Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

PROTESTO: Presidente socialista do Peru é alvo de protestos

Pedro Castillo responde a seis processos de corrupção

Pedro Castillo poderá deixar o comando do Peru

Uma multidão foi às ruas exigir a renúncia do presidente do Peru, Pedro Castillo, acusado de corrupção. No sábado 5, os manifestantes ocuparam a Avenida da Emancipação, principal via da capital, Lima. Outras cidades também registraram atos contra o socialista, entre elas, Piura, Chiclayo e Cusco.

“Estamos aqui representando milhões de peruanos”, disse Carola Suarez, uma das manifestantes, à agência de notícias AFP. “O Peru não aguenta mais. Estamos à beira de um precipício. Economicamente, tudo estagnou.”

 

Os protestos ocorreram 15 dias depois da chegada de uma comissão da Organização dos Estados Americanos (OEA), que busca analisar a situação política do país em crise.

CLIK NO QUADRO DO TWITTER ABAIXO PARA VER OS PROTESTOS NO PERU.

Manifestantes não querem “governo corrupto” do presidente do Peru

Em 12 de outubro, o Ministério Público do Peru apresentou uma acusação contra Castillo. Ele é acusado de integrar uma facção criminosa, tráfico de influência e conluio. No total, o socialista responde a seis investigações.

Durante um pronunciamento no mesmo dia dos protestos, Castillo afirmou que as acusações são “perseguição”, e que sua família não está envolvida em crimes. Para o líder de esquerda, seus opositores são “inimigos do povo”.

O presidente do Peru descartou renunciar.

Mobilização dos órgãos nacionais

A Polícia Nacional do Peru foi convocada para conter as manifestações. No entanto, informou em sua conta oficial no Twitter que o protesto é “ordeiro” e um “direito de cidadão”.

CLIK NO QUADRO DO TWITTER ABAIXO PARA VER OS PROTESTOS NO PERU.

A Defensoria Pública do Peru pediu que a polícia conduzisse “uso racional” do gás lacrimogênio. “Evitem o uso de cavalos em mobilizações e protestos conforme determinação do Poder Judiciário”, orientou o órgão.

CLIK NO QUADRO DO TWITTER ABAIXO PARA VER OS PROTESTOS NO PERU.

Com Informações: https://revistaoeste.com

Categoria: Notícias