Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Pirenópolis – Um Pedaço Do Céu Em Goiás

Cidade Histórica Goiana é preferida também dos moradores do Distrito Federal em finais de semana e feriados.

Alberto Pessoa (Jornalista)

Reconhecida como berço da cultura goiana e considerada a Atenas de Goiás, Pirenópolis está situada a 150 quilômetros de Brasília e a 120 quilômetros de Goiânia. A pequena cidade do interior de Goiás foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e conserva seu aspecto antigo e bucólico, cercada de morros e cachoeiras. O município é um retrato vivo da história goiana, onde um povo hospitaleiro, alegre e festivo, convive com um ambiente de extrema beleza natural.

Pirenópolis é um permanente foco cultural, proporciona inteiramente o lazer e prática do ecoturismo. É também reconhecida como berço da cultura goiana e já foi considerada a Atenas de Goiás.

O município nasceu com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte, fundada em 1727 pelo português minerador Manoel Rodrigues Tomar. Tornou-se vila em 1832, cidade em 1853, Pirenópolis em 1890. “Em cada palmo uma referência”, diz a Pedagoga Maria de Lourdes.

Todos os finais de semana a cidade é invadida por milhares de turistas brasileiros e estrangeiros que encontram ali, a estrutura necessária para descanso e diversão. Os brasilienses se constituem em maioria e lotam as pensões, bares, restaurantes, ruas e área de camping da cidade.

O atrativo turístico de Pirenópolis vai desde a culinária com petiscos variados e à base da comida goiana, à sua vasta opção natural com cachoeiras, fazendas, trilhas ecológicas no meio do Cerrado. À noite, as ruas viram bares e palcos de imensa agitação cultural e musical.

“ Estou impressionada com as belezas deste lugar. A paz aqui reina e podemos optar também pelas festas, artesanatos e manifestações religiosas da cidade”, disse a paulista Michele Machado que esteve em Brasília e visitou o município.

A assistente social Glória Maria, residente em Brasília, diz que tem como passeio preferido nos finais de semana o município goiano. Ela acrescenta que vai sempre com familiares, pois encontra tranquilidade circulando pelas ruas de pedras da cidade.

Pirenópolis está localizada em altitude de 770 metros. Sua população estimada é de 24.111 habitantes, segundo dados do IBGE 2013. Possui uma área de 2.227,793 km².

O município é cortado de norte a sul por uma formação de cuesta. A leste tem-se a borda do Planalto Central Brasileiro, com altitudes médias acima dos 1.000 metros nesta região, de vegetação campestre e rochosa e cujos rios compõe a Bacia Platina, e a oeste uma extensa planície de altitude média de 700 metros, de vegetação mais densa e cujos rios compõem a Bacia do Tocantins-Araguaia, num trecho conhecido como Serra dos Pireneus.

O clima da região é o semi úmido (chuvoso e quente de outubro a março, seco e frio de abril a setembro). E a temperatura média anual fica na casa dos 21ºC – com máxima média anual de 35ºC e mínima de 9ºC.

Pirenópolis integra o Circuito Gastronômico Goiás, que reúne chefs renomados de várias partes do Brasil e do mundo. O evento tem a realização da Prefeitura de Pirenópolis e Governo de Goiás, em parceria com entidades como Universidade Estadual de Goiás (UEG), Sebrae Goiás, Senac de Goiás e Associação Goiana de Profissionais e Estudantes de Cozinha (Agpec). Nas últimas edições o município recebeu profissionais como o francês radicado em São Paulo Laurent Suaudeau, Mara Salles, Alberto Landgraf e Salvatori Loi. Chefes goianos consagrados como Ian Baiocchi e Márcia Pinchemel.

O Festival Gastronômico de Pirenópolis é um passeio pelas diferentes áreas da culinária, desde a degustação de vinhos ao preparo de pratos típicos. A programação inclui oficinas, aulas-show e a participação de vários restaurantes da cidade, que oferecem cardápios e…

Categoria: Notícias