009 e, no ano seguinte, Mini Miss Mundo, em Guayaquil, no Equador.
TEREZA FRANCISCA BARROS TORRES – A caxiense Tereza Francisca Barros Torres, por alguns chamada Teresona (por seu tamanho e vistosidade) foi eleita Miss Maranhão em 28/05/1977 (em segundo, ficou Dulce Marieta Freire, que representava o Clube Recreativo Jaguarema, de São Luís).
A eleição, coordenada pela jornalista e colunista Maria Inês Saboya, foi realizada no Cassino Maranhense, clube social da capital maranhense. Antes de ser escolhida Miss Maranhão, Tereza havia sido eleita Miss Caxias, como candidata da Loja Maçônica Cruzeiro.
Eu era ainda estudante do Colégio São José, e presidente do Grêmio Santa Joana d’Arc, quando entrevistei nossa Miss para um jornal maranhense que circulava no Rio de Janeiro. Foi matéria de capa, com direito a chamada e foto de mais de meia página.
Pois é: de beleza e paixão é Caxias feita.
Beleza, que nossos olhos veem.
Paixão, que nosso coração sente…
EDMILSON SANCHES
edmilsonsanches@uol.com.br
Categoria: Notícias

