Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

ABANDONO: Lagoa do Portinho é terra de ninguém?

Um dos locais mais exuberantes do litoral piauiense está sucumbindo por falta de cuidado do poder público

foto: ( reprodução)

Por: Alberto Pessoa (especial para o Blog Repasse Informativo)

 

Considerada um paraíso pelos turistas do mundo inteiro, em virtude de sua beleza natural, a Lagoa do Portinho, localizada no município de Parnaíba, no litoral do estado do Piauí está prestes a desaparecer por falta de preservação pelo poder público.

A cada dia o turismo no local (que sempre movimentou a economia municipal e estadual), vem ficando escasso e as agressões ambientais não veladas podem se transformar em catástrofe com o total desaparecimento da Lagoa.

Seca aperta e Lagoa do Portinho praticamende desaparece em Parnaíba - Cidadeverde.com

Ao redor da lagoa há dunas, cuja beleza atraía muitos visitantes. O local, que é considerado um monumento natural pelo ICMBio, não tem mantido uma boa estrutura turística, dificultando até mesmo o acesso dos visitantes.

Tem início campeonato brasileiro de windsurf 2022; competição está sendo realizada na lagoa do portinho em Parnaíba - Tribuna de Parnaíba

foto: ( reprodução )

A Lagoa do Portinho já foi um dos principais pontos turísticos do estado e atraía milhares de pessoas em busca de lazer e atividades aquáticas como: passeios de lancha e Jet sky, tirolesa e banana boat, entre outras.

Só alegria – Foto de Lagoa do Portinho, Parnaíba - Tripadvisor

foto: ( reprodução )

Segundo a lenda, a Lagoa do Portinho teria surgido a partir das lágrimas da índia Macyrajara, que chorou durante dias a morte do seu grande amor, índio Ubitã guerreiro pertencente a uma tribo inimiga da sua, que foi morto pelo pai da índia, o chefe Botocó da tribo dos Tremembés.

Conheça os atrativos da Lagoa do Portinho em Parnaíba - Veja Fotos

foto: ( reprodução )

 

TRISTEZA DO TURISTA

 

O descaso e o abandono da Lagoa do Portinho assusta e deixa triste os turistas no litoral do Piauí.

Atualmente o local está abandonado e totalmente destruído. Logo na estrada de acesso há degradação, o descaso do poder público e a ação criminosa do homem com a natureza. A via está totalmente interditada pelas dunas e motoristas são obrigados a usar um desvio improvisado para chegar até a lagoa que está praticamente seca, assoreada e se transformando em pastagem.

Seca aperta e Lagoa do Portinho praticamende desaparece em Parnaíba - Cidadeverde.com

VEJA A REALIDADE HOJE DA LAGOA DO PORTINHO EM VÍDEO E FOTOS.

01 Vídeo Reportagem

 

02 Vídeo Reportagem

 

fotos do local atualmente

 

 

 

Um estudo feito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), identificou na Fazenda Capoeira construções irregulares, como uma barragem de grande porte. Além disso, o levantamento detectou que não há mais a passagem de água em direção à Lagoa do Portinho. Já em um lago dentro da fazenda citada chegava a cinco metros de profundidade.

O estudo mostrou também que o processo natural de abastecimento da lagoa, feito por rios e riachos, está sendo interrompido. Por conta disso, o Ministério Público do Piauí entrou com uma ação civil pública contra o governo do estado por lesão ao patrimônio público, meio ambiente, fauna e flora.

Alguns turistas insistem em visitar a lagoa, mas quando chegam e veem o local se surpreendem negativamente.

“Me sinto triste quando vejo como está a lagoa atualmente. Antes era tudo lindo, ambiente mais animado, com muitos turistas. Agora do jeito que está é decepcionante”, declarou uma turista.

O MP-PI determinou que o estado tome uma série de atitudes relacionadas ao local. A primeira é retirar qualquer obstáculo que impeça a passagem de água dos rios e riachos para a lagoa. Além disso, foi cobrado pelo órgão um plano de reestruturação, a revitalização da fauna e flora, a contenção de dunas e a reconstrução das margens da lagoa e de seus afluentes.

ABALO NA ECONÔMICO

Com os problemas, os restaurantes do local sofrem com a perda de clientes e alguns já fecharam as portas.

“Em face à intervenção da justiça contra o estado do Piauí, o município fica de mãos atadas, sem poder fazer nada. Apesar da boa vontade do prefeito de Parnaíba”, disse um assessor da prefeitura.

PARAÍSO NATURAL

O litoral do Piauí é repleto de preciosidades, é a união dos mais variados ecossistemas cortado pelo Delta do Parnaíba, praias limpas, como Barra Grande, Pedra do Sal e um dos mais belos e tradicionais cartões-postais do Piauí, a Lagoa do Portinho separada pelos municípios de Parnaíba e Luís Correia. Ela une ambientes de mar, de rio e de urbano.

Lagoa do Portinho: um paraíso no Piauí - Trilhas e Aventuras

foto: ( reprodução )

 

A LAGOA

 

A Lagoa do Portinho é formada por uma linda lagoa que ora está escura, ora está mais azul e suas porções de areia, que criam os famosos lençóis ao redor das lagoas. As dunas moldadas com a força da natureza encantam os olhos dos visitantes.

foto: ( reprodução )

O cenário local pode se transformar conforme o tempo e com as condições climáticas. Os ventos moldam todo o espaço que compõe a lagoa, banhada pelas águas de dois riachos, o Portinho e o Brandão.

Pode-se ainda encontrar no local, ao sul, uma vegetação com arbustos e mangues. O processo de mudança não interfere, pois as dunas se formam na direção do vento. Enquanto a areia segue indo para o local, o rio Parnaíba segue também abastecendo com água os lagos, após passar por um processo natural, entre águas limpas. A Lagoa do Portinho não pode sucumbir.

Categoria: Notícias