Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Prefeito é criticado após falar em “castrar meninas”

Gestor de Barra do Piraí queixou-se da quantidade de crianças na região e defendeu controle populacional

Prefeito Mário Esteves Foto: Reprodução / YouTube / Falando de Vida

O prefeito de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, Mário Esteves (PROS) causou polêmica após defender que meninas sejam castradas visando o controle populacional. A fala ocorreu durante discurso feito na última quinta-feira (14) na inauguração de uma estrada na região.

– O que não falta em Barra do Piraí é criança. Cadê o Dione [secretário de Saúde]? Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara – queixou-se.

Na ocasião, ele propôs que seja elaborado um projeto de lei para proibir mulheres de terem mais de dois filhos.

– É no máximo dois. Tem que fazer uma lei lá na Câmara. Haja creche para ser construída ao longo dos próximos anos. Tem que ter um projeto federal, estadual e municipal, porque precisa sim desse controle – salientou.

Após o vídeo repercutir mal nas redes sociais, o prefeito emitiu uma nota dizendo que “jamais teve a intenção de promover qualquer tipo de prática danosa ou preconceituosa às mulheres”.

– O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, entende que a laqueadura seja um dos procedimentos para o incremento do planejamento familiar, assim como a vasectomia. Jamais teve a intenção de promover qualquer tipo de prática danosa ou preconceituosa às mulheres – inicia a nota.

Na sequência, a prefeitura sustenta que a fala tratou-se de um momento de “descontração” durante a inauguração da estrada.

– Foi um momento de descontração na inauguração de uma importante via de escoamento de produção e de desenvolvimento na cidade, tema central do evento e que é o principal destaque. Qualquer ilação com esse assunto mostra desconhecimento político, uma vez que castrar é esterilizar. A utilização da linguagem vai muito mais para quem quer difundir a confusão na mente do outro, quando deveria explicar – completa.

Já a Câmara Municipal de Barra do Piraí disse entender que a intenção do prefeito “não foi a de sugerir que as mulheres deveriam ser castradas” e que reconhece que “as palavras podem ser mal interpretadas”.

– É importante considerar o contexto completo das declarações. No entanto, é fundamental que os líderes públicos escolham suas palavras com cuidado, especialmente em questões sensíveis – finaliza a nota da Câmara.

A OAB (Organização dos Advogados do Brasil) de Barra do Piraí, por outro lado, descreveu a fala do prefeito como “desrespeitosa e afrontosa”.

– A fala é típica de ato de misoginia, e mais uma vez demonstra o total desrespeito do prefeito com as mulheres. É inaceitável que o representante eleito de um povo, formado exatamente na maioria por mulheres, ainda tenha um pensamento tão retrógrado e machista, típico da era das cavernas – disse a organização.

Com Informações: https://pleno.news

Categoria: Notícias