Realizou-se sábado, 21/03/2020, às 19h30, o ato de posse da professora e escritora caxiense Maria José Vilanova Assunção (Zequinha Assunção) na Cadeira nº 1 da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão (Asleama). O evento ocorreu na sede da Asleama, na Rua Clodomir Cardoso, no bairro Cangalheiro, em Caxias, com a presença de número limitado de pessoas, acadêmicos e convidados, em atenção às restrições e recomendações sanitárias das autoridades públicas federais, estaduais e municipais, de cuidados contra o novo coronavírus.
Zequinha Assunção tomou posse quatro meses após sua eleição por unanimidade pela Assembleia Geral da Asleama, em novembro de 2019, no auditório do Memorial da Balaiada, em Caxias.
No sábado, os trabalhos foram abertos pelo professor Guilherme Alves de Sousa, presidente da ASLEAMA, com a secretaria a cargo da Acadêmica Auredulce Alves Milanez e Silva. O rito de posse teve início com a assinatura do Termo de Posse por Maria José Vilanova Assunção. Após, foi feita a entrega do Diploma à nova acadêmica, por sua irmã e médica Luzinete Vilanova Assunção Vieira. Em continuidade, a nova acadêmica recebeu a casula, que foi colocada por Auredulce Milanez e Silva, e o colar com o medalhão acadêmico, entregue pelo presidente da Academia. Em seguida, foi feito o discurso de saudação e recepção a Zequinha Assunção pelo acadêmico Edmilson Sanches, que trouxe aspectos históricos da luta pela mulher para a justa ocupação de espaços profissionais e institucionais no mundo e da trajetória de Zequinha Assunção, sua família e seu trabalho na Educação e na realização de pesquisas.
O ato de posse oficial foi encerrado com o discurso da nova acadêmica, em que Maria José Vilanova Assunção historiou diversos pontos da vida da patronesse da cadeira nº 1, Maria das Dores Medeiros Teixeira, e do primeiro ocupante e antecessor na referida Cadeira, Manoel de Páscoa Medeiros Teixeira, fundador e presidente de honra da ASLEAMA.
Depois dos aplausos e cumprimentos à nova Acadêmica, o presidente Guilherme Sousa declarou encerrado o ato de posse de Maria José Vilanova Assunção na ASLEAMA. Ele lembrou que, após o Brasil superar a crise sanitária por que o mundo está passando, será realizada, no momento adequado, a solenidade festiva daquela posse.
A NOVA ACADÊMICA
Dos anos 1960 aos anos 1990, Maria José Vilanova Assunção foi professora em quinze escolas em três municípios maranhenses, doze delas em Caxias. Ensinou em Mirador e em duas escolas do município de São Domingos. Em Caxias, foi professora nas escolas Aluízio Azevedo; Caxiense e Coelho Neto; Diocesano e Duque de Caxias; Eugênio Barros e Escola Técnica de Comércio de Caxias; Frederico Chaves; Gilberto Barbosa e Gonçalves Dias; e também Presidente Kennedy e Colégio São José. Em outras duas escolas municipais — Maria Luísa e Antônio Rodrigues Bayma — foi diretora pedagógica e diretora geral substituta. Durante um período, foi diretora regional de Educação do Estado do Maranhão.
O LIVRO
A nova acadêmica é autora do livro “As Raízes e os Ramos – Uma Memória de Família” (202 páginas), lançado em 2017, no qual Maria José Vilanova Assunção aplicou mais de dez anos de estudos, pesquisas, entrevistas, depoimentos e viagens para registrar a formação e trajetória das famílias Costa, Vilanova e Assunção desde os século 19.
Na apresentação ao livro, Zequinha Assunção relembra dificuldades para a montagem do grande panorama genealógico a que se propôs: “Muitas vezes, cediam muitos relatos sem as informações mais importantes, ou simplesmente não sabiam. Mesmo assim, consegui os dados que ora estão sendo expostos neste livro — uma riqueza que jamais se apagará e que nos deu imenso prazer em contar, a fim de que se tenha preservada a memória dos nossos entes queridos”.
Resgatar a história de uma família é contribuir para contar parte da história de uma sociedade. Ter zelo pelo que foram e fizeram os parentes, em qualquer família, devia ser preocupação de todos, pois, como escreve Zequinha Assunção, “a morte nos torna vulneráveis” — inclusive levando muitas histórias para o esquecimento, o que pode ser combatido com mais pesquisas e mais publicações como o livro “As Raízes e os Ramos”, de Zequinha Assunção.
Fotos: Maria José Vilanova Assunção e seu livro: a professora e escritora fazendo seu discurso de posse.
Categoria: Notícias