Repasse Informativo | Marcos Monteiro - Repasse Informativo Caxas-MA, O Blog do Marcos Monteiro.

Perfis falsos de Augusto Nunes são replicados nas redes sociais

Anônimos usam indevidamente a imagem do jornalista para divulgar informações falsas ou não oficiais

Os perfis oficiais de Augusto Nunes têm o selo de verificação | Foto: Reprodução/Twitter

Perfis falsos do jornalista Augusto Nunes estão sendo replicados nas redes sociais, especialmente no Twitter e no Instagram. Em diversas ocasiões, o profissional solicitou às big techs que essas contas fossem canceladas, mas não obteve retorno.

Uma das páginas no Instagram, por exemplo, tem mais de 400 mil seguidores. A conta informa ser dedicada ao jornalista e divulga tuítes, vídeos e fotografias. Outros perfis fazem acusações pesadas a instituições, aparentemente com o objetivo de provocar punições ao colunista da Revista Oeste.

A conta “Augusto Nunes pelo Brasil”, do Instagram, publicou frases que não foram escritas nem ditas por Nunes. “Se eu falar o que penso, não serei somente censurado, serei também preso ou banido do país”, diz uma delas. Outra: “Mas não tenho nenhuma dúvida que [sic] venceremos esses ditadores”.

O WhatsApp também serviu para divulgar informações falsamente atribuídas a Nunes. A última delas, compartilhada por milhões de usuários, diz que a Revista Oeste estaria em negociações com a Fox News para inaugurar uma filial brasileira do veículo de comunicação norte-americano. Um dos investidores do projeto seria o empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan. Na mesma mensagem, os falsários usaram o nome do jornalista para informar que um novo programa seria lançado no canal da Revista Oeste no YouTube, cujo nome seria De Olho nos Fatos.

As contas oficiais de Nunes têm o selo de verificação, validado pelas equipes de tecnologia e segurança das empresas. Os perfis sem esse selo, portanto, não pertencem ao jornalista.

Com Informações: https://revistaoeste.com

Categoria: Notícias