Por: Alberto Pessoa
Foto: (Divulgação)
O conjunto de atrativos do antigo Morro do Alecrim em Caxias, que conta entre outros, com as ruínas do forte da Balaiada, Memorial Balaiada e a praça do Morro onde acontecem as manifestações culturais, sobre a mira de extintos canhões ladeados pelo busto do Duque de Caxias, agora conta com o grande reforço: o Mirante da Balaiada.
O projeto, construído pelo engenheiro Francisco Assunção, sob a orientação do prefeito Fábio Gentil, é considerado uma das obras mais relevantes de todo o Estado do Maranhão.
O local tem atraído milhares de visitantes diariamente, tanto pela exuberância da construção, bem como pelo seu expecto pedagógico, onde os estudantes podem receber informações no próprio campo onde elas se sucederam. O projeto contemplou a preservação ambiental, ilustrado com ambientes criados dentro das perspectiva da paisagem natural.
Foto: (Divulgação)
Foto: Marcos Monteiro
Foto: (Alberto Pessoa)
Do decorrer do percurso, por passarelas metálicas e com segurança, o visitante pode descansar lendo poemas de escritores da terra, que são expostos em cavaletes fixos, os quais exaltam Caxias em suas bem cuidadas estrofes. Poderá ainda conhecer um pouco da fauna através das placas de identificação penduradas nas árvores.
Foto: Marcos Monteiro
Foto: Marcos Monteiro
Finalmente, após passear entre a floresta nativa do Morro, o turista chega à praça de alimentação e diversão, antes de seguir para o ápice do Mirante (com mais de 200 metros de altura) e se deliciar com a vista panorâmica da cidade, podendo ver paisagens históricas de catedrais, Fábrica de Tecidos, Castelo do comendador Alderico Silva, Palácio Episcopal, e quem sabe, algumas palmeiras onde cantavam os sabiás de Gonçalves Dias, o nosso poeta maior.
Foto: (Divulgação)
” O prefeito da cidade está de parabéns por esta iniciativa brilhante. O fomento ao turismo, a exploração das vertentes históricas e culturais do município podem ser a mola para a retomada do desenvolvimento. A conservação das praças, do centro histórico e do conjunto arquitetônico da cidade, o incentivo às instituições literárias e de conservação do meio ambiente, certamente irão proporcionar uma nova era para Caxias”, disse a professora Maria de Lourdes Machado ao Repasse Informativo.
MUSEU
Com a inauguração do Mirante da Balaiada, as visitas ao importante Museu da Balaiada aumentaram sensivelmente. “Antes, quase ninguém se interessava para conhecer este espaço que retrata em arte, literatura, peças históricas colhidas em escavações arqueológicas no Morro, resquícios da história. Agora centenas de pessoas entram no ambiente diariamente e descobrem a riqueza do local, observam detalhes sobre o período do conflito popular que ocorreu devido à instabilidade política e por problemas sociais e econômicos que afetaram a população pobre daquela época”, diz o ex-secretário de cultura do escritor Renato Meneses, um dos grandes contribuintes para implantação do Memorial na cidade.
Foto: (Divulgação)
Foto: (Divulgação)
Foto: (Alberto Pessoa)
Meneses afirma ainda que para se conhecer melhor a história da revolta dos balaios (escravos, mestiços e brancos pobres), os visitantes contam com o rico acervo do Memorial Balaiada.
Foto: (Divulgação) No detalhes a diretora do museu Mercilene Barbosa explicando os artefatos aos visitantes
“O Memorial conta com um Museu-Escola e um Centro de Documentação que tem como objetivo preservar e valorizar os acervos históricos, arqueológicos e documentais de Caxias. Atende principalmente ao público estudantil, em diferentes níveis, para visitação e pesquisa sobre o tema Balaiada, e a comunidade em geral e turistas maranhenses, de outros estados”, diz a diretora do Museu Marcilene Barbosa ‘Torres.
O museu fica localizado no local onde abrigou as tropas do português José da Cunha Fidiê e de Duque de Caxias – possui uma exposição permanente, de perfil histórico, abrangendo a vida dos balaios, os seus líderes e a cidade de Caxias na época do conflito.
Acervo
O Memorial conta com um acervo com mais de 350 peças de artefatos arqueológicos e restos de armamentos, balas de chumbo, projéteis, botões e fivelas dos militares e dos homens e mulheres que fizeram a revolta, além de um acervo eclético de peças de mobiliário, prataria, telas, um painel em xilogravura da artista plástica Tita do Rêgo Silva e esculturas em argila dos principais líderes da Balaiada.
Foto: (Divulgação)
Foto: (Divulgação)
Foto: (Divulgação)
A cidade
A cidade de Caxias é berço de brasileiros ilustres, como Gonçalves Dias, Teófilo Dias, Coelho Neto, Raimundo Teixeira Mendes, César Marques e Vespasiano Ramos. É um grande centro econômico do Estado, graças a seu grande desempenho nos setores da indústria e um importante centro político-cultural e populacional do Maranhão.
Tem uma arquitetura herdada do século XIX e início do século XX no estilo português, ainda conservando boa parte de seu patrimônio histórico. Conhecida como “terra das águas cristalinas”, destaca-se como uma cidade portadora de futuro, tendo em vista que em seu entorno encontram-se vários municípios e por localizar-se em uma região que possui um manancial composto do Rio Itapecuru e seus afluentes, o que favorece o crescimento da indústria, do agronegócio e do turismo.
Caxias mantém sua vocação agrícola, cultivando arroz, mandioca, milho, cana-de-açúcar, entre outros. Predomina a criação bovina, suína e de aves, e os produtos exportados são arroz, óleo e amêndoa de babaçu, sabão em barra e os produtos da Schincariol, que tem uma fábrica no município.
Atrativos turísticos
A cidade tem outros atrativos turísticos, como igrejas e capelas, a exemplo a da São Benedito, Nossa Senhora de Nazaré, da Matriz, Catedral de Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora dos Pretos. Todas no estilo Barroco e ricamente ornamentadas. Ostentam altares, imagens e pinturas sacras criadas pelos melhores artistas da época de suas construções.
Ainda no roteiro, uma visita às praças de Caxias, a exemplo da Panteon, onde existem vários bustos de personalidades caxienses.
Foto: (Divulgação)
Foto: (Divulgação)
O Balneário de Veneza também é uma excelente opção. Com suas fontes de águas minerais e lama medicinal, é muito procurada pelos caxienses e visitantes. Também podem contar com outros locais: o Engenho D’Água, Inhamum, Riacho de Ouro, Fazenda Nova, Trilha Tintor, Riacho do Ponte, etc. A Academia Caxiense de Letras também é outra excelente opção de visita.’
Foto: (Divulgação)
Foto: (Divulgação)
Fotos: Marcos Monteiro, Alberto Pessoa e outras foto capturas da internet
Categoria: Notícias